segunda-feira, 26 de novembro de 2012

POPULAÇÃO AREIENSE VOLTA A SOFRER COM A FALTA D'ÁGUA



Infelizmente na Paraíba, não só os sertanejos estão sofrendo com a pior estiagem dos últimos 50 anos. No Brejo, região tradicionalmente conhecida pelo grande numero de mananciais o suplicio da população també é grande devido aos efeitos da seca.

Em alguns municípios a cena de pessoas com baldes e bacias nas mãos em busca da água que vem sendo distribuída por carros pipas já virou rotina,o pior disso tudo é que essa cena se repete durante boa parte do ano, já que o serviço da CAGEPA (Companhia de Água e Esgoto da Paraíba), é bastante falho na região.

A Barragem Barra de Camará, que seria a solução para todos esses problemas, foi de água a baixo e sua reconstrução, segundo comenta-se, anda a passos de tartaruga. O governo do estado inaugurou a Barragem de Jandaia na região de Bananeiras, mas assim como a Barragem Saulo Maia no município de Areia sem a respectiva adutora para a distribuição d’água pela rede de abastecimento as Barragens são de pouca serventia para a população, a não ser pelo abastecimento por carro pipa.

Na cidade de Areia, município privilegiado no que diz respeito a  existência de mananciais e que mantém o abastecimento dos carros pipas que atendem os diversos municípios da região, a sua população vem tendo que conviver com as constantes “manobras” de abastecimento, realizadas pelos profissionais da CAGEPA, onde nos dias pares o centro da cidade é abastecido e nos dias impares as partes periféricas.

Mesmo com todo o esforço realizado pelos profissionais da CAGEPA as reclamações nos programas de radio da cidade são constantes, pois algumas ruas da cidade apresentam problemas crônicos de abastecimento.

A solução para todos esses problemas vivenciados pela população areiense, seria a construção da adutora da Barragem de Saulo Maia, promessa feita pelo Governo do estado, bastante aguardada pela população e que resultaria em uma segurança hídrica de mais de 30 anos para a população areiense.

Alem da construção da adutora da Barragem da Saulo Maia, se faz necessário também na cidade de Areia a modernização da rede de distribuição de água, essa rede de distribuição é bastante antiga e não esta mais atendendo as necessidades da população que com o passar dos anos só vem aumentando, resultado do crescimento imobiliário e de empreendimentos turísticos na cidade. 

Nelson Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário