segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Secretaria de Educação de Areia abre matrículas escolares nesta segunda

A Secretaria Municipal de Educação de Areia vai realizar as matrículas escolares da Rede Municipal de Ensino de segunda-feira, 9, a sexta-feira, 13, de janeiro. As matrículas serão realizadas em todas as escolas e creches do município.

Os alunos veteranos têm as matrículas renovadas automaticamente e os novatos precisam apresentar o Registro de Nascimento e a Declaração de Transferência, no caso de estudantes que vêm transferidos de outras unidades escolares.

De acordo com a Secretária de Educação, Sandra Medeiros, todas as unidades escolares estão com matrículas abertas, inclusive as que foram nucleadas. O horário de atendimento varia de acordo com decisão das direções das escolas.

Sandra assegurou que todos os estudantes têm vagas garantidas. Segundo a Secretária, o desafio da Prefeitura Municipal de Areia será o de conseguir melhores resultados na educação do município nos próximos anos.

Em 2015 o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Areia não foi aferido na maioria das escolas do local por falta de informações e de participação nas avaliações do Ministério da Educação (MEC).

Escola Municipal Julia Verônica Areia/PB
Além disso, o número de matrículas tem caído ano a ano no ensino infantil e no fundamental. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), de 2013 para 2015 o número de estudantes foi reduzido em todos os níveis. As matrículas nas creches caíram de 243 para 191; na pré-escola a queda foi de 656 para 651 e no fundamental de 5.055 para 4.081.

“Faremos uma soma de esforços para recuperar a educação de Areia, como atrair projetos, incorporar nossas escolas em programas e ações integradas para evitar a evasão escolar”, explicou Sandra.

Sandra destacou a importância dos professores neste processo. “Muitos encontros já foram realizados com professores, diretores, coordenação e diretoria da ASEMA. Em todos os encontros, percebi a vontade e o comprometimento dos professores no sentido de fazer uma educação diferente, em que a criança e o jovem possam ter a oportunidade de desenvolver suas capacidades de aprender e entender a realidade, podendo se posicionar de forma crítica e transformar, se for sua vontade, essa realidade”, finalizou.

Fonte PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário