sábado, 21 de agosto de 2010

PEVA DIVULGA O INDICE DE INFESTAÇÃO DO MOSQUITO DA DENGUE EM AREIA

O PEVA (Programa de Estruturação e Vigilância Ambiental), da cidade de Areia, através da Coordenação de Vigilância Ambiental (CVAMS), divulgou o relatório dos trabalhos de combate ao Aedes Aegipyt (Mosquito Transmissor da Dengue), referente aos trabalhos realizados entre os dias 10 de maio e 13 de julho, o 3º ciclo de trabalho compreende os dois últimos meses do primeiro semestre do ano.

Neste período, segundo Ozias de Assis Tavares (Supervisor da Funasa), foram visitados 7167 imóveis e destes foram trabalhados 7166, havendo um índice de pendência de 0,01% (Porcentagem de casas fechadas). Ainda segundo o supervisor, 2401 imóveis foram inspecionados, trabalho que resultou em um índice de infestação predial de 1,4% (Porcentagem de depósitos com larvas positivas).

Outros números referentes ao trabalho, diz respeito ao numero de depósitos inspecionados, que somam 10448, sendo que destes, 2661 foram eliminados, destes um total de 36 apresentaram larvas, onde se encontrou 27 com a presença da larva do Aedes Aegipyt positivo. Neste período foram tratados 47148 depósitos com Abate (Inseticida que é colocado nos reservatórios para eliminar os ovos, as larvas e as pupas do mosquito), apresentando um gasto de 122, 070 kg do referido produto. Neste período ainda segundo o supervisor, o rendimento do trabalho foi de uma media de 23,3 imóveis por homem dia.

Depois de concluído os trabalhos referentes ao 3º ciclo e percorrida as 11 localidades aonde são realizados os trabalhos de combate ao mosquito transmissor da Dengue, cada localidade apresentou o seu resultado especifico: Areia na zona urbana, 13 imóveis positivos com I.I.P (Índice de Infestação Predial) de 0,8%; Mutirão 7 imóveis positivos, com um I.I.P de 5,8%; Escola de Agronomia 1 imóvel positivo, com um I.I.P de 1,3%; Chã do Jardim 3 imóveis positivos, com I.I.P de 27,2%; Tabuleiro de Muquem 1 imóvel positivo, com um I.I.P de 5,5%; Cepilho 1 imóvel positivo, com um I.I.P de 1,8%; Macacos 1 imóvel positivo, com um I.I.P de 2,1%; Mata Limpa 6 imóveis positivos, com um I.I.P de 4,05%; Vista Alegre 1 imóvel positivo, com I.I.P de 2,0%; Chã da Pia 1 imóvel positivo, com um I.I.P de 1,4%; Usina Santa Maria 1 imóvel positivo, com um IIP de 1,0%; em todo o município o numero de imóveis positivos somaram 36 e o Índice de Infestação Predial resultou em 1,4%.

O supervisor Ozias de Assis Tavares asseverou que no 4º ciclo, os trabalhos serão intensificados, principalmente nas localidades que neste 3º ciclo apresentaram um Índice de Infestação Predial, acima da zona de risco. Com o trabalho positivo realizado pelos agentes a colaboração da população e o apoio que sempre foi dado pela administração do município a cidade de Areia, assim como vem acontecendo nos últimos anos, encerará os 6 ciclos realizados durante ano, com um índice confortável de infestação.

Nelson Almeida
Diretor de Imprensa PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário