sábado, 21 de agosto de 2010

UM JANTAR MARCA A PASSAGEM DOS 31 ANOS DO GRUPO DE TRAIÇÕES FOLCLORICAS "MOENDA"

A Prefeitura Municipal de Areia através da Secretaria de Turismo e Eventos comemorou os 31 anos de Fundação do Grupo de Tradições Folclóricas Moenda. A confraternização aconteceu no sábado, 14 de agosto com a participação dos diretores do Grupo de Teatro Gameleira, Grupo Cênico Recreio Dramático e a diretoria do Grupo Moenda e todos os integrantes. Na oportunidade foi exibido fotos e a filmagem da apresentação do grupo durante o Roteiro Cultural Caminhos do Frio.

O grupo iniciou os trabalhos em agosto de 1979 junto ao Núcleo de Extensão Cultural da Universidade Federal da Paraíba. O Grupo Moenda é composto hoje de 25 componentes. Os ensaios acontecem no Teatro Minerva e a prefeitura municipal de Areia apóia o grupo mensalmente financeiramente para contribuir com a infra estrutura e manutenção.

O Prefeito da Cidade de Areia, Élson da Cunha Lima Filho- Dr Elsinho revelou a importância do Grupo para a cidade de Areia destacando que a confraternização marca principalmente o respeito e a valorização que os artistas, dançarinos da terra merecem na fase atual do setor cultural do município.

O “Moenda” é considerado um dos grupos de danças tradicionais, mais antigos do Nordeste. O músico Antônio de Pádua Santos ex-integrante do grupo revela que foram inúmeras apresentações pelo Nordeste e outros Estados, a exemplo de Mato Grosso. "No auge o grupo fez apresentações até no Chile e Colômbia", ainda, segundo o músico o grupo durante apresentação na Casa de Cultura em Recife, Pernambuco, na oportunidade eram apresentados os melhores grupos do Mundo visto que a organização do evento foi do Consulado Alemão e "ali teve uma das mais emocionadas demonstrações de elogios dos mais conceituados críticos de arte que estavam participando do evento".

Na apresentação do Grupo destaca-se o Xaxado, dança Maracatu, coco de cacete, carimbó, coco de roda e cateretê. A atual diretoria do grupo é formada por Maria Aparecida Santiago, Verônica Remigio, Joselene Mota e Daniel Peixe. A sanfona é tocada pelo Sr. Josué, triângulo Romário e na Zabumba Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário