sábado, 11 de fevereiro de 2012

AREIA: NOVA SEDE DO MUSEU REGIONAL DA CIDADE É INAUGURADA

Na ultima sexta feira dia 3, foi inaugurada a nova sede do Museu Regional de Areia, que esta localizada na Rua Pedro Américo, ao lado da Igreja Matriz da cidade de Areia, Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil.

O Museu Regional de Areia foi fundado em 1972, pelo Cônego Rui Barreira Vieira, sendo esta uma das grandes contribuições de Padre Rui, para a preservação da Historia do município de Areia. O Museu Regional de Areia foi reconhecido como de utilidade publica, pela lei municipal nº147 de 04/10/1973 e pela Lei Estadual nº 3870 de 28/12/1976.

O antigo endereço do Museu Regional de Areia era o 1º andar do prédio onde esta localizado o Centro Social Pio XXII e era conhecido carinhosamente com o “Museu de Padre Rui, no local também funcionava a Biblioteca municipal.

“O Museu Regional de Areia, ao contemplar o registro da historia da região do brejo paraibano inclui no seu acervo peças de diversas categorias, Artes Sacras, Artes Decorativas, Artes Visuais, Etnologia, Documentos Textuais e Iconográficos, em de uma pequena coleção de Mineralogia, Zoologia e Paleontologia”.

Com a recuperação do Museu Regional de Areia, os 3 Museus existentes em Areia, passaram por recuperação no últimos anos. A recuperação dos Museus só foi possível, graças às ações desenvolvidas pela Associação dos Amigos de Areia (AMAR) e do Ponto de Cultura Viva o Museu, que desenvolveram o Projeto Areia e Seus Museus e que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Areia, proprietária do Museu Casa de Pedro Américo, da Diocese de Guarabira, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, que é proprietária do Museu Regional de Areia e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que é proprietária do Museu da Rapadura.

O projeto Areia e seus Museus, contou com o Financiamento do BNDES, do Instituto Brasileiro dos Museus (IBRAM), o Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Justiça, do Ministério da Cultura, Governo Federal e da Secretaria de Direitos Econômicos Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos.

“A Associação dos Amigos de Areia- AMAR, ciente do valor dos Museus da cidade envidou esforços buscando meios para a sua implementação. A aprovação do projeto em editais Públicos BNDES- 2009- Acervos e Ministério da Justiça- Programas Direitos Difusos- 2009 alem do apoio recebido do IPHAN, do Ibram e dos parceiros envolvidos- Paróquia Nossa Senhora da Conceição- Areia, Prefeitura Municipal de Areia e da Universidade Federal da Paraíba, viabilizaram ações que contemplaram os três Museus da cidade de Areia: o Museu do Brejo Paraibano (Museu da Rapadura), o Museu Casa de Pedro Américo e Museu Regional de Areia”.

A realização do Projeto Areia e seus Museus alem de ter recuperado os três Museus existentes no município, propiciou também a recuperação de um casarão localizado no centro da cidade, que já estava e ruínas, dando uma nova funcionalidade ao casarão e contribuindo para a melhoria da paisagem arquitetônica no centro da cidade.

“A implantação da Oficina de Salvaguarda e Restauração é sem duvidas uma contribuição imensurável do projeto para a cidade e região. Jovens estão sendo capacitados nas ações de salvaguarda e restauração, possibilitando não apenas o cuidado com os acervos dos museus, mas principalmente a ampliação do sentimento de pertença e valorização dos bens patrimoniais pela comunidade. Consolidação da Oficina possibilitará um indispensável apoio nas ações de cuidado com o patrimônio de toda região do brejo paraibano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário