sábado, 20 de novembro de 2010

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA REUNIÃO COM PRODUTORES RURAIS E REPRESENTANTE DO FNDE

A Secretaria Municipal de Educação, que tem a frente a professora Rosely Almeida e o professor Nielson Albuquerque realizaram na ultima quinta feira 11, uma reunião, com a presença de alguns produtores rurais que compõem a agricultura famílias do município, do secretario de Agricultura Meio Ambiente e Abastecimento Irisvaldo Nascimento e do Sr Jean Lima representante do FNDE, para discutir i programa de aquisição de alimentos para a merenda escolar para o ano de 2011.

A reunião foi realizada no período da manhã na sala de reuniões do Centro Administrativo José Castor Gondim no centro da cidade. O representante do FNDE, esta visitando diversos municípios no Brasil, acompanhando como os município do país estão desenvolvendo esse programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar, por parte dos governos municipais e estaduais para a merenda escolar. Segundo a lei, cerca de 30% da merenda escolar oferecidas nas escolas das redes estaduais e municipais de ensino, devem ser adquiridas dos pequenos produtores locais que fazem a agricultura familiar.

No período da tarde, boa parte dos presentes a reunião, estiveram visitando o assentamento Bonfim, uma comunidade Quilombola na cidade de Areia e que fornece alimentos para as escolas da rede municipal de ensino. Na ocasião também foi visitada a escola municipal Nelson Carneiro, localizada no Distrito de Cepilho e que considerada uma escola modelo para as demais escolas do município.

O representante do FNDE Jean Lima, se disse muito satisfeito com o que viu na cidade de Areia, segundo a secretária de educação de areia o mesmo teria feito questão de dizer que a cidade é um exemplo a ser seguido pelas demais cidades brasileiras e paraibanas, no que diz respeito a execução do programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar, destinados a merenda escolar, fortalecendo assim a atividade do pequeno produtor do município.

Gean Lima fez questão também de elogiar o nível de organização encontrado entre os pequenos proprietários do município, que apresentam todas as condições de atender a demanda, oferecendo produtos de qualidade para que sejam consumidos nas escolas do município, isso tudo representa o fortalecimento da agricultura familiar do município, gerando emprego e renda para o pequeno produtor areense, que pode produzir os seus produtos sem ter medo de não ter a que vender, pois a administração do município é seu grande cliente.

Segundo a secretaria de educação do município, a determinação do prefeito Elson da Cunha Lima Filho-Dr Elsinho, é que a secretaria de educação do município, através do programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar, adquira do pequeno produtor areense não só os 30% que estão previsto na lei, havendo condições e o nível de organização dos nossos pequenos produtores dá condições para isso a intenção da administração “Compromisso com o Povo”, como já acontece é consumir sempre mais, ou seja, 40, 50%, o interessante é que esse dinheiro continue circulando dentro do município, pois isso alem de representar o fortalecimento da agricultura familiar do município, resulta em uma merenda de qualidade e desenvolvimento para nossa cidade.

Nelson Almeida
Diretor de Imprensa PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário