terça-feira, 24 de abril de 2012

Exposição revela aspectos urbanos e rurais de Areia na Fundação Casa de José Américo


A mostra consta de 22 fotos do acervo particular da produtora cultural Ana Clara Maia


As riquezas de uma cidade histórica, encravada no Brejo paraibano, registradas em 22 fotografias que integram a exposição `Areia – o urbano e rural”, aberta à visitação pública até esta sexta-feira (20.04), na Fundação Casa de José Américo, é um convite para conhecer os atrativos naturais, arquitetônicos e históricos de uma das cidades mais visitadas no Brejo Paraibano.

 No mesmo local também está aberta à visitação uma exposição com Acervo de Arte Popular. A Fundação Casa de José Américo fica localizada na Avenida Cabo Branco, nº 3336, no bairro do Cabo Branco. As exposições estão abertas à visitação diariamente, das 8h às 12h e das 14h às 17h30.

 A mostra consta de 22 fotos do acervo particular da produtora cultural Ana Clara Maia. Dividida em aspectos urbano e rural, uma curiosidade na Exposição `Areia - o urbano e rural” em destaque é a casa no Engenho Vaca Brava, onde José Américo escreveu boa parte do romance `A bagaceira”.
 Estão expostas fotos de casarios seculares, ruas, Teatro Minerva, Casa de Pedro Américo, as igrejas de Nossa Senhora da Conceição e do Rosário. Na área urbana, o processo de fabricação da rapadura e o Museu da Rapadura, além da casa grande e engenho.

 O público poderá conferir também, além desta mostra, a exposição do Acervo de Arte Popular, com diversas peças, doado à FCJA, pelo professor da Universidade Federal da Paraíba, José Nilton.

 O município – Areia, além de cidade que abriga inúmeros acervos históricos, é a terra natal do patrono da instituição, o ex-ministro, ex-governador e escritor José Américo de Almeida. Dotada de muitas riquezas naturais, Areia está localizada na microrregião do Brejo Paraibano. Suas terras possuem diversas fontes e balneários aquáticos.

 Celeiro de riquezas culturais, um dos destaques em Areia é o Museu de Pedro Américo, com inúmeras réplicas dos quadros do mais célebre cidadão areiense – entre elas a famosa obra `O Grito do Ipiranga, encomendado a ele por Dom Pedro II.

Fonte:http://www.wscom.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário