sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

GOVERNO DO ESTADO DIVULGA DATAS DO FESTIVAL DE ARTES DE AREIA E CAMINHOS DO FRIO



O Festival de Artes de Areia e a Rota cultural Caminhos do Frio já tem suas datas definidas. As decisões foram tomadas durante a primeira reunião do ano do Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, que conta com a participação da Secretaria de Estado da Cultura do Governo da Paraíba. A instância reúne sete municípios para elaboração de políticas e ações voltadas para o desenvolvimento turístico e cultural da região e agendou para o dia 14 de julho o início das atividades do Festival.

Para este ano, o XV Festival de Artes de Areia permanece integrado a Rota Cultural Caminhos do Frio. Areia será a primeira cidade a receber o evento, com o Festival sendo realizado entre os dias 14 e 20 de julho. E, em seguida, acontece as cidades de Pilões, Solânea, Serraria, Bananeiras, Alagoa Nova e Alagoa Grande, seguindo até o dia 31 de agosto.

Além dos importantes eventos que estimulam a produção cultural e o turismo no Brejo paraibano, a reunião celebrou também a adesão do município de Solânea, que passa a ser a sétima cidade a compor o Fórum.

Estiveram presentes o Secretário de Estado da Cultura, Chico César, a Secretária Executiva, Amazile Vieira, a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, e os prefeitos dos municípios que hoje compõem o Fórum, sendo eles o prefeito de Alagoa Grande, Hildon Regis Navarro Filho, o prefeito de Alagoa Nova, Kleber Moraes, o prefeito de Areia, Paulo Gomes, o prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena Moura de Medeiros, e a Secretária de Cultura, Miriam Trindade, a prefeita de Pilões, Adriana Aparecida Souza de Andrade, o prefeito de Serraria, Severino Ferreira da Silva, o prefeito de Solânea, Sebastião Alberto Cândido da Cruz, e a presidente do Fórum, Fernanda Melo.

A Rota Cultural Caminhos do Frio é um evento expressivo para o Brejo paraibano, divulgando a região e concentrando um forte fluxo turístico, gerando renda e ampliando o acesso à cultura. Com caráter histórico, o Festival de Artes de Areia chegará a sua décima quinta edição, tendo sido retomado em 2011, depois de anos de descontinuidade. Os dois eventos descentralizam o alcance das ações promovidas pela Secult-PB em parceria com as gestões municipais, além de fortalecer a cultura na região a partir de uma programação multicultural, envolvendo diversas linguagens artísticas, oficinas e palestras, mostras, shows e espetáculos.

Confira as datas previstas para a Rota Cultura Caminhos do Frio e o XV Festival de Artes de Areia:

14 a 20 de julho – Areia

21 a 27 de julho – Pilões

28 de julho a 3 de agosto – Solânea

4 a 10 de agosto – Serraria

11 a 17 de agosto – Bananeiras

18 a 24 de agosto – Alagoa Nova

25 a 31 de agosto – Alagoa Grande  

Nenhum comentário:

Postar um comentário