sábado, 4 de dezembro de 2010

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA DIA DA CONCIÊCIA NEGRA

A Secretaria Municipal de Educação, com a participação da Secretaria Municipal de Ação Social, Grupo de Capoeira Angola Palmares e do Colégio Ministro José Américo de Almeida realizou o dia Nacional da Consciência Negra. O evento aconteceu no Centro Social Pio XII e contou com a participação de escolas da rede municipal de ensino da zona urbana, zona rural e dos Distritos.

O evento teve inicio as 8:00 horas da manhã, com apresentação de um Grupo de Danças do Colégio Ministro José Américo de Almeida, logo em seguida a professora Niedja Felix falou sobre a sua experiência de vida, como sendo a primeira mulher a cursar um curso superior na Universidade Federal da Paraíba, posteriormente sendo a primeira mulher lecionar na referida Universidade em Areia, relatando as suas dificuldades por ser mulher e negra, mas que em momento algum se sentiu descriminada, mesmo sabendo que o preconceito existia.

Logo em seguida as escolas da rede municipal de ensino, apresentaram trabalhos desenvolvidos no decorrer da semana e que tinham com principal foco a valorização da cultura negra. O lanche oferecido no evento foi originário da comunidade negra de Nosso Senhor do Bonfim, um assentamento Quilombola do município e que fornece produtos para a merenda escolar das escolas da rede municipal de ensino e que tem com principal característica a valorização das suas raízes.

O evento foi encerrado com uma grande roda de capoeira no coreto central da cidade, chamando a atenção de todos para a importância histórica dessa data e lembrando a todos que a raça brasileira é resultado da miscigenação do branco, negro, do índio e de tantas outras raças que contribuíram para a formação do povo brasileiro.

Nelson Almeida
Diretor de Imprensa PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário