sexta-feira, 13 de agosto de 2010

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA SEMANA MUNICIPAL DA SAÚDE DO HOMEM

A secretaria municipal de saúde, com o apoio da prefeitura municipal de Areia realizou de 9 a 12 de agosto, A Semana Municipal da Saúde do Homem. A saúde é um direito básico e de cidadania de todos e também. Sensível a baixa procura dos homens pelo serviço de saúde do município, a administração do prefeito Elson da Cunha Lima Filho- Dr Elsinho, através da secretaria municipal de saúde resolveu desenvolver uma campanha que contemplassem ações educativas, divulgação em radio e a buscativa de homens que por diversos motivos colocam em segundo plano os cuidados com a própria saúde.

A semana municipal da saúde do homem foi o pontapé inicial dessa campanha. Durante quatro noites, profissionais da saúde do município se revezaram realizando palestras educativas no Espaço das Artes Horacio de Almeida e que contaram com a participação da população em especial dos homens, que eram o publico alvo de toda a programação. Em todas as noites o espaço das Artes esteve lotado, eram esposas que levaram seus companheiros, estudantes que pediram dispensa das aulas para acompanhar as palestras e demais pessoas que estavam no centro da cidade e acompanharam com atenção as informações que estavam sendo repassadas.

No dia 9, o palestrante foi o Dr Gabriel, que falou sobre os malefícios ocasionados pelo alcoolismo e pelo tabagismo para a vida do homem e da população em geral. No dia 10, o tema abordado pelo Dr Leonardo Trajano, foi as doenças sexualmente transmissíveis e a AIDS, como também, o uso do preservativo como a sendo a única forma de prevenção. No dia 11, o Dr Bergson falou sobre o exame PSA e o Câncer da Próstata, chamando a atenção dos presentes, para a necessidade da realização dos exames preventivos e o fim do preconceito com relação ao exame do toque. Finalmente na quinta feira, dia 12 a Dr Maynara proferiu palestra falando sobre diabetes e o sedentarismo. Os temas abordados nas referidas palestras, são alguns dos males, que no decorrer dos anos, vem vitimando um numero considerável homens. Em todas as palestras os profissionais da saúde do município, destacaram que se os homens procurassem os serviços de saúde, muitas mortes ocasionadas por essas doenças seriam evitadas.

Fazia parte também da programação da semana da saúde do homem em Areia, a realização do teste rápido do PSA, para homens a partir de 40 anos, como também a visita da unidade móvel do Hemocentro de Campina Grande, que aproveitaria o evento para realizar uma campanha de doação de sangue. Segundo os organizadores da semana da saúde do homem, os testes de PSA e a campanha de doação de sangue não foram realizadas, por atendimento a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde e em respeito à legislação eleitoral.

Carmita Santos, secretária de saúde de Areia, se disse muito satisfeita com a presença da população durante toda a programação, “é muito salutar perceber que todos os nossos objetivos com relação a melhoria do serviço de saúde oferecido a população estão sendo alcançados, o prefeito Elsinho e a primeira Dama Silvia por serem médicos, alem de darem o apoio necessário para que eventos importantes como essa semana da saúde do homem sejam realizados, incentivam os profissionais da saúde, reconhecendo a importância de cada um deles para o serviço de saúde do município” .

Nenhum comentário:

Postar um comentário