terça-feira, 18 de janeiro de 2011

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA REUNIÃO COM AGENTES DE ENDEMIAS E EQUIPES DO PROGRAMA DE ESFs






A Secretaria de Saúde de Areia, que tem a frente Maria do Carmo Santos (Dona Carmita), se reuniu no decorrer dessa segunda semana do ano, com os Agentes de Endemias e todos os profissionais do Programa de Estratégia de Saúde da Família do município, para informar a esses profissionais as ações, objetivos e metas a serem alcançadas nesse ano de 2011.

Com as equipes da Saúde da Família foram discutidos temas como a questão do horário de trabalho a ser desenvolvido pelos profissionais, onde foi realizado um acordo em que no horário do almoço os profissionais sairiam meia hora mais tarde (11:30) e no período da tarde devido a muitos morarem e outras cidades o profissionais sairiam meia hora mais cedo (16:30), tudo isso sem ocasionar prejuízo ao atendimento da população.

Durante a reunião ainda foi informado as equipes, que o município a partir desse ano, estará disponibilizado para a população o exame de Eco cardiograma e que as consultas com a equipe de saúde bucal na serão mais marcada nos postos de saúde e sim na sede da secretaria de saúde. Essas consultas a partir do final do mês de janeiro serão marcadas diariamente assim como acontece com as marcações de exames na sede da secretaria de saúde e não mais em um único dia nos postos. “Essa medida foi tomada, para facilitar a vida da população, que todo final de mês, formavam grandes filas nas portas dos postos de saúde para agendar atendimento com a equipe de saúde bucal, com essa medida tudo ficará mais fácil e em qualquer dia se poderá agendar essa consulta sem nenhum atropelo” disse Dona Carmita.

A secretaria Carmita apresentou também ao profissionais os programas “Saúde na Escola” e “Brasil Sorridente” os dois mais novos programas que serão desenvolvidos pelas equipes. Esses novos programas se somarão aos programas de saúde do Homem, saúde da Mulher, do idoso, da criança e do adolescente, do câncer do colo do útero e tantos outros. “Os projetos referentes aos dois programas já estão prontos sendo que o segundo já foi enviado a Brasília aguardando apenas a sua aprovação”, foi o que afirmou Dona Carmita.

O programa “Saúde na Escola” será desenvolvido em parceria com as Secretarias de Educação e Ação Social do município e terá início com a equipe de saúde bucal, que fará um diagnostico da saúde bucal dos alunos da rede municipal de ensino e das crianças e adolescentes atendidas pelos programas sociais do município. Já o programa “Brasil Sorridente”, consiste na realização de exames e distribuição de próteses dentaria a pessoas carentes do município, um programa semelhante ao “olhar Brasil”, programa que foi realizado em Areia pela administração “Compromisso com o Povo” alguns anos atrás e assim como o “Brasil Sorridente” será mais uma parceria da prefeitura municipal de Areia com o Governo Federal.

Os profissionais também foram comunicados da parceria firmada entre a prefeitura municipal de Areia e o CEREST (Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador), que a partir da segunda 17, realizará um curso de capacitação em saúde do trabalhador para os agentes de endemias e profissionais do ESFs do município, pois é intenção da administração “Compromisso com o Povo”, implantar na cidade de Areia o programa de saúde do trabalhador, para atender não só aos servidores do município com também os trabalhadores em geral e o ponta pé inicial já foi dado dês do ano passado com a contratação de uma medica especializada em saúde do trabalhador.

Nelson Almeida
Diretor de Imprensa PMA


Nenhum comentário:

Postar um comentário