quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

IMEQ REALIZA FISCALIZAÇÕES NO ESTADO

Para garantir a comercialização de produtos de segurança no mercado paraibano, o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq) iniciará fiscalizações por todo o Estado.

De acordo com o gerente do núcleo de verificação de qualidade do órgão, Iremar Vilarim, caso os equipamentos vendidos não estejam regularizados, eles serão confiscados.

O gerente do núcleo de verificação e qualidade do o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba reconheceu que é de conhecimento do Imeq a existência de produtos importados da China e não regularizados no Estado.

“Muito do material que é vendido aqui no Estado não é certificado. Mas iremos fazer a fiscalização e, caso encontremos materiais não certificados, nós os apreenderemos e levaremos para o Imeq. Os donos terão, então, um prazo de 10 dias para apresentar documentação. Caso isso não seja feito, nós destruiremos todo o material”, acrescentou o gerente do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba.

E não somente as lojas serão fiscalizadas. Conforme Vilarim, o órgão também irá aos locais de descarga de equipamentos natalinos importados.

“Se o material estiver sendo descarregado aqui no porto de Cabedelo, nós iremos fiscalizar junto com a Polícia Federal. Se for em Pernambuco, lá eles irão fiscalizar. Começaremos dia 9 e podemos garantir que tudo só será liberado se estiver de acordo com as normas do Inmetro”, garantiu.

Veja Orientações do Corpo de Bombeiros na hora de comprar e instalar um pisca-pisca

Primeiramente, verifique a presença do selo do Inmetro nas embalagens de pisca-piscas, tomadas ‘T’ e extensões;

Dê preferência às lâmpadas de Led. Elas, além de mais econômicas, são mais frias, reduzindo as possibilidades de risco de incêndio;

Ainda com relação às lâmpadas de Led, elas são de plástico e trazem menos perigos às crianças, em caso de colocar na boca, pois com as de vidro elas podem se cortar e ainda levar choques;

Verifique o local de instalação das lâmpadas, porque algumas não são resistentes à água e, por isso, não podem ser colocadas na parte exterior da casa;

Quando for instalar pisca-piscas na área externa da casa, evite fazê-lo nas proximidades de lâmpadas, grades ou outras estruturas de metal;

Verifique a qualidade da árvore de natal, assegurando-se de que seja um material resistente ao fogo;

Para efetuar manutenções, certifique-se de que todo o equipamento esteja fora da tomada;

Deixe todo o material longe do alcance das crianças.

Fonte; Jornal da Paraiba


Nenhum comentário:

Postar um comentário