quinta-feira, 8 de agosto de 2013

REVOLTADOS COM BOATOS DE FECHAMENTO DE HISTÓRICA ESCOLA EM AREIA,POPULAÇÃO SE INDIGNA E VAI ÀS RUAS PROTESTAR

Estudantes, ex-alunos e funcionários de histórica escola em Areia vão às ruas protestar contra possível fechamento da instituição

A histórica Escola Estadual Carlota Barreira, localizada no município de Areia/PB, brejo paraibano, corre o risco de fechar as portas por suposta determinação da Paróquia da cidade. A informação caiu feito uma bomba entre os moradores, alunos, ex-alunos e funcionários da instituição essa semana, que desde que tomaram conhecimento da possibilidade do fechamento iniciaram uma verdadeira mobilização nas redes sociais com a hastag #ficacarlota.

Extra oficialmente a informação é de que a Diocese de Areia quer de volta o prédio do Carlota para arrendarem ou venderem e ali instalar um hotel. Essa informação, no entanto, não foi confirmada pela Paróquia., tudo porque a Escola Carlota Barreira não pertence à Igreja, no entanto o prédio onde a instituição está instalada sim, mas é alugado ao estado portanto o estado também não pode se apropriar do empreendimento.

O contrato do Estado com a Paróquia acabará no mês de novembro e já foi mostrado o interesse da Diocese de pedir o prédio, a administração estadual, por sua vez, demonstra interesse em renovar o contrato para possibilitar a manutenção da escola no mesmo local.

Atualmente a Diocese da cidade de Areia recebe um aluguel do Estado no valor de R$ 7.000,00 mensalmente pela utilização do prédio, valor este que só foi cobrado a partir da saída de Padre Ruy da Paróquia já que, segundo relatos de moradores, antes o religioso nunca se preocupou com o dinheiro e sim com o serviço prestado à comunidade.

O debate entre os contrários e a favor do fechamento esquenta dia após dia, com postagens e publicações nas redes sociais, além de discussões acaloradas com diferentes pontos de vista. A proporção do movimento se espalhou de tal maneira que está agendado para amanhã, a partir das 15h30, um grande protesto pelas ruas da cidade contra o fechamento da instituição escolar.

Em uma das postagens, Josephus Floren, padre que por vários anos celebrou missas em Areia escreveu:

“ O Carlota nasceu na paróquia. Já nasceu grande e ficou maior. Precisou da ajuda do estado para tudo: salários, manutenção do prédio, água, luz... Pe. Ednaldo consegui um aluguel para paróquia. E aí vai... Hoje um diz: a igreja não precisa mais deste prédio. Outro diz: o estado tem condições de fazer outro colégio.... Tenho certeza que o Carlota não fechará. É impossível pelo serviço que está prestando a geração nova. O resto se resolverá agora ou depois: valor do aluguel, desapropriação, venda, doação. Tantas possibilidades. 
Depende da visão... mas a serviço da educação (A função original não era e não é para sustentar da paróquia ou a diocese era o contrário.) O Carlota com passado bonito vai ter um futuro mais bonito ainda. A bênção para todos que fazem o Carlota”.

O ex-estudante da escola, Renê Dutra, também se manifestou nas redes sociais e mostrou-se decepcionado com a possibilidade de Areia perder uma das escolas mais importantes da cidade.

“Se esta linda Escola (Carlota Barreira) vier fechar as portas não só os alunos, mas também o quadro de docente e funcionários sofrerão, pois os prestadores de serviços serão colocados na rua e os PROFESSORES pro-tempore das outras Escolas serão substituídos pelos concursados, pois os mesmos serão remanejados, lamentável ver alunos e pais de família desempregados. COM CERTEZA.... A ESCOLA MINISTRO JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA junto com os alunos, corpo docente e a direção irão participar nesta sexta-feira (9/08/2013) junto com todos vocês. Podem contar conosco”, postou.

Outro areiense que também fez questão de se colocar contra a possibilidade do fechamento foi o internauta 
Gilberto Felizardo.

“A Escola Estadual Carlota Barreira está ameaçada de fechar as portas devidos aos desejos do Pe. Adauto e do Bispo da Diocese de Guarabira Dom Lucena. É lamentável, são 45 anos de história, servindo a comunidade, servindo ao próximo, de dedicação à Educação pelos mais carentes. Não podemos nos calar diante de uma falta de sensibilidade pelos alunos, professores e funcionários. São quase 1000 alunos que poderão ir para outras escolas!' Vamos nos MOBILIZAR nesta SEXTA-FEIRA às 15h 30h, Areia! Este ato não pode ser concretizado. Onde vão parar estes alunos?”, arrematou.

Em outra postagem ele complementa: "Gilberto Felizardo: A Escola Estadual Carlota Barreira está ameaçada de fechar as portas devidos aos desejos do Pe. Adauto e do Bispo da Diocese de Guarabira Dom Lucena.É lamentável, são 45 anos de história, servindo a comunidade, servindo ao próximo, de dedicação à Educação pelos mais carentes. Não podemos nos calar diante de uma falta de sensibilidade pelos alunos, professores e funcionários. São quase 1000 alunos que poderão ir para outras escolas. Onde está o amor ao próximo que é pregado nas igrejas, onde foram parar as mensagens, discursos e as entrevistas do Papa Francisco? O desapego pelo dinheiro, a humildade, a simplicidade, ...Foram palavras tão reconfortantes, tão animadoras e cheias de amor que o nosso querido Papa nos dirigiu na JMJ. Que pena! Parece que alguns não ouviram, ou não prestaram atenção. É muito triste"

Os debates e manifestações mais acaloradas são registrados na Página do Facebook Problemas e Soluções, que foi criada pela vereadora Ana Paula Gomes (PRB), no início do ano como um canal de interação com a população local.

Os manifestantes estão sendo convocados para se vestirem de preto e tomarem às ruas da cidade na tarde de amanhã aproveitando os resultados positivos advindos das ondas de protestos e mobilizações em todo país.

Márcia Dias

PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário