quarta-feira, 27 de maio de 2015

Frei Anastácio solicita recuperação de barragens no Brejo

Deputado Estadual Frei Anastácio
O deputado estadual Frei Anastácio (PT) enviou ofício ao governador do estado solicitando providências – através dos órgãos estaduais competentes-, para desassoreamento das barragens Araçagi e Vaca Brava, na Região do Brejo. “Fiz essa solicitação, a partir da constatação de que esses dois mananciais estão precisando ser recuperados para poderem armazenar água”, disse.

Frei Anastácio ressaltou que as duas barragens são de estrema importância para aquela região. Vaca Brava foi construída para abastece as cidades de Esperança, Remígio e os distritos de Cepilho, Lagoa do Mato e São Miguel, com capacidade para quase quatro milhões de metros cúbicos de água. Já Araçagi tem capacidade para 63 milhões de metros cúbicos de água e foi construída para beneficiar 180 mil pessoas na região do Brejo.

Mas, segundo o deputado, os dois mananciais estão assoreados. Mesmo que as precipitações meteorológicas sejam favoráveis, as duas barragens não possuem condições para armazenar água. Dessa forma, precisam de um trabalho urgente para que voltem as suas capacidades de armazenamento.

Frei Anastácio lembrou ainda que todas as cidades do Brejo estão enfrentando problema com o abastecimento de água, segundo a própria Cagepa. “Em algumas delas, a exemplo de Remígio e Esperança, a situação é mais grave porque o sistema de abastecimento entrou em colapso total”, afirmou.


Durante o discurso que realizou, na tribuna da Assembleia, Frei Anastácio solicitou que a presidência da casa também fizesse esse mesmo apelo ao governador do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário