terça-feira, 27 de julho de 2010

ROTA CULTURAL CAMINHOS DO FRIO: SINÔNIMO DE SUCESSO

Na última segunda feira(19), a cidade de Areia Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil, deu inicio a 5º edição da à Rota Cultural Caminhos do Frio: Frio Cachaça e Arte. O evento contou com a presença de intelectuais e pessoas do povo, que atenderam ao convite da Prefeitura Municipal da cidade, do Ponto de Cultura Viva o Museu, da Associação AMAR, do SEBRAE, da UFPB, e do Governo do Estado e prestigiaram a abertura do evento. Estiveram presentes ainda a solenidade, comitivas das demais cidades que ate o mês de agosto sediarão as próximas etapas da Rota Cultural Caminhos do Frio, ( Bananeiras, Serraria, Pilões, Alagoa Nova e Alagoa Grande), a presidente do fórum de turismo do Brejo e secretaria de turismo da cidade de Alagoa Nova (Vânia Ferreira), do Secretario de Turismo do Estado (Diego Tavares), empresários e outras autoridades ligadas ao turismo na Paraíba.

O prefeito Elson da Cunha Lima Filho o Dr Elsinho, chamou a atenção de todos para o empenho de sua administração através da secretaria de Turismo e eventos na realização da Rota Cultural Caminhos do Frio, que esse ano na cidade de Areia dava inicio a sua 5º edição com o tema Frio Cachaça e Arte. O prefeito fez questão de destacar a parceria com a Associação AMAR, com o Ponto de Cultura Viva o Museu, com a UFPB, com o SEBRAE e com o Governo do Estado. Segundo o gestor, esse momento vivenciado pelo turismo na cidade, esta resultando em novos empreendimentos que visam gerar emprego e renda para a população.

Com a realização da Rota Cultural Caminhos do Frio, a região do Brejo paraibano, dá uma lição às demais regiões do nosso Estado, demonstrando que o turismo na Paraíba não se resume apenas ao litoral, o interior do nordeste e da Paraíba tem um grande potencial, que só apenas com o desenvolvimento de um projeto como a rota cultural caminhos do frio seria capaz de ser descoberto.Depois da implantação desse projeto, o brejo paraibano passou a ser notado como uma região que apresenta um grande potencial turístico, tendo Areia como o carro chefe e as demais cidades que recebem a Rota Cultural Caminhos Frio passaram a se apresentar para o restante do Estado e para o Brasil.

Todos os presentes ao Teatro Minerva no ultimo dia 19, foram agraciados com duas apresentações artísticas de gala. De inicio a data marcou o retorno as atividades do Grupo de Tradições Folclóricas Moenda, que aproveitou o convite para a participação nos Caminhos do Frio, para retomar suas atividades. O referido Grupo já representou a Paraíba em festivais de dança no exterior sendo um grande referencial no que diz respeito à cultura nordestina. A outra atração da noite e que deixou a todos encantados foi à apresentação da Banda Suave Metal, um grupo formado por instrumentista areienses, que demonstraram todo o seu talento executando musicas do cancioneiro popular e composições próprias. A apresentação dos dois grupos demonstrou que Areia continua sendo o celeiro de grandes artistas. As excelentes apresentações resultaram em convites para as próximas etapas da Rota Cultural Caminhos do frio nas outras cidades que sediarão o evento.

Durante uma semana a cidade de Areia Patrimônio Histórico do Brasil, respirou arte e foi visitada por inúmeros turistas, que se encantaram com a beleza arquitetônica da cidade, com seu grande potencial para o turismo rural, seja o de visita aos engenhos ou o turismo de aventura. As diversas oficinas culturais oferecidas, sempre prestigiadas pela população, que durante esse evento foi um capitulo a partem atendendo o convite dos organizadores, sendo também parte integrante do evento, já que o mesmo é pensado não só para atender aos turistas como também a população da cidade.


ROTA CULTURAL CAMINHOS DO FRIO, SERVIU PARA EVIDENCIAR AINDA MAIS O POTÊNCIAL TURISTICO DE AREIA

Durante a Rota Cultural Caminhos do Frio a cidade de Areia evidenciou ainda mais todo o seu potencial turístico, foram muitas as atividades ligadas à natureza desenvolvidas durante o Caminhos do Frio, passeios aos engenhos, trilhas de aventura, passeio de charrete, de jipe e montain bike. As belezas naturais são um dos grandes atrativos da cidade que no decorrer de todo o ano recebe turistas de toda Paraíba, de todo Nordeste e de todo Brasil que vêem ate a cidade desfrutar de suas belezas naturais e clima.

No sábado 24 o centro da cidade foi tomado por ciclistas que vieram de diversas cidades do Estado, participar de uma trilha de ciclismo que foi mais uma atividade dentro da programação da Rota Cultural Caminhos do Frio 2010. Segundo alguns amantes do esporte, a cidade de areia apresenta uma das melhores trilhas do Estado, pois reuni a dificuldade nos percursos devido a geografia acidentada do município e a beleza natural, que se apresenta tão exuberante em Areia.

Durante toda a realização da Rota Cultural Caminhos do Frio em Areia esteve instalada no espaço das Artes Horácio de Almeida, uma feirinha de artesanato, onde os turistas puderam adquirir alguma lembrança que registrasse a sua passagem pela cidade de Areia nesse período. Em sua maioria as peças expostas a venda na feira de artesanato foram produzidas por artistas locais, que solicitaram da secretaria municipal de turismo e eventos um espaço para que os mesmos pudessem expor os seus produtos. Foram plantas ornamentais, artesanato feito com a palha da bananeira, arranjos decorativos, doces caseiros, bolos e bombons e desenhos feitos em grafite.

As noites de sexta 23 e sábado 24 foram reservadas para a apresentação de Bandas musicais. Um palco foi montado na Praça João Pessoa ao lado da Igreja Matriz e na sexta 23 apresentaram-se o Grupo Musical Sandro Show e Fernanda Lima que aqueceu a todos em uma noite fria, tipicamente brejeira, logo após, foi a vez dos artistas da terra subirem ao Palco, Tinho e Banda mesclando músicas românticas e os grandes sucessos do momento, mantiveram a turma animada ate as 2:30 da manhã.No sábado foi a vez do forró Pé de Serra Chapéu de Palha que fez turistas e a população areiense arrastar o pé e dançar de rostinho colado o autentico ritmo nordestino. Após o pé de serra, foi à vez do forro eletrônico da Banda Garota Assanhada que não deixou ninguém parado ate altas horas da madrugada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário