segunda-feira, 19 de julho de 2010

FESTIVAL TERÁ PRATOS A BASE DE CANA- DE- AÇÚCAR

Dentro da programação do ‘Caminhos do Frio’, acontece neste final de semana, 24 a 26, na cidade de Areia, o 3º Festival Gastronômico Civilização do Açúcar. O objetivo é de divulgar os derivados da cana-de-açúcar, desenvolvendo a criatividade culinária nos comerciantes locais, através de receitas que farão parte do cardápio dos estabelecimentos da cidade.

“Esse festival chega a sua 3ª edição com muito sucesso, os turistas têm provado e aprovado as iguarias criadas pelos participantes, usando sempre os derivados da cana-de-açúcar”, afirmou Regina Amorim, gestora de turismo do Sebrae.

Ela contou, ainda, que esta edição conta com a participação de novos estabelecimentos. Cada chef de cozinha dos estabelecimentos participantes criaram uma nova receita fazendo uso dos derivados da cana-de-açúcar, que variam da cachaça à rapadura, passando pelo melaço e açúcar mascavo. Eles criaram um prato específico de acordo com o local. A pizzaria criou uma pizza diferente; em um self-service regional, um novo prato foi feito; em uma pousada, algo que possa ser servido no café da manhã, como um suco ou uma tapioca, na padaria, criou-se cookies e assim por diante.

São 12 bares, restaurantes e pousadas, que servirão essas novas iguarias durante todo o final de semana. Os novos pratos poderão ser degustados ainda no próximo sábado (25),às 17h, no Casarão Zé Rufino, dentro da programação do ‘Caminhos do Frio’, e depois serão incorporados aos cardápios dos estabelecimentos.

O evento é muito importante para a gastronomia, o turismo e até a economia local. A cidade de Areia tem uma tradição muito grande com a cana-de-açúcar, contando hoje com 28 engenhos em atividade e o festival traz outras formas de uso da cachaça e da rapadura, que não o uso in natura do produto. Com essas novas delícias gastronômicas, agregam-se valores, aumentando a produtividade local.

Da Redaçao/ Com Assessoria
brejo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário