sábado, 17 de julho de 2010

FESTIVAL QUE MISTURA CACHAÇA E ARTE É PRIMEIRA ATRAÇÃO DO "CAMINHOS DO FRIO 2010"

Tombada pelo IPHAN como Patrimônio Nacional, Areia é a primeira cidade do Brejo paraibano a receber as atrações da 5ª edição da Rota Cultural Caminhos do Frio 2010. Com uma grade que mistura atrações culturais, oficinas e atividades turísticas, a Rota permanece no município até dia 25, com o ‘Festival Frio, Cachaça e Arte’. A abertura oficial do ‘Caminhos do Frio 2010’ será às 20h, no Colégio Santa Rita, com o show da banda Suave Metal e do grupo folclórico Moenda. A segunda cidade a receber o evento é Bananeiras, de 26 a 1º de agosto.

Para a programação cultural estão agendados shows musicais, apresentações de dança e teatrais, exibição de vídeos, saraus e lançamento de livros. O Grupo Gameleira apresenta no dia 20, o espetáculo O Casamento de Carol, às 20h, já no dia 22 o Cinema com Rapadura exibe filmes para a comunidade e no dia 24 o grupo Garota Safada faz show. Para o encerramento das atrações culturais do Caminhos em Areia, a Banda Álvaro Machado, o grupo Moenda e a Filarmônica Municipal Abdon Milanez fazem show no dia 25, as 20h.

Outro espaço reservado para apresentações é o Teatro Minerva, através do espaço Minerva Didático. Lá o grupo de teatro e dança Acena apresenta o espetáculo Pulsação. Formado pelas Ali Cagliani, Aretha Paiva, Bia Cagliani, Laís Luah, Marcos Brandão e Naná Vianna, o grupo já recebeu boas críticas ao espetáculo que trata de relações de cumplicidades seja no amor, na amizade e até no trabalho. Outras atrações musicais também participam dos shows no espaço.

Nas oficinas culturais o grande destaque vai apara as aulas de Arte no Circo, que serão ministradas pelo renomado Grupo Piollin, no Engenho Museu do Brejo, entre os dias 19 e 23. A oficina de Técnicas Verticais, no dia 20, promete trazer as técnicas do rapel para os alunos e a de Beleza Brejeira, com a parceria do Boticário, trará técnicas de maquiagem e outros cuidados com a pele. As outras oficinas são: capoeira, artesanato, hip hop, Delícias do Brejo e Contação de Histórias.

Para quem curte uma aventura com mais adrenalina, o município elaborou uma grade com diversas trilhas radicais. Estão agendadas caminhadas, descida de tirolesa, trilhas de bike e jipe, além de uma cavalgada, passeios de charrete no centro da cidade. Os passeios também incluem passagem nos engenhos da região, expedições ao Museu da Rapadura e compras na Feirinha Delícias do Brejo, no Beco do Jorge.

No Espaço da Arte e Cultura Horácio de Almeida e no Espaço Gameleira acontecem durante toda a permanência do Caminhos do Frio 2010 as exposições Artesanato Associado ao Turismo, Flores de Areia, Artistas Areienses e Grupo Gameleira: Sua História, Sua Vida.

Ainda acontece na cidade o Festival Gastronômico Civilização do Açúcar que reúne em cardápios preparados especialmente por um chef os sabores da rapadura, mel de engenho e a cachaça. Participam deste ano 15 restaurantes, lanchonetes, bares, pizzarias e padarias da cidade.

Terra da ArteLocalizada a 130 km da capital, João Pessoa, Areia fica no topo da Serra da Borborema e possui uma altitude de 618 metros. Com temperaturas nos meses de inverno que chegam aos 12°, a bela paisagem natural e seu conjunto arquitetônico se tornam ainda mais cativantes para o turista que visita a região nesse período.

A cidade também conta com diversos engenhos de fogo vivo que fazem do local passagem indispensável para quem deseja apreciar as terras frias do Estado e a bebida mais característica da cultura do nosso país.

A cidade também é terra natal do escritor José Américo de Almeida, autor de A Bagaceira, e do pintor Pedro Américo, do Grito do Ipiranga. Areia também carrega em sua historia o orgulho de ser a primeira cidade paraibana a abolir a escravatura, antes mesmo da publicação da Lei Áurea.

Redação iParaíba com Ascom

Focando a Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário