quarta-feira, 6 de maio de 2015

Lançamento de Pedro Américo em Quadrinhos em Campina Grande

Depois dos lançamentos nas cidades de João Pessoa e Areia, “Pedro Américo em Quadrinhos” (Patmos, 2015, 29,90) chega a Campina Grande, durante a semana comemorativa do artista plástico. O evento será no Clube Ludi, localizado no Shopping Luiza Motta, no dia 09 de Maio, ás 17 horas. A obra será apresentada pelo poeta Jairo Cézar.

O pintor Pedro Américo, nascido no dia 29 de abril de 1843, na cidade de Areia, Paraíba e falecido em Florença, Itália, em 1905, é considerado um dos mais importantes artistas brasileiros do século XIX. Autor de obras conhecidas, como Independência ou morte e Tiradentes Esquartejado, o lançamento em Campina Grande ocorrerá no contexto da semana do artista plástico na cidade, quando haverá diversas atividades.

O HQ conta de forma divertida e ilustrada os principais acontecimentos da vida do pintor Pedro Américo, artista que projetou o nome do Brasil em diversos países do mundo, através de suas pinturas e livros. O quadrinho foi roteirizado pelo escritor Bruno Gaudêncio e ilustrado pelo artista visual Flaw Mendes.

A obra é o segundo número da coleção Primeira Leitura, da Editora Patmos, de João Pessoa, criada pelo editor e jornalista paraibano Carlo Roberto de Oliveira. O primeiro número foi dedicado ao poeta sapeense Augusto dos Anjos, roteirizado pelo poeta Jairo Cézar e ilustrado pela artista visual Luyse Costa. A proposta da coleção é levar às crianças informações da vida de brasileiros, com especial atenção aos paraibanos que construíram ou constroem o um legado artístico-cultural e político.

Uma das páginas do Pedro Américo em Quadrinhos.
BRUNO GAUDÊNCIO é escritor e historiador. Autor de diversos livros, entre coletâneas de poemas, contos e ensaios de natureza histórica. É membro da Academia de Letras de Campina Grande e do Instituto Histórico de Campina Grande, além de professor da UEPB e da Rede Pública Estadual. É editor da Revista Blecaute, de Literatura e Artes.

FLAW MENDES é ilustrador e artista visual. Expôs suas produções artísticas diversas vezes em amostras nas cidades de Campina Grande, Guarabira e João Pessoa. Já ilustrou dezenas de livros, entre coletâneas de poemas, livros infanto-juvenis e quadrinhos. É editor da Revista Blecaute, de Literatura e Artes.
               




Nenhum comentário:

Postar um comentário