sexta-feira, 21 de março de 2014

AREIA RECEBE EXPOSIÇÃO ITINERANTE SOBRE BIODIVERSIDADE DO SEMIARIDO


A cidade de Areia, no brejo paraibano, é o primeiro município do Estado a receber a exposição itinerante sobre a diversidade do semiárido brasileiro, que é realizada através do Programa de Pesquisa do Semiárido da Universidade Estadual de Feira de Santana/BA.

A mostra está sendo exposta no térreo do Solar José Rufino e é realizada em parceria com a Secretaria de Educação do município, que disponibilizou o espaço físico para proporcionar aos alunos da rede municipal, estadual e particular e também ao público em geral, um maior conhecimento sobre o tema.

O programa tem como objetivo central articular a competência regional e nacional para que o conhecimento da biodiversidade brasileira seja ampliado e disseminado de forma planejada e coordenada. Ele está estruturado em três componente principais: inventários, coleções e temáticos e possui diversos núcleos regionais e projetos parceiros pelo país.

Para a secretária de Educação, Márcia Gondim, a parceria com o programa é salutar, pois visa ampliar as várias formas de conhecimento que a população pode adquirir.

Na tarde desta terça-feira (18), o biólogo responsável pela mostra, André Melo, vai realizar uma palestra para explanar o tema, sua importância e seus objetivos. Segundo ele, a região do semi-árido brasileiro constitui uma reserva de biodiversidade ainda pouco explorada no que se refere a sua biota e, por isso, com grande potencial para a produção de moléculas bioativas desconhecidas ou de eficiência superior as que já são conhecidas.

“Repassar esses conhecimentos para a população é fundamental para incentivar a preservação dessas áreas e assim expandir a consciência ecológica e, nada melhor do que começar pelos alunos, no ensino de base”, destacou.

O PROGRAMA

O programa de Pesquisa em Biodiversidade- PPBio foi criado pelo MCTI em 2004, incluído no Plano Plurianual do Governo Federal e oficializado pela Portaria MCT nº 268 de 18 de junho de 2004, que define seus objetivos. Posteriormente, o programa foi expandido para o Semiárido, mediante colaboração com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Em 2010, a Mata Atlântica também foi abrangida pelo PPBio, por meio de um projeto piloto, no âmbito do Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas para a Biodiversidade (PROBIO II), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Por meio de ações da rede Com Cerrado, o PPBio também passou a abranger, recentemente, o bioma Cerrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário