segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

AGRICULTORES PARTICIPAM DE REUNIÃO PARA DISCUTIR ASSUNTOS REFERENTES AO PNAE


Os agricultores que fazem a agricultura familiar no município de Areia participaram na ultima terça feira dia 14, de uma reunião no auditório da EMATER em Areia, para discutir assuntos referentes ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Estiveram presentes a reunião, alem dos agricultores, os conselheiros membros do Conselho Municipal de Políticas Publicas e Desenvolvimento Rural Sustentável, Técnicos da EMATER e representantes das Entidades Executoras (Rede municipal de ensino).

Essa foi a segunda reunião realizada e teve como objetivo, tratar da validação dos preços em que os produtos serão comercializados, como também, a quantidade de produtos que serão necessárias no decorrer do ano e a quantidade que cada um dos agricultores tem condições de fornecer. Para que fosse estabelecido o preço de cada um dos produtos, foi utilizado como referencia o preço em que esses mesmos produtos são comercializados na CONAB, Feira do Produtor.

Segundo José Ilton Cordeiro, Presidente do Conselho Municipal de Políticas Publicas e Desenvolvimento Rural Sustentável, a realização da reunião extraordinária do Conselho, teria sido uma solicitação da EMATER, visando a tomada de preços para a elaboração de projetos para o PNAE, que talvez comece em março, já com o primeiro pedido.

Ainda segundo José Ilton, todos os preços foram acordados contando com a aprovação por unanimidade dos membros do conselho. “Para se chegar a esses valores, as referencias utilizadas foram as tabelas de preço da CONAB e da Feira do produtor”. José Ilton citou como exemplo o preço em que foi comercializado o quilo do frango caipira, que no ano passado foi comercializado por R$ 7,00 e nesse ano foi oferecido para ser comercializado por R$ 8,50.

Ainda segundo o presidente do CMPPDRS, em informação repassada pela Secretaria de Educação do Município, existe a possibilidade de que se venha aumentar ainda mais a quantidade de produtos adquiridos, pois segundo a professora Rosely Ribeiro essa seria uma determinação do prefeito Elsinho, já que o ano passado a quantidade de produtos adquiridos superou e muito os 30% estabelecidos por lei. José Ilton afirmou que a informação vem se confirmando, pois esse ano deverá ocorrer um aumento na solicitação de determinados produtos a exemplo do bolo, alface e abacate

O sucesso obtido pelo município de Areia no desenvolvimento do PNAE o ano passado, foi confirmado com a conquista do primeiro lugar no 8º Premio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, que apontou o município de Areia, como sendo o município no Brasil, que melhor desenvolveu a modalidade de aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar, destinados a merenda escolar. Esse êxito motivou um maior numero de agricultores a participar da chamada publica realizada pela administração do município, providenciando a documentação necessária visando se habilitar, para que possivelmente possam vir se tornar fornecedores de produto para a merenda escolar dos alunos da rede municipal de ensino.

Outro destaque do PNAE, e que dá bastante segurança para os agricultores é a certeza de venda dos produtos produzidos e o pagamento que é sempre feito em dia, sendo a administração “Compromisso com o Povo” do prefeito Elson da Cunha Lima Filho- Dr. Elsinho, o principal cliente desses agricultores.

Para bem acondicionar todos esses produtos que são adquiridos através da agricultura familiar, a administração do município equipou todas as escolas da rede municipal de ensino, com geladeiras, estantes e armários e visando um preparo bem mais rápido da merenda escolar, a administração também adquiriu para todas as escolas fogões industriais, que irão facilitar o trabalho das merendeiras na hora de preparar esses alimentos. Oferecer uma merenda de qualidade para os alunos da rede municipal de ensino, dar apoio aos agricultores familiares gerando emprego e renda, isso também é trabalho, isso também é “Compromisso com o Povo”.

Nelson Almeida

Diretor de Imprensa PMA

Imagem:internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário