quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO BREJO PARAIBANO TÊM ROTEIROS TURÍSTICOS INSERIDOS NO 'GUIA ROTA 101'

O ‘Guia Rota 101 Nordeste’ vai trazer roteiros turísticos de 15 municípios paraibanos. A ‘Rota 101’ é um projeto que está sendo desenvolvido por meio de um convênio entre a Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE) e os governos estaduais, cujo objetivo é proporcionar novas opções de destinos para os turistas que estarão na região durante o período da Copa Mundo de futebol, em 2014.

O ‘Rota 101’ prevê a inclusão de roteiros turísticos pelo interior dos estados que estejam a uma distância de até 135 km das sedes dos jogos. Os municípios paraibanos inseridos no projeto são João Pessoa, Cabedelo, Lucena, Conde, Pitimbu, Campina Grande, Areia, Bananeiras, Alagoa Nova, Alagoa Grande, Serraria, Pilões, na região do Brejo, além de Ingá, Baia da Traição e Mataraca.

De acordo com consultora de Planejamento da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Débora Luna, todos os empreendimentos a serem apresentados para a inclusão na ‘Rota 101’ contemplam os pré-requisitos que atendam de forma satisfatória aos visitantes. São levados em consideração uma série de informações e opções para os turistas sobre a oferta de hotéis, pousadas, restaurantes, bares e atrativos turísticos ao longo da rodovia.

Inicialmente, estavam previstos oito municípios (João Pessoa, Cabedelo, Lucena, Conde, Pitimbu, Campina Grande, Areia e Bananeiras) como integrantes do guia. Durante reunião ocorrida nesta terça-feira (22), os representantes dos órgãos de turismo da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas decidiram pela ampliação de oito para 15 municípios paraibanos.

Débora Luna informa que esteve em Recife acompanhada da diretora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Alessandra Lontra. As duas técnicas fizeram a apresentação dos roteiros paraibanos durante reunião. Cada um dos quatro estados terá a oportunidade de inserir seus melhores roteiros para publicação em 60 páginas do guia. Ao todo, o material terá 240 páginas, todas coloridas.

Débora Luna afirmou que a Paraíba terá um diferencial a mais no roteiro em função da inclusão de cidades que ficam no limite dos 135 km da BR-101, como os municípios do Brejo que fazem parte do Projeto Cultural Caminhos do Frio. “A maioria dos roteiros já apresentados pelos outros estados traça uma linha de sol e mar, como o Rio Grande do Norte, que selecionou 18 cidades que reforçam o potencial de seu litoral.

Nós estamos investindo na cultura e gastronomia do interior também”, enfatizou a executiva.
O Guia de Turismo será formatado para aplicativos para smartphones e tablets, e será concretizado por meio de material impresso contendo 240 páginas coloridas – 60 páginas para cada estado – e que serão distribuídos para os turistas durante os eventos da Copa do Mundo. A próxima reunião acontecerá em João Pessoa, na próxima semana, onde deverão ser definidas estratégias de divulgação do novo produto e os custos a serem arcados por cada estado.

paraiba.pb.gov.br
Imagem: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário