sábado, 29 de novembro de 2014

COMUNIDADE DA CHÃ DO JARDIM RECEBE PRÊMIO NACIONAL POR PROMOVER TURISMO SUSTENTAVEL

Luciana Balbino/Prêmio Braztoa
Com um total de 63 inscritos, 20% a mais do que registrado ano passado. A noite desta sexta-feira, dia 28, premiou os vencedores da terceira edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. O evento aconteceu na sede da Associação Comercial de Maceió, capital de Algoas.   Uma equipe de 16 jurados ficou encarregada de escolher os 25 melhores cases, que foram divididos em cinco diferentes categorias: Associados Braztoa; Agências de Viagens; Meios de Hospedagem; Parceiros do Trade; e Parceiros Institucionais. O melhor case entre os 25 finalistas foi do Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, levando pra casa o prêmio máximo da noite.

A premiação teve cinco categorias: associadas da Braztoa; agências de viagens; meios de hospedagem; parceiros institucionais e parceiros do trade. Todas com designação de primeiro, segundo e terceiro lugares. O prêmio máximo da noite, Top Sustentabilidade, contemplou a instituição com o melhor case de sucesso.

Detalhe da Premiação
Os vencedores de cada categoria:

Parceiros institucionais
1- Costa dos Corais
2- Sebrae Piauí
3- Prefeitura de Cairu

Parceiros do trade
1- Parque Aventuras
2- Chã do Jardim
3- Aoka

Meios de hospedagem
1- Hotel Fazenda Parque Dos Sonhos
2- Sofitel Guarujá Jequitimar
3- Mabu Thermas Resort

Agências de viagem
1- Vento Sul Turismo
2- Ativa Rafting e Aventura
3- Maiobá Turismo

Associadas Braztoa
1-CVC
2- Ambiental
3- MGM

Top sustentabilidade
Hotel Fazenda Parque Dos Sonhos

Por: Rafael Massadar, de Maceió (AL)
Mercadoeeventos.com.br







COMUNIDADE DA CHÃ DO JARDIM É FINALISTA DE PRÊMIO NACIONAL DE TURISMO SUSTENTAVEL

A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), conta com 92 associados, entre operadoras de turismo e empresas de representação de produtos e destinos nacionais e internacionais, responsáveis por estimados 85% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil. Entidade sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Desde 2005, a Braztoa tem realizado fortes investimentos em ações de sustentabilidade, a fim de estimular e auxiliar seus associados a promover boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais.

 O prêmio Braztoa faz parte do Programa Braztoa de Sustentabilidade, lançado em setembro de 2011 durante o 36º Encontro Comercial Braztoa, que busca levar conhecimento e incentivar as operadoras de turismo associadas e seus principais interlocutores a trabalharem com os recursos de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável.

Desde 2012, o concurso vem premiando todos os anos as melhores ações das organizações da cadeia turística de acordo com o Programa Braztoa de Sustentabilidade. Entre outras práticas, o programa estimula os integrantes da entidade a praticarem atos como respeito à legislação, ações de responsabilidade social e minimização de impactos no ambiente natural. A iniciativa ainda visa a valorização do patrimônio histórico e cultural das localidades receptoras. E também promove o fortalecimento das economias locais e o estabelecimento de procedimentos éticos entre turistas, funcionários e fornecedores.

Festival gastronômico 'Sons e Sabores do Brejo' chega a Areia, PB

Roteiro será realizado neste sábado (29) e domingo (30).
Dez restaurantes, bares, docerias e lanchonetes participam.

O Festival Sons e Sabores do Brejo chega à cidade de Areia, no Brejo paraibano, neste fim de semana. Estão programadas diversas atividades culturais e gastronômicas. O evento tem como objetivo incrementar a cadeia produtiva do turismo nos municípios da região, além de proporcionar aos visitantes experiências significativas na gastronomia e cultural local. O roteiro será realizado neste sábado (29) e domingo (30).

O festival vai reunir dez restaurantes, bares, docerias e lanchonetes da zona urbana e rural cidade: Bar Recanto Mineiro, Aconcheg'art Pousada e Restaurante, Cachaçaria e Churrascaria O Barretão, Restaurante Bambu Brasil - Pousada Villa Real, Engenho Várzea do Coaty, Rancho Nova Vida, Confraria da Cachaça, Restaurante Rural Vó Maria, Restaurante Azul Histórico (Hotel Triunfo), Doceria e Cafeteria Perazzo, Pizzaria e Lanchonete Tropicana e A Casa do Doce.

“Os festivais gastronômicos são excelentes estratégias de mercado para o incremento da atividade turística de uma localidade, pois, contribuem para a divulgação do destino turístico e da cultura local, através dos grupos culturais de dança, folclore, a musicalidade e o artesanato”, explicou a gestora do projeto de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim.

Além do roteiro gastronômico, que contou com a consultoria do chef Adilson Santana para criação de novos sabores que resgatam as raízes regionais, com ingredientes como rapadura e a cachaça, o evento vai contar também com a apresentação do Grupo de Chorinho de Areia e Feira do Artesanato no pátio da Igreja do Rosário.

Este ano, o festival, que teve início em Solânea (21 a 23 de novembro), ainda será promovido nas cidades de Alagoa Grande (5 a 7 de dezembro) e Pilões (12 a 14 de dezembro).

G1






Presidenta da Câmara de Areia recebe Medalha como uma das melhores vereadoras do Brasil

A presidenta da Câmara de Vereadores de Areia, Ana Paula Gonzaga está em Belo Horizonte, onde recebeu na manhã desta sexta-feira (28), a Medalha Tiradentes Colar de Ouro, concedida a presidentes de Câmara, em dia com o Tribunal de Contas. A comenda foi entregue em sessão solene no encerramento do 1° Seminário Nacional de Membros de Mesa Diretora das Câmaras Municipais, que começou na quinta-feira (27), realizado no Centro de Convenções.

O evento teve a participação de vereadores de todo o país. São condecorados aqueles que demonstraram respeito e transparência com o dinheiro público, com significativos trabalhos prestados à comunidade.

A vereadora recebeu a Medalha emocionada com o reconhecimento de seu trabalho, realizado durante o mandato de presidenta da Câmara de Areia até dezembro de 2014

“Fiquei muito honrada em receber a Medalha Tiradentes, porque mostra o reconhecimento de todas as nossas lutas”.
Instituto Tiradentes

O Instituto Tiradentes foi criado em Viçosa/MG, em 2003, por um grupo de vereadores da Zona da Mata do Estado, com o objetivo de estimular e apoiar as iniciativas de ação comunitária e difundir o ideário de Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) para as novas gerações. O diretor do Instituto é o prefeito de Viçosa/MG, Angelo

Atualmente  o Instituto realiza eventos de capacitação por todo o Brasil, para qualificar gestores públicos, estimulando o debate entre empresários, políticos e intelectuais sobre temas ligados à administração pública.

Assessoria PMA

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Saúde Registra mosquito transmissor da chikungunya na PB

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) identificou a presença do mosquito Aedes albopictus em 89 municípios da Paraíba. O inseto é um dos principais transmissores da febre chikungunya, que, conforme o Ministério da Saúde, já registrou 828 casos no país. A informação foi revelada pela técnica responsável pelo combate à dengue e à febre chikungunya na Paraíba, Izabel Sarmento, durante capacitação promovida ontem pela manhã no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa. Para lidar com a doença que, conforme Izabel, tem 100% de chances de chegar ao Estado, médicos e enfermeiros estão sendo capacitados para identificar e tratar casos suspeitos.

A identificação da presença do Aedes albopictus preocupa, de acordo com Izabel, porque atualmente a Paraíba já possui a presença do Aedes aegypti nos seus 223 municípios, o que faz com que seja ainda maior a capacidade de transmissão nessas cidades.

“Com esses números, chegamos à conclusão de que a probabilidade de transmissão da doença nesses locais é ainda maior, o que faz com que tenhamos que alertar os municípios, que devem redobrar os cuidados e intensificar as ações”, comentou, acrescentando que esses números são imprecisos, pois nem todos os municípios informaram os dados à secretaria. “Acreditamos que pode ter bem mais. Já tivemos três casos da doença, que foram descartados, mas a chegada do vírus no Estado é algo inevitável”, alertou.

Para Izabel Sarmento, os fatores que podem propiciar a chegada da febre chikungunya no Estado são as regiões de divisa com outras regiões bem como a constante circulação de pessoas pelo país. Isso, aliado à presença dos dois tipos de mosquitos, causa alerta. A técnica ainda destacou outra preocupação da SES: o fato de 22 municípios do Estado estarem com estado considerado de risco a uma epidemia quanto ao mosquito da dengue. “Esse número reduziu com relação ao mesmo período do ano passado, quando registramos 47 municípios em estado de alerta. Queremos reduzir esses números, porque essa é uma situação que requer alerta, vigilância, principalmente em dezembro e janeiro, que, com chuvas esparsas, traz ainda mais perigo”, acrescentou.

Para combater e alertar quanto aos perigos da dengue e da febre chikungunya, a SES promoverá no próximo dia 6 de dezembro o dia 'D' de mobilização contra as doenças. “Essa é uma das ações que estamos fazendo no sentido de nos preparar para a chegada da doença. Primeiro, orientando a população e segundo nos organizando, qualificando profissionais da atenção básica, dos hospitais particulares e públicos, para, frente a um caso suspeito, saber como conduzir. Nos organizamos, qualificamos e nos preparamos para que se ocorrer a gente consiga ficar numa situação sob controle”, completou.

Além dessa ação, monitoramentos estão sendo feitos nos 22 municípios que estão em estado de alerta, além de ações como a passagem do caminhão 'fumacê'. Estes municípios, por possuírem índice de infestação acima dos 4% e estarem em alerta, estão recebendo uma atenção especial, porém todos os demais também estão sendo alvos de ações de controle vetorial dos mosquitos transmissores da dengue e da febre chikungunya, seguindo mobilização nacional do Ministério da Saúde em combate às doenças.

Portal Arara

Fonte : JP

Primeira parcela do 13º salário vence no próximo dia 30

Contagem regressiva para colocar a primeira parcela do 13º salário no bolso. Como este ano o dia 30 de novembro, prazo final para quitar a metade da gratificação, cai no domingo, o empregador deve antecipar o pagamento para o último dia útil anterior, ou seja, na sexta (dia 28) ou no sábado (dia 29), de acordo com o dia de trabalho.

Tem direito a bonificação natalina todo o trabalhador  com carteira assinada, bem como os aposentados, pensionistas e trabalhadores avulsos. Os empregados domésticos têm os mesmos critérios dos assalariados, para quem tem pelo menos um ano de casa. O abono será integral e equivalente ao salário de dezembro, sem descontos eferentes aos itens relacionados a vestuário, vale-transporte, refeições, entre outros.
O funcionário pode pedir o adiantamento da primeira parcela para receber junto com as férias, desde que seja solicitado por escrito no mês de janeiro de cada ano. Já o empregador só poderá realizar o pagamento de forma integral até o dia 30 de novembro, não sendo permitido deixar para pagar tudo na segunda parcela, que vence em dezembro.

Denúncias

O descumprimento dos prazos resulta numa multa de R$ 170,25 por empregado encontrado em situação irregular. Caso a empresa seja reincidente, o valor da multa dobra. A segunda parcela deverá ser paga até o dia 20 de dezembro.
As reclamações podem ser feitas por email, telefone e pessoalmente na consulta trabalhista.
Para fazer o cálculo do 13º, o trabalhador divide o salário de dezembro por 12 e multiplica o resultado pelo número de meses que o empregado trabalhou no ano. Além do tempo de serviço, entram no cálculo da gratificação as horas extras e as comissões adicionais. O empregado que tiver dúvidas do valor do décimo poderá procurar o seu sindicato e pedir para fazer os cálculos.


Fonte: Redação

UEPB oferta 300 vagas para Curso Técnico em Agropecuária do Campus de Lagoa Seca

A Escola Agrícola Assis Chateaubriand da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), instalada no Campus II, em Lagoa Seca, está com inscrições abertas para o curso Técnico em Agropecuária. Os interessados devem se dirigir à Secretaria do Curso, localizada no Sítio Imbaúba, Zona Rural de Lagoa Seca, das 08h00 às 10h45 e das 14h00 às 16h45, até o dia 17 de dezembro, ou no período de 2 a 12 de fevereiro de 2015. O início das aulas está previsto para 19 de fevereiro.

Ao todo estão sendo oferecidas 300 vagas, que serão preenchidas conforme ordem de chegada. As aulas serão prestadas gratuitamente através de sistema modulado, sendo focadas prioritariamente no ensino da Agricultura e Pecuária e destinadas aos alunos que concluíram o Ensino Fundamental, estão cursando o Ensino Médio/Superior ou que já tenham concluído o Ensino Médio/Superior.

O curso tem duração de dois anos e funciona nos turnos da manhã, das 07h00 às 11h00, e tarde, das 13h00 às 17h00, contando com laboratórios de informática e microbiologia, agroindústria, fruticultura, viveiro de mudas, máquinas agrícolas, biblioteca atualizada e área de zootecnia.

Documentos necessários

Para o aluno que concluiu o Ensino Fundamental é necessário apresentar, no ato da matrícula, cópias da Certidão de Nascimento ou Casamento; Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e Histórico Escolar; declaração de que está cursando o Ensino Médio; documentação pessoal (RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista e Comprovante de Residência); além de uma foto 3×4.

Já o aluno que concluiu o Ensino Médio deve apresentar cópias de Certidão de Nascimento ou Casamento; Certificado de Conclusão do Ensino Médio; Histórico Escolar; documentação pessoal (RG, CPF, Certificado de Reservista, Carteira de Trabalho, Comprovante de Residência e Título de Eleitor) e uma foto 3X4.

O aluno que está cursando o Ensino Médio deve apresentar Certidão de Nascimento ou Casamento; declaração de que está cursando o Ensino Médio; RG, CPF, Certificado de Reservista, Carteira de Trabalho, Comprovante de Residência, Título de Eleitor e uma foto 3X4.

Outras informações podem ser adquiridas através dos telefones (83) 3366-1244 e 3366-1297 ou pelo e-mail eaac@uepb.edu.br.

Da ascom/UEPB


Publicada lei que garante detecção precoce do câncer de próstata

Foi publicada no Diário Oficial da União a Lei 13.045, que garante a detecção precoce do câncer de próstata pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a publicação, as unidades de saúde da rede pública são obrigadas a fazer exames de detecção precoce do câncer de próstata sempre que, a critério médico, o procedimento for considerado necessário.

A lei prevê a sensibilização de profissionais de saúde por meio da capacitação e da reciclagem em relação aos novos avanços nos campos da prevenção e da detecção precoce da doença.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens – seguido pelo câncer de pele não melanoma. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total.

Ainda segundo o Inca, a doença é considerada um câncer da terceira idade, já que aproximadamente três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Na fase inicial, a evolução é silenciosa. Muitos pacientes não apresentam sintomas ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite). Já na fase avançada, o câncer de próstata pode provocar dor óssea, sintomas urinários, infecção generalizada e insuficiência renal.

A estimativa é que, neste ano, 68.800 novos casos de câncer de próstata sejam registrados no Brasil.

Agência Brasil




Esperancenses participarão do Campeonato Paraibano de Xadrez 2014

Imagem: Internet
Os enxadristas esperancenses Joaquim Virgolino, Estevão Brandão e Petrus Willian irão participar nos próximos dias 28, 29 de 30 de novembro do Campeonato Paraibano de Xadrez. A competição será realizada na capital paraibana na Escola Municipal Governador Leonel Brizola  que fica no Bairro Tambauzinho, na Rua Maria Caetano Fernandes de Lima, 488, a competição será realizada pela Federação Paraibana de Xadrez (FPBX) com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa, tem a direção de Francisco Cavalcanti e Arbitragem de AR Ivanilson Pereira da Silva, AA Fernando Sá de Melo e AA Luciana de Fátima Dantas de Oliveira

OBJETIVOS

Definir o campeão paraibano de xadrez de 2014 e movimentar o Elo CBX/FIDE de xadrez clássico entre os enxadristas do Estado.

SISTEMA, RITMO DE JOGO E EMPARCEIRAMENTO

Sistema: Suíço em 5 rodadas
Ritmo 90’ + 30’’ por lance, preferencialmente, ou 120’ KO.
Programa de Emparceiramento: Swiss Manager

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

1º – Confronto Direto (Código 11)

2º – Buchholz com corte do pior resultado (Código 37)

3º – Buchholz sem corte (Código 37)

4º – Sonneborn-Berger (Código 52)

5º – Maior número de vitórias (Código 12)

PROGRAMAÇÃO

Dia 28.11.2014 (sexta-feira)

18h30 – Congresso Técnico

19h00 – I Rodada

Dia 29.11.2014 (sábado)

09h00 – II Rodada

15h00 – III Rodada

Dia 30.11.2014 (domingo)

09h00 – IV Rodada

14h00 – V Rodada

Premiação e encerramento logo após o término da V rodada.
Entrega de títulos honoríficos ao casal Fernando Melo e Ana Sá de Melo, com coquetel oferecido aos presentes, na ocasião.

PREMIAÇÃO: R$ 3.000,00

Masculino absoluto:

1º colocado R$ 600,00

2º colocado R$ 500,00

3º colocado R$ 400,00

4º colocado R$ 300,00

5º colocado R$ 200,00

Feminino:

1ª colocada R$ 300,00

2ª colocada R$ 200,00

3ª colocada R$ 100,00

Sub-16:

1º colocado R$ 200,00

2º colocado R$ 100,00

3º colocado R$ 100,00

Obs.: Os prêmios não serão cumulativos.

Desde já desejamos muita sorte aos nossos enxadristas e que representem bem nossa cidade.

Andradenoticias.com


Câmara aprova em 2º turno PEC que aumenta repasse a municípios

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (26), o aumento de um ponto percentual dos repasses de impostos federais ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A medida está prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 426/14, do Senado, que deve ser promulgada ainda neste ano para surtir efeitos em 2015.

De acordo com a proposta, em julho de 2015 passa a vigorar metade do novo repasse e, em julho de 2016, a outra metade será acrescida.

A Constituição determina que a União repasse ao FPM um total de 23,5% do produto líquido da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Com a PEC, o total passa a 24,5%.

Na última previsão da Secretaria do Tesouro Nacional, serão distribuídos neste ano R$ 65,9 bilhões ao FPM. Até outubro, o Tesouro repassou R$ 49,7 bilhões.

O fundo funciona desde 1967 e sofreu várias mudanças ao longo das décadas. Atualmente, é feito um repasse de 22,5% a cada dez dias; e 1% é acumulado durante um ano para repasse integral em dezembro de cada exercício.

Sistemática semelhante será usada para o repasse adicional proposto pela PEC para julho de cada ano. O dinheiro será acumulado para entrega total nesse mês.

A PEC 426 foi relatada na comissão especial pelo deputado Danilo Forte (PMDB-CE) e obteve, em Plenário, o voto favorável de 349 deputados.

Recursos em queda

Os municípios querem o aumento de recursos do FPM para compensar a queda do total repassado ao fundo nos últimos anos, provocada pela desaceleração da economia e por estímulos à indústria com desoneração da carga tributária por meio da diminuição do IPI.

Segundo a versão da lei orçamentária de 2015 enviada pelo governo, estão previstos R$ 72,8 bilhões de repasses ao FPM. Se mantida essa arrecadação, a PEC garantirá cerca de R$ 1,5 bilhão a mais em 2015.

Além dos recursos do FPM, os municípios têm direito ainda a 25% dos recursos repassados pela União aos estados por meio do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e dos recursos repassados aos estados conseguidos com a Cide-combustíveis, cuja partilha está prevista na Constituição. Entretanto, a alíquota dessa contribuição é zero desde 2012.

Os repasses às prefeituras são feitos com base em parâmetros divulgados anualmente pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em razão da população de cada município e da renda per capita do estado.

Construção coletiva

Segundo o relator, o aumento do repasse pelo fundo interrompe um cenário de dificuldades para municípios localizados nas regiões mais pobres do Norte e do Nordeste, mas ainda é pouco.

Danilo Forte ressaltou que a proposta foi a possível de ser construída. “Tivemos uma construção coletiva em busca de um consenso entre o governo e as demandas das prefeituras, representadas por suas associações. Esperamos que isso seja o começo de um novo pacto federativo”, afirmou.

Ele lembrou que cerca de 86% dos municípios, que têm população inferior a 56 mil habitantes, dependem dos recursos do FPM.

Marcha dos prefeitos

O aumento do repasse ao FPM tem sido reivindicado há vários anos em movimentos como a Marcha dos Prefeitos. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) defendia um aumento de dois pontos percentuais.


CD

Urgente: Recém nascido é raptado de dentro do Hospital Regional de Guarabira

Hospital Regional de Guarabira
Uma criança recém nascida foi raptada de dentro da enfermaria do Hospital Regional de Guarabira, na manhã desta quinta-feira (27). De acordo com as primeiras informações chegadas à nossa redação, uma mulher vestindo uma blusa de cor laranja seria a responsável por ter levado a criança.

Um taxista entrou em contato com Polícia Militar dizendo que havia deixado uma mulher com uma criança numa residência no bairro Alto da Boa Vista. A PM foi até lá e já conseguiu localizar a criança, que está sendo levada de volta ao Hospital Regional.

Maria da Conceição Batista, 20 anos, mãe do bebê, está internada desde a ultima terça-feira à tarde, quando deu entrada no hospital para dar a luz. Ela é da cidade de Belém.

Ainda de acordo com as primeiras informações colhidas, a acusada do rapto do bebê, teve a ajuda de uma irmã. Ela contou a policia que ganhou uma criança em João Pessoa, que veio a falecer, por isso, resolveu “pegar” uma criança para ela.

O caso está sendo apurado pela polícia, que não passou o nome da acusada à imprensa. Nosso repórter Juka Martins está no hospital Regional acompanhando todo o trabalho da polícia.

Por Juka Martins


Portalmidia.net

Ricardo Coutinho concedeu sua primeira entrevista no Brejo depois de reeleito

O governador reeleito Ricardo Coutinho (PSB) nas eleições 2014, concedeu sua primeira entrevista ás Rádios Rural e Cultura de Guarabira e ao Portal Nordeste1, onde diversas lideranças políticas da região do Brejo paraibano prestigiaram a entrevista.

Ricardo parabenizou a passagem do aniversário de Guarabira, onde já autorizou para a pavimentação do contorno rodoviário da cidade, interligando as rodovias PB-057 e PB-073. O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), vai investir R$ 9,6 milhões no contorno, que terá uma pista dupla de 4,5 km de extensão e vai evitar o tráfego de veículos pesados no centro do município.

Na oportunidade, o governador agradeceu de público o apoio e a parceria do empresário João Rafael de Aguiar. Segundo Ricardo, “essa foi uma aliança fundamental firmada antes mesmo do pleito eleitoral”. O ex-governador Roberto Paulino esteve ao lado de Ricardo nas inaugurações de alguns obras que o governo do estado fez na região do brejo na última quarta-feira (26).

O auditório da Rádio Rural, ambiente onde foi concedida a entrevista, ficou tomado por alguns prefeitos e vice-prefeitos, vereadores e seguidores do governador.


Nordeste1.com

Em Solânea: RC inaugura obras, anuncia binário e abatedouro

O governador Ricardo Coutinho prestigiou, nessa quarta-feira (26), os 61 anos de emancipação política da cidade de Solânea. Na ocasião, ele inaugurou obras e anunciou que o município vai ganhar um binário, que dará mais mobilidade aos motoristas e moradores. O projeto está em elaboração na Superintendência do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Suplan).


“É uma obra importante, estruturante. O projeto está na Suplan para que a gente possa resolver o gargalo de trânsito de uma cidade que é um corredor, aqui no Brejo, com fluxo de muitos automóveis”, observou o governador.


Ricardo também lembrou que a cidade vai ganhar um dos mais modernos abatedouros do Nordeste, equipamento automatizado que vai atender à demanda de abate de animais de toda Região. “No próximo ano, estaremos juntos aqui para inaugurar um dos mais modernos abatedouros do Nordeste e esse projeto do Pacto Social vai atender toda a região”, adiantou.


O abatedouro tem investimentos de R$ 2,7 milhões e o terreno possui 20 mil metros quadrados de área. Desse total, o espaço construído será de 840 metros quadrados. O equipamento terá capacidade de realizar 70 abates por dia de bovinos, suínos, caprinos e ovinos.


Ao lado do prefeito Beto Brasil, o governador ainda inaugurou as obras de drenagem e pavimentação da Avenida Pernambuco, investimento de R$ 250 mil por meio do Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba. A implantação de adutoras no Brejo também foi obra destacada por Ricardo Coutinho.


O prefeito de Solânea, Beto Brasil, destacou que tem sido importante a parceria com o Governo do Estado, com a realização de muitas obras, e reafirmou o propósito de novas parcerias nos próximos anos. “O governador olha para todos os 223 municípios e Solânea tem sido muito beneficiada”, comentou.


Os prefeitos de Bananeiras, Douglas Lucena; Alcione Beltrão, de Alagoinha; Luis Carlos Francisco, de Casserengue; e o prefeito de Arara, Eraldo Fernandes, prestigiaram a solenidade.

Secom-PB




quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Ônibus cai em ribanceira e passageiros são atacados por abelhas

Um ônibus intermunicipal que faz a linha Campina Grande- Esperança, ambas no Agreste paraibano, caiu em uma ribanceira após o motorista perder o controle do veículo. Apesar de ninguém ficar ferido, os passageiros foram atacados por abelhas. O acidente ocorreu na terça-feira (25), na BR-104.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, um dos pneus no veículo estourou e o motorista não conseguiu fazer com que o ônibus permanecesse na pista. Os dez passageiros tiveram apenas escoriações leves.

O fato inusitado é que ao cair no barranco um enxame atacou o ônibus e as abelhas prejudicaram o socorro das vítimas.


Iracema Almeida

Artesãos paraibanos terão trabalhos comercializados em São Paulo

O Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) levará o trabalho de 321 artesãos paraibanos de 32 grupos e associações para a feira “Mãos do Brasil”, que será realizada no período de 12 a 20 de dezembro, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

O evento tem como organizador o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) e contará com a participação dos paraibanos dos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Cabaceiras, Borborema, Pitimbu, Lucena, Ingá, Pontina, Boa Vista, São Sebastião do Umbuzeiro, Boqueirão, Galante, Gurinhém e Cabedelo.

Para a gestora do PAP, Lu Maia, a iniciativa é uma oportunidade dos visitantes prestigiarem o trabalho da Paraíba durante o período natalino, que possibilita a ampliação da produção e venda. 

“Os artesãos trabalham durante todo o ano e estas feiras oportunizam o aumento dos lucros. Paralelo a este evento, já teremos iniciado o Salão de Artesanato da Paraíba, na orla do Cabo Branco, em João Pessoa, para conseguir atender toda a demanda dos turistas”, comentou.

Tipologias – Entre o artesanato que será exposto estarão a diversidade dos brinquedos populares (carrinho, pião, caminhões, ioiô, peteca, cavalo de pau, carrapeta, brinquedos de vara, carrossel e roda gigante), cerâmica (esculturas, instrumentos, arte sacra e anjos), couro (chapéus, cintos, bolsas e sandálias), fibra (velas, flores, caixas, bonecas, frutas, abajur e castiçal), fios (bordado, labirinto, macramê, renda, tecelagem), madeira (caixas, porta-lápis, casinhas regionais, fachadas de casas, carros e chaveiros), metal, ferro (esculturas de sucata, pulseiras, brincos e colares folheados a ouro), pedra (jóias), osso (bijuterias), produtos diversos em algodão colorido e habilidades manuais (bordados em jogo americano, colcha, peso de porta, almofada, toalhas e passadeiras).

O espaço total do evento será de 18 mil m², sendo destinado para cada Estado um estande de 100 m², para exposição e comercialização dos seus respectivos produtos regionais. O aumento da comercialização do artesanato é um dos principais objetivos do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) em todas as unidades federativas. Nesse sentido, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) doou um caminhão-baú a todos os Estados para auxiliar no transporte e vendas do artesanato, bem como, viabilizar a presença dos artesãos nos eventos de todo o país.


Fonte: Secom-PB

Prefeito Bôda é absolvido pelo Tribunal Regional Federal

Hildon Regis Navarro Flho/ Bôda
O Tribunal Regional Federal, 5ª Região sediada em Recife, julgou improcedente, por unanimidade, o processo em que o prefeito de Alagoa Grande, Hildon Regis Navarro Filho (Bôda), respondia.

A ação de improbidade administrativa contra Bôda já tinha sido votada em primeira instância pelo Tribunal da cidade de Campina Grande.
Na tarde desta terça-feira (25), os Desembargadores reconheceram que o prefeito era inocente das acusações e o inocentaram por unanimidade.


Bôda, que teve sua contas aprovadas pelo Tribunal de Contas, relativa ao seus dois últimos mandatos, teve como advogados de defesa Johnson Abrantes, Eduardo Abrantes, Arthur Navarro e Bruno Lopes. E estará apto, caso deseje, para disputar as próximas eleições para prefeito.

Blog do Rildo


Mudança de comando de batalhões não atingirá Guarabira

Ten. Coronel Valério – comandante
As forças de Segurança Pública da Paraíba, fizeram um remanejamento de comandantes de batalhões de polícia, no Estado. Essa mudança atingiu várias regiões, exceto a de Guarabira. O coronel Valério, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, não foi remanejado. Ele permanecerá por mais um ano a frente do comando da segurança no Brejo.

A secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social realizou nesta terça-feira (25) o remanejamento de seis comandantes de batalhões da Polícia Militar da Paraíba. A edição do Diário Oficial do Estado de ontem trouxe os nomes dos oficiais da PM que mudam de comando. Além da troca de funções, houve a nomeação de cinco novos gestores.

O coronel Lívio Sérgio Delgado de Carvalho deixa o comando do 2º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Campina Grande, e passa a comandar a 1ª Região Integrada de Segurança Pública (Reisp). Já o 2º Batalhão passa a ser comandado pelo major Gilberto Felipe da Silva. O tenente coronel Enéas da Cunha Rolim Neto deixa o 3º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Patos, para assumir o 6º Batalhão na cidade de Cajazeiras. Para ocupar a função deixada por ele, foi designado o tenente coronel Francisco Rubens de Andrade Campos. Já o major Antônio Guedes Neto, que era do 6º BPM, vai responder agora pelo 13º BPM, sediado na cidade de Itaporanga.

O major João Batista Leite Guimarães, que era subcomandante do 10º BPM (Esperança), vai responder pela mesma função, porém no 2º BPM. Quem assume o subcomando do 10º BPM é o capitão Adalireno Samaroni Delgado da Costa. Já a capitã Luciana Firme de Souza foi designada para assumir o comando da Companhia Independente de Queimadas

O capitão Kelton da Silva Pontes, que era responsável pelo comando da Companhia Independente de Bayeux, vai assumir a Companhia Independente de Alhandra. Já a Companhia de Bayeux passa a ser comandada pelo capitão Sérvio Túlio Cavalcanti Ramalho.


O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) passa a ser comandado pelo major Otávio José de Melo Ferreira. O 14º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Sousa, passa a ser comandado pelo major Rômulo Ferreira de Araújo.

Portalmidia.net

por Michele Marques





Personagens da terra: os construtores de Solânea nos seus 61 anos de emancipação

A Antiga Vila Moreno, conhecida como Princesa do Brejo, hoje Solânea, a 130 km da capital paraibana, alcançou sua independência e emancipação política graças ao bananeirense Humberto Coutinho de Lucena, na época deputado estadual. O projeto de lei de número 967, que criou o município solanense foi de sua autoria e foi sancionado em 26 de novembro de 1953 pelo então governador João Fernandes de Lima, nome esse estampado até hoje em sua Avenida Principal.

Os dois primeiros prefeitos, Antônio Tancredo de Carvalho e Luiz Ferreira de Melo foram nomeados em 1954 pelo então governador. O primeiro prefeito eleito foi Waldemar Nóbrega, que governou de 1954 a 1958.

Um dos primeiros prefeitos nomeado, Luiz Ferreira de Melo, foi um dos maiores benfeitores do início do crescimento da cidade. Por se tratar de um dos maiores produtores de sisal da região. Luiz Cachiado, como era conhecido, empregou dezenas de pessoas na exploração de cordas de sisal.

De 1958 em diante começaram a aparecer outros grandes nomes, principalmente na família Rocha, que governou o município por 18 anos. João Elísio da Rocha de 58 a 63, e de 73 a 76. Já Waldomiro Jayme da Rocha governou de 77 a 82 e de 89 a 92.

Para os solanenses acima dos quarenta anos de idade, as obras de maiores portes no município foram construídas no governo Waldomiro Rocha. O Hospital  de Solânea, o mercado público, o antigo SESP, hoje Policlínica e a adutora da Cagepa para Casserengue, que a época era distrito de Solânea.

Além dos “Rocha”, os solanenses tiveram dois grandes administradores: Epifânio Plácido da Silva, autor da construção do prédio da  Prefeitura e de umas das praças públicas mais lindas da região. Ele governou de 1963 a 1968. O outro foi Jacob Soares Pereira, que construiu 50 obras em 4 anos, sendo que as duas de maiores destaques foram: a rodoviária e o Cine Municipal, que embelezam até hoje o centro de Solânea. Jacob governou de 69 a 72.

Depois vieram outros destaques como, por exemplo, Arnóbio Alves Viana, que governou seis anos e conseguiu acabar com um dos maiores problemas existentes na cidade: as casas de palha.

Entre os empresários e comerciantes, os que mais contribuíram para o crescimento de Solânea foram: José Jofre da Rocha, Belísio Pessoa, Luiz Cachiado, Macilom Pinto, Luiz Ozélio de Carvalho, Pedro Miguel, José de Castro, Sebastião da Florinha, Antônio Alves de Macêdo (Tota da Tecimalhas), João Fernandes, João Fausto Pinto, Severino da Costa Maranhão (DIno), Maria Moreira(Maria Verde), entre tantos outros.

As pessoas mais folclóricas são: Geni do Jornal, Toinho do Palmeiras, professora Domera, parteira Maria Tinto, Dona Pessoa e Bililiu Refeições, Araújo e Pillaca, Antônio Cabeção,  Vicente Barbeiro, Pedro Galego, Pedro dos Índios e João Cali-Boca.

Personagens ‘anônimos’

Solânea também contou com imigrantes para ser construída. Podemos citar alguns estrangeiros como Pe. Lambert de Grott, Pe. Mateus Grum e Pe. Leonardo Vicers, que contribuíram na reconstrução de Santa Fé nos anos 70, local atualmente conhecido mundialmente como Santuário de Santa Fé. Padre Leonardo destacou-se mais por ser o mais jovens. No final dos anos 80 e início de 90 construiu,  junto a alguns ‘discípulos’ o Abrigo Menino Jesus e o Conjunto Padre Leonardo, onde seu corpo foi sepultado.

Entre os que seguiram o religioso na sua missão de construir obras em benefício do povo solanense o imigrante remigense Manoel Balbino da Silva, que veio morar em Solânea nos anos 40, e tornou-se uma das pessoas de maior confiança de Padre Leonardo. Juntos, eles construíram outras grandes obras em prol da comunidade solanense.

Outra grande personalidade de imigração foi dona Severina Almeida. Vinda de Barra de Santa Rosa, também nos anos 40, destacou-se na área de alfaiataria, sendo uma das maiores costureiras da Paraíba. Dona Mocinha, como era conhecida, era famosa por confeccionar ternos e paletós para as grandes autoridades paraibanas.

E as mulheres também arregaçaram as mangas para ajudar no crescimento da cidade. Entre as que iniciaram os primeiros passos educacionais de Solânea podemos citar Ernestina Pinto (in memorian) e  Dona Domerina Maria de Oliveira, de 96 anos de idade.

Solânea e a história da Maçonaria

Na história de Solânea também podemos contar com a tradição Maçônica. A Loja Maçônica José Pessoa da Costa foi fundada em 20 de setembro de 1969 e regularizada em  19 de setembro de 1970, pelos fundadores: Adauto Silva, Alfredo Fabrício, Antônio Alencar, Arthur Silva, Cláudio Rodrigues, Cleto Pompílio de Melo, Clodoaldo Nunes, Ducastel Imperiano, Epifânio Plácido da Silva, Eudifas da Silva Magalhães, Francisco Alves, Harrisson Nogueira Pinto, , Joaquim de Araújo, Manoel Cândido da Silva, Manoel Venâncio, Petronilo Viana e Severino Carneiro de Oliveira.

O Clube das Samaritanas

O Clube das Samaritanas foi fundado em 19 de agosto de 1981 no Veneralato do irmão Edson Carneiro de Carvalho, tendo como sua primeira presidente, Solange Araújo e Silva e vice-presidente, Maria José Menezes Rodrigues. Atualmente o clube das Samaritanas conta com um quadro de 31 senhoras.

Por Luís Almeida

Focando a Notícia


Guarabira completa 127 anos de emancipação política nesta quarta (26)

A cidade de Guarabira, localizada no Piemonte da Borborema, no Estado da Paraíba, completa nesta quarta-feira (26), 127 anos de emancipação política. A “Capital do Brejo” é uma das cidades paraibanas de maior destaque da região, com uma área de 149,50 quilômetros quadrados, o município ocupa o 115º lugar em extensão territorial no Estado e possui uma posição geográfica invejável, pois fica a apenas 98 quilômetros de distância de João Pessoa, 100 quilômetros de Campina Grande (mais populosa cidade do interior nordestino), 199 quilômetros do Recife, 145 quilômetros de Natal (um dos maiores polos turísticos do Brasil) e a 230 quilômetros de Caruaru (grande centro comercial nordestino).

No início onde hoje é Guarabira, existia apenas um pequeno povoado. Onde aqui chegou o português José Rodrigues Gonçalves da Costa Beiriz, considerado o verdadeiro fundador da cidade. Com ele, trouxe uma imagem de Nossa Senhora da Luz e construiu uma capela em homenagem à Santa, que veio a se torna padroeira da cidade.

A população começou a crescer, sendo elevada à categoria de Vila Independência, no dia 27 de abril de 1837. Devido a sua localização geográfica, pelos rios que por ela passavam e pelo solo fértil, Guarabira continuou crescendo sendo elevada à categoria de cidade no dia 26 de novembro de 1887.

A bandeira oficial de Guarabira, predomina-se nas cores vermelho, preto e brancoO nome Guarabira vem do Tupi-guarani da expressão “Guará-pora”, o “ubira” que significa morada. Como nestas terras habitavam muitas garças ao redor de uma grande lagoa existente no passado, a palavra Guarabira pode ser traduzida como “Morada dos Guarás” ou “Berço das Garças”.

Por Geano Sousa

Portalmidia.net


terça-feira, 25 de novembro de 2014

A Padroeira de Areia. (Dia 09 à 29 de Novembro) A Peregrinção da Imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Com esta saudação Isabel veio com alegria acolher a Maria, no dia em que Maria chegou em sua casa, em sua família. Ao contemplarmos a ida de Maria a casa de Isabel e a saudação de Isabel em acolher a Maria, vemos os primeiros passos da vida da ação missionária e evangelizadora da nossa Igreja, e portanto de toda comunidade: a Pastoral da Visitação e a Pastoral da Acolhida.

A Virgem Santíssima nos revela nesta atitude de visitação o Deus que vem ao nosso encontro, e que com carinho nos acolhe. De fato, hoje precisamos nos sentir acolhidos, percebidos e incluídos, e não desprezados, Muitos esperam por este momento de graça, tanto para quem visita como para quem é visitado, pois “há mais alegria em dar do que receber”. A visita e a acolhida sempre deixam algo de novo e de bom para a nossa vida: encontros e reencontros, lembranças e recordações, histórias de vida e compromissos, sobretudo de fraternidade e de solidariedade, além da alegria e da paz.

Desejamos que esta experiência da Visitação da Imagem de Nossa Senhora da Conceição as nossas Comunidades Rurais e Distritos, fortaleça ainda mais o trabalho missionário e evangelizador da nossa Igreja: saber visitar (sair de si para ir ao encontro do outro) – saber acolher (se abrir para receber o outro).

TEMA:

“Como posso merecer que a Mãe do meu Senhor venha me visitar”. (Lucas 1).

 Fraternalmente,

Pe. Jandeilson Alencar

Pe. José Antônio.

Fonte: paroquiaconceicaoareia200.com.br


Programação Cultural da Festa da Padroeira de Areia

 O Roteiro Cultural da Festa

Inicia-se no dia 05 de Dezembro grandes Atrações Culturais.

A comemoração religiosa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição se estende até o dia 08, Com a Missa Solene as 09hs (Bispo Dom Lucena) e a Procissão e Missa às 15:30hs.

Durante os dias 05,06 e 07de programação do evento será realizado os momentos Culturais com: (Bandas Marciais, Artesão, Culinária, Dança, Teatro, Capoeira e Show ao vivo.

Estamos Bastante otimista para fazemos juntos uma grande festa pra Nossa Senhora da Conceição, por tanto seja todos bem vindo a Matriz de Areia-PB.

Fonte: paroquiaconceicaoareia200.com.br

Reajuste de 20,83% nas contas da Energisa gera impacto no bolso dos paraibanos

O reajuste de 20,83% concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) à Energisa vem causando um efeito devastador na economia paraibana, na avaliação economistas entrevistados pelo ClickPB. Os novos valores tarifários que vem sendo cobrados desde setembro, atingiu as contas de energia dos paraibanos que residem em municípios atendidos pela Energisa.

 A Energisa havia solicitado um reajuste de 27,23% mas o órgão regulador autorizou 20,83. Seis municípios atendidos pela Energisa Borborema -- Boa Vista, Campina Grande, Fagundes, Lagoa Seca, Massaranduba e Queimadas -- não foram atendidos pelo reajuste, uma vez que a revisão tarifária da companhia somente será avaliada no mês de fevereiro de 2015. Ficaram de fora os moradores de Pedras de Fogo, que são atendidos pela Celpe (PE).

O reajuste das tarifas da Energisa Paraíba, tiveram aumento médio de 21,81%. Para consumidores residenciais, as tarifas subiram 21,43%, e para grandes consumidores, como indústrias, 22,75%. A Energisa atende 1,3 milhão de unidades consumidoras na Paraíba.


Clickpb.com

Municípios da Paraíba irão receber R$ 112 milhões do FPM

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou na sexta-feira (21), a estimativa dos recursos que deverão ser repassados pela União às prefeituras brasileiras no mês de dezembro, referente ao 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo a entidade, esse percentual, oriundo dos impostos federais, corresponde a R$ 3,470 bilhões, dos quais R$ 112,1 milhões ficarão com os 223 municípios paraibanos.

O dinheiro deverá ser creditado na conta das prefeituras até o dia 10 de dezembro.
No caso da Paraíba, conforme as estimativas da Confederação dos Municípios, o repasse do 1% este ano deve ser 12,1% maior que o montante recebido no ano passado, quando o governo federal transferiu para as prefeituras paraibanas R$ 100.102.493.

No Estado, em 2014 a maior parte dos recursos, cerca de 25,8%, ficará concentrada nos 10 maiores municípios, que juntos, este ano, receberão da União R$ 29.053.191,34.
No ranking das maiores valores, João Pessoa aparece com R$ 14,7 milhões, seguida por Campina Grande, com R$ 3,6 milhões. As outras oito cidades receberão entre R$ 1,8 milhão e R$ 1,1 milhão.

Na outra ponta, os menores municípios, enquadrados no coeficiente 0.6 do FPM, receberão, cada um, R$ 300.516,75.
Nesse grupo estão Aparecida, Cuité de Mamanguape, Pedra Branca, Boa Vista, Baía da Traição, Cabaceiras, Cachoeira dos Índios, Montadas Cubati, Riachão, Prata, Gado Bravo, Serra da Raiz, São Mamede, dentre outros.

Ascom






UM EVENTO PARA MARCAR A HISTÓRIA DE ESPERANÇA!

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, a festa dos 89 anos de emancipação política de Esperança será marcada pelos shows de duas grandes atrações da música religiosa nacional: ANDRÉ VALADÃO E TONY ALYSSON. Evangélicos e católicos, demais pensamentos ou filosofias religiosas e de vida, terão espaço para reflexão e bênção. Uma super estrutura de palco, som e iluminação compõe a estrutura do evento. Agora, só falta você para que tudo aconteça de forma grandiosa. O prefeito Anderson Monteiro e a Prefeitura de Esperança lhes esperam para essa festa “Histórica e Cristã” abrindo dezembro em família.

SECOM – PME.



Ex-aluno do Centro de Humanidades lança livro sobre município de Caiçara nesta terça-feira (25)

Nesta terça-feira (25), no Auditório do Centro de Humanidades (CH), acontece o lançamento do livro “Caiçara: uma visão geográfica do espaço físico e socioambiental”, escrito por Valdenir Laurentino dos Santos, ex-aluno do Departamento de Geografia do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira.

A obra será lançada nos turnos tarde, às 14h, e noite, às 19h. Publicado pela editora Ideia, o livro versa sobre assuntos interdisciplinares, desde fatos históricos até o tratamento de temas relacionados ao meio físico, a formas de ocupação e a questões ligadas à natureza.

Além de ser graduado em Geografia, o autor possui especialização em “Geografia e território: planejamento urbano, rural e ambiental”, pela UEPB. Também é professor da Educação Básica no município de Caiçara.

Da Ascom-CH