quarta-feira, 15 de abril de 2015

Editora da Universidade Estadual da Paraíba lança livro do Prof. Cauby Dantas

Professor Cauby Dantas 
Se os admiradores da Literatura Brasileira sonhavam com uma publicação que pudesse reunir os mundos do senhor da casa grande e senzala com as histórias do menino de engenho, essa possibilidade agora existe. Foi lançado através da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) o livro “Gilberto Freyre e José Lins do Rego: diálogos do senhor da casa grande com o menino de engenho”, que reúne elementos literários das obras de dois dos maiores escritores brasileiros.

Em versão e-book, o livro conta com quatro capítulos, além das considerações do autor Cauby Dantas, que ao longo de sua pesquisa de Mestrado destacou na obra elementos como “O intelectual orgânico da Casa-grande”, “O olhar Senhorial”, o “Senhor de engenho”, “Memórias de Escravidão”, além de “A Força Telúrica: Terra e Água”, entre outras. A obra ainda conta com a apresentação de Elizabeth Cristina de Andrade Lima, responsável por escrever a apresentação do livro.

O autor aponta a necessidade de aprofundamento desses dois autores, uma vez que as obras de ambos indicam uma consequente interseção entre a Sociologia e a Literatura brasileira. Ainda segundo Cauby, Gilberto Freyre é o principal formulador ideário regionalista nordestino, com textos de interpretações sociológica produzidos nas primeiras décadas do século XX. Já José Lins do Rego aborda sociologia e romance, conceitos, afetos e ideologias que remotam às raízes da sociedade. A obra completa está disponível de forma gratuita na seção de e-books no site da UEPB 

(www.uepb.edu.br/ebooks/).

(Fonte: http://www.uepb.edu.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário