Desde 2011, o Grupo de Pesquisa Educação e Inclusão Social, da UFPB,
campus II, Centro de Ciências Agrárias, tem centrado seus estudos no campo da
pesquisa curricular de educação quilombola e de sustentabilidade e
agroecologia, sob o enfoque de cultivar autonomia nas comunidades remanescentes
quilombolas no Brejo Paraibano. Os estudos centralizam-se em ações de cunho
educativo, de ações afirmativas e de construção de materiais que possam
contribuir tanto no reconhecimento da diversidade etnico-cultural como na
consolidação das práticas de inclusão social e sustentabilidade. Os trabalhos
desenvolvidos no grupo objetivam fomentar discussões sobre comunidades
quilombolas; investigar as ações do Estado e suas múltiplas facetas no tocante
às comunidades quilombolas; fornecer subsídios às redes de ensino sobre as
necessidades inerentes dessa população e às redes de produção agroecológica.
Sob a organização dos professores Ana Cristina Daxenberger e Rosivaldo
de Gomes de Sá Sobrinho, aconteceu na tarde do último dia 06 de abril o
lançamento de mais um livro, o segundo, resultante destes estudos, cujo título
é: COMUNIDADES QUILOMBOLAS E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: diferentes olhares e
perspectivas. A equipe já prepara o terceiro livro para lançamento em breve.
Ressaltamos o apoio do Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais
para a concretização deste trabalho e, também, o empenho de sua chefia na criação da disciplina de Educação das
Relações Étnico-raciais nos cursos de licenciatura e bacharelados deste Centro,
o que fez do CCA pioneiro na oferta da citada disciplina.
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