terça-feira, 22 de março de 2011

SECRETARIA DE SAÚDE DE AREIA REALIZA REUNIÃO VISANDO ESTRATÉGIAS DE COMBATE A DENGUE

A Secretária de Saúde do município de Areia, Dona Carmita, atendendo a um determinação do Prefeito Elson da Cunha Lima Filho- Dr Elsinho se reuniu na ultima segunda feira 14, na sede da referida secretaria, com representantes da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Agentes Comunitários de Saúde, Direção do Hospital Municipal, Coordenação do Programa de Estratégia de Saúde da Família, o radialista Nelson Almeida e o Cabo Valderedo Comandante do Grupamento dos Bombeiros Voluntários, para discutir e elaborar estratégias de combate a dengue na cidade.

Durante a reunião ficou estabelecido que cada um dos participantes assumiria a responsabilidade de desenvolver uma determinada atividade, que no final resultará em um conjunto de ações, que terá como principal objetivo reduzir os números de casos suspeitos de dengue na cidade.

Para reduzir o número de focos existentes no município a Vigilância Epidemiológica, a Vigilância Sanitária, Grupamento de Bombeiros Voluntários e Secretaria de Infra- Estrutura irão realizar serviço de limpeza de terrenos baldios e encostas, visando eliminar possíveis criadouros do mosquito aedes aegipty.

Paralelamente a essa ação, os Agentes Comunitários de Saúde e Profissionais do Programa de Estratégia de Saúde da Família irão realizar uma campanha educativa durante as suas visitas domiciliares, nas escolas, instituições como Igrejas e Associações comunitárias e nas salas de espera dos Postos de Saúde do Município.

Os participantes da reunião solicitaram as emissoras de radio da cidade que veiculassem em sua programação diaria a realização da campanha e convidassem a população a se engajar também nessa luta de combate a dengue. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é dar inicio as ações na próxima quarta feira 16, fazendo em arrastão, a limpeza da encosta do “Quebra” recolhendo o lixo e eliminando possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Essas ações se estederão a todos os bairros da cidade e tambem nos Distritos do municicpio e a participação de toda a comunidade é muito importante,pois só com a união de todos, será possivel superar esse mal, que é a presença do mosquito transmissor e impedir que a doença em sua versão mais grave acometa a nossa comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário