domingo, 19 de setembro de 2010

PRODUÇÃO DE CACHAÇA DE ALAMBIQUE É TEMA DE SEMINARIO EM AREIA

Para os que apreciam discutir a produção de cachaça, além de degustá-la, a opção é o II Seminário Paraibano de Cachaça de Alambique e Derivados da Cana-de-açúcar.O evento será realizado dias 23 e 24 de setembro, no Centro de Ciências Agrárias da UFPB, em Areia, das 8h às 17h30.O evento discute aspectos de mercado, produção, tendências e oportunidades para o setor. Na Paraíba, existem mais de 40 marcas de cachaça de alambique com fabricação anual superior a 3,2 milhões de litros.

O pesquisador da Universidade Federal do Paraná, Agenor Maccari Junior, apresentará a primeira palestra do seminário com o tema “Controle de Contaminantes no Processo de produção de Cachaça”.As inscrições para o evento podem ser feitas na Central de Relacionamentos do Sebrae no número 0800 570 0800 ou na UFPB em Areia. O valor da inscrição é de R$ 25 para profissional ou produtor e R$ 12 para estudante.Com uma programação diversificada, o evento destina-se a ser ponto de encontro de produtores, instituições e pesquisadores interessados em conhecer e compartilhar experiências, ampliar conhecimentos e mercado.

Segundo o analista do Sebrae e gestor do projeto de Cachaça de Alambique, Fernando Ivo, a intenção do seminário é ampliar o conhecimento técnico na área e o promover a troca de experiência na área produtiva e de mercado”De acordo com ele, no mercado estadual há boas marcas de cachaça que ocupam uma fatia representativa do setor. No entanto, existem outras que com ações de marketing e melhoria no produto podem ampliar sua participação no mercado.

O evento é realizado pelo Sebrae e UFPB e tem o apoio da FIEP, Cooperativa dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Derivados da Paraíba, Aspeca e Sindibebidas.

Programação

8h – Credenciamento

9h – abertura

9h15 – Controle de Contaminantes no Processo de produção de Cachaça – Agenor Maccari Junior – Universidade Federal do Paraná.

11h – Processo de Envelhecimento de Cachaça com João Bosco Faria, doutor em Ciência dos Alimentos pela USP

12h - Debates

14h – A Economia da Experiência: a Produção da cachaça como atrativo turístico com Valeria Barros – Sebrae Nacional

15h30 – Coffe Break

15h40 – Design de embalagem e marketing para cachaça – Fabio Morais da Silva - UFCG

17h - Debates

17h30 – Encerramento

Dia 24 de setembro – Visita técnica aos engenhos de cachaça. Programação reserva a produtores de cachaça

Nenhum comentário:

Postar um comentário