quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

PLANO DE EXPANSÃO: MAIS DE 200 CIDADES SÃO BENEFICIADAS COM A INSTALAÇÃO DE AGENCIAS NOVAS



Agência da Previdência Social em Areia PB/Bairro da Jussara
Da Redação (Brasília) - A Previdência Social está expandindo a sua rede de atendimento por meio do Plano de Expansão da Rede (PEX) que prevê a inauguração de 720 novas agências em municípios com mais de 20 mil habitantes e que ainda não possuam uma unidade da Previdência para atender à população. Deste total, já foram inauguradas 225 unidades. Somente neste ano, a Previdência entregou 112 Agencias de Previdência Social (APS) novas, equipadas com mobiliário novo e dentro das normas de acessibilidade, tudo isso para trazer maior conforto e comodidade para o segurado.

A construção das novas unidades vai estender a presença da Previdência Social a mais de 1,6 mil cidades brasileiras. Além de reforçar o atendimento, as novas APS estão contribuindo para reduzir as distâncias que os segurados têm que percorrer em busca dos serviços previdenciários. A Previdência Social está investindo R$ 616,5 milhões na construção das agências do PEX. Como contrapartida, as prefeituras estão doando os terrenos que precisam ser legalizados após aprovação do Poder Legislativo local. Os terrenos onde estão instaladas as agências devem ter área mínima de mil metros quadrados e localização de fácil acesso à população.

Além disso, a Previdência também está realizando reformas e obras para recuperar a rede já existente. Ao todo estão sendo investidos R$ 1,1 bilhão para construir e recuperar a rede de atendimento da Previdência Social.

A aposentada e pensionista paranaense de 66 anos, dona Venair Avelina, foi uma das seguradas beneficiadas com a construção das novas agências. Ela mora no município de Lapa, localizado no interior do Paraná. Antes da inauguração da agência, dona Venair, que é moradora da zona rural, tinha que percorrer em média 74 km para ser atendida na capital. Ela conta que a sua vida mudou com a presença da agência no município. “ Agora ficou mais fácil, vou sempre à agência pegar o extrato previdenciário para conseguir o bilhete e poder viajar de graça”, conta aposentada que costuma ir até a agência para pegar o extrato que comprova a aposentadoria, e, assim, ter acesso ao bilhete gratuito nas viagens interestaduais.

De um total de 225 unidades inauguradas, 106 foram na região Nordeste, 68 no Sudeste, 20 no Centro-Oeste, 17 no Sul e 14 no Norte.

Concurso- Até outubro deste ano, o INSS convocou 1500 técnicos do seguro social e 375 médicos peritos para trabalhar nas novas agências. Além disso, o Ministério do Planejamento autorizou a nomeação de mais 625 candidatos aprovados no último concurso. São 125 cargos de médico perito e 500 de técnicos do seguro social.

Informações para a imprensa
Ligia Borges
(61) 2021-5779
Ascom/MPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário