sábado, 4 de dezembro de 2010

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA INTENSIFICAÇÃO DO CONTROLE AO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

Durante esta e na próxima semana, nos dias 6 a 13 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Areia estará realizando, a Semana de Intensificação ao controle do Câncer do Colo do Útero.

Essa atividade faz parte da campanha, Mulher, Não dê Colo ao Câncer do Útero, desenvolvida pela secretaria municipal de saúde de Areia, através da Coordenação do Programa de Estratégia de Saúde da Família do Município, nos Postos de Saúde da zona urbana e também na zona rural.

O projeto que visa combater a baixa cobertura de exames citopatologicos nas mulheres de 25 a 59 anos, na cidade de Areia, denominado Não dê Colo ao Câncer de Útero, nesse ano de 2010, foi premiado em terceiro lugar no Seminário Nacional de Avaliação do Projeto de Aperfeiçoamento da Gestão de Atenção Primaria AGAP, promovido pela Universidade de Toronto no Canadá, Pelo Ministério da Saúde do Brasil e Conselho Nacional de Secretários de Saúde do Brasil, realizado entre os dias 26 e 28 de julho de 2010.

A premiação recebida pelo município de Areia, ao participar desse seminário, foi a publicação do trabalho desenvolvido pelo município, na Revista Cientifica da Organização Pan-americana de Saúde. O projeto desenvolvido em Areia, visando aumentar a realização de exames Citopatologicos nas mulheres de 25 a 59 anos, concorreu com projetos de 41 municípios de 21 Estados da Federação e conseguiu a proeza de ficar na terceira colocação.

Segundo Maria do Carmo Santos (Dona Carmita), Secretária de Saúde de Areia, foi muito gratificante para os que fazem a saúde do município, saber que o projeto desenvolvido por eles fez parte da publicação de uma revista cientifica de reconhecimento internacional, mas segundo ela, o beneficio maior vai para as mulheres da cidade de Areia, que estão sendo atendidas por profissionais capacitados e através de um programa que recebeu o reconhecimento de sua eficácia a nível nacional.

Portanto Mulher, Não dê Colo ao Câncer do Útero e procure o Posto de Saúde mais próximo da sua casa. Lembre-se: A prevenção é a melhor medida contra o Câncer.

Nelson Almeida
Diretor de Imprensa PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário