quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Festividades da cidade de Areia serão realizadas com investimentos particulares

Igreja do Rosário/Areia PB 
O prefeito da cidade de Areia, João Francisco, assumiu a Prefeitura Municipal com o desafio de realizar ajustes fiscais na administração pública e organizar as contas da prefeitura. Para isso, uma das medidas adotadas pela nova gestão municipal é a de que todas as festividades e programações culturais da cidade serão realizadas por meio de parcerias público-privadas com investimentos particulares, poupando os recursos públicos, que antes eram aplicados nas festas locais.

Na semana passada o Tribunal de Contas do Estado enviou ofício a todos os 223 municípios da Paraíba alertando sobre a promoção das festas com dinheiro público. O TCE quer garantir que o financiamento das festividades não comprometa o pagamento de obrigações como folha de pessoal, pagamento de fornecedores, previdência, investimentos em saúde e educação. Mas, de acordo com o prefeito de Areia, a decisão de não gastas recursos públicos com festas já havia sido tomada antes mesmo de ele assumir o comando da cidade.

O Secretário de Cultura e Turismo de Areia, Romeu Lemos, explicou que a PMA vai fechar parceria com a Associação de Turismo de Areia (Atura), e esta ficará responsável por promover os eventos, angariar os patrocínios e arcar com os ônus. “A Prefeitura vai dar todo o apoio logístico e a ajuda necessária para que os eventos sejam realizados, mas sem investir o dinheiro público”, explicou Romeu.

De acordo com Romeu Lemos, a PMA tem o intuito de manter as programações culturais que são tradicionais e realizar outras atividades como festivais de música, poesia, artes, teatro, como forma, principalmente, de atrair turistas, mas os eventos serão executados por meio da parceria. “A prefeitura tem que cuidar de saúde, educação, transportes, habitação, acessibilidade, e etc.”, pontuou.

No ofício enviado pelo TCE às prefeituras, o presidente Arthur Cunha Lima, frisa que principalmente as prefeituras que decretaram estado de calamidade administrativa e financeira, como é o caso de Areia, devem observar o equilíbrio das contas públicas, no momento de contratar serviços para realização de festas. “A recomendação do TCE só endossa a decisão que já tínhamos tomado. É preciso ter responsabilidade com o dinheiro público. Não deixaremos de incentivar, apoiar e buscar parcerias para realizar os eventos para a nossa população e para os turistas, mas empregaremos os nossos recursos prioritariamente em educação, saúde e infraestrutura”, finalizou João Francisco.

Fonte: PMA

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