quarta-feira, 13 de novembro de 2013

CAMINHOS DO FRIO: PESQUISA DIZ QUE 95% DOS TURISTAS VÃO RETORNAR EM 2014



A maioria dos turistas (95%) que acompanhou os eventos culturais e gastronômicos da 8ª edição da rota cultural Caminhos do Frio, realizada entre os meses de julho e setembro em seis cidades do Brejo paraibano, pretende retornar em 2014. Este é um dos dados apontados na ‘Pesquisa Perfil do Turista’ aplicada pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) durante o evento. Os representantes das seis cidades que integram o projeto conheceram o resultado geral da pesquisa, nesta terça-feira (12), durante uma reunião no teatro Minerva, em Areia.

Aproximadamente 300 questionários foram aplicados por estudantes e professores das redes públicas municipais, supervisionados pela PBTur. A presidente do órgão, Ruth Avelino, explica que as pesquisas tiveram o objetivo de traçar o perfil dos turistas que participaram da rota cultural Caminhos do Frio. “Nós temos um perfil amplo. Sabemos de onde o turista vem, sua profissão, faixa etária, onde ficou hospedado e qual foi o motivo da viagem”, detalhou a executiva paraibana.

Resultados – No geral, o turista que acompanhou a rota cultural é da Paraíba (78,31%). Em segundo lugar, estão os visitantes do Rio Grande do Norte (6,4%) e de Pernambuco (5,42%). Outra constatação: a maioria dos visitantes está na faixa etária entre 18 e 25 anos (38,43%) e é solteira.

Por outro lado, a pesquisa revela que o turista que vai ao Brejo paraibano durante a rota cultural prefere viajar com o próprio veículo (79%) e está sempre acompanhado da família (45,81%) e com os amigos (30,05%).

Por intermédio da pesquisa, os representantes das seis cidades ficaram sabendo que cada pessoa gastou, em média, R$ 232,24; e per capita diário por volta dos R$ 98,00. “São dados estatísticos que poderão nortear as prefeituras no sentido de definir estratégias de divulgação, buscando oferecer sempre o melhor em cada edição do evento”, acredita Ruth Avelino.

Secom/PB


Um comentário:

  1. Venho defendendo a mais de oito que o turismo é uma das grandes forças que trais o desenvolvimento dos municípios do brejo Paraíba, principalmente na cidade de Areia. Mais devemos ter os pés no chão falta muito! Alguns municípios estão no caminho certo como o município de Areia.
    Esta pesquisa no decorre dos eventos mencionados eu e ninguém que eu conheço ficou sabendo no município de Areia, fora a pesquisa que fizemos internamente para melhorarmos o nosso atendimento ao turista, não fiquei sabendo de nenhuma.
    Quem trabalha com o turismo já tem conhecimento desses dados, pois conhecemos nossas cidades. Para que? Jogar uma matéria com este teor. Temos muito que melhorar!

    Jackson lima
    Presidente

    Associação espaço do artesão e Areia

    ResponderExcluir