Durante a cerimônia que abriu oficialmente o festival, o governador Ricardo Coutinho lembrou que a retomada do Festival de Artes de Areia foi um compromisso firmado com setores da cultura paraibana durante a campanha de 2010. “Assumimos o compromisso de revitalizar este espaço entendendo a sua importância para o desenvolvimento da cultura, do turismo e da economia de Areia e do brejo paraibano”, afirmou.
O secretário da Cultura Chico César, definiu o momento como de celebração da cultura paraibana. Chico destacou o caráter da ‘paraibanidade’ no Festival, expressa na programação composta por artistas da Paraíba. Após a solenidade de abertura, o público acompanhou a apresentação dos Congos de Pombal, uma manifestação da cultura popular da cidade de Pombal.
O Calçadão João Cardoso, no centro de Areia, estava tomado pela multidão quando Zé Ramalho subiu ao palco. No show, o paraibano de Brejo do Cruz lembrou as canções que marcaram sua carreira e prestou homenagem ao também paraibano Geraldo Vandré, com a música ‘Pra não dizer que não falei de flores’.
Caravanas – A primeira noite do festival contou com a presença de visitantes das cidades vizinhas, que se organizaram em caravanas para acompanhar o show de abertura. As ruas de Areia foram tomadas por ônibus que vieram de cidades como Campina Grande, João Pessoa, Alagoa Grande e Guarabira.
Repercussão – De acordo com a Diretoria de Governo Eletrônico, da Secretaria de Comunicação Institucional da Paraíba, a hashtag #festivaldeareia foi o assunto mais comentado pelos usuários do Twitter na Paraíba durante o show de abertura. Também foi possível verificar que 837 pessoas acompanharam a transmissão ao vivo pela internet através do site do Governo da Paraíba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário