segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Sons e Sabores foi encerrado com sucesso, mas precisa de ajustes para 2016

Terminou neste final de semana a terceira edição do projeto cultural Sons e Sabores, que envolveu seis cidades do brejo paraibano - Bananeiras, Pilões, Remígio, Alagoa Grande, Areia e Solânea. Areia, cidade palco reuniu oito empreendimentos voltados para o turismo, integrantes da Associação Turística Rural e Cultural - Atura revelou que tem entendido que a atividade pode ser um caminho para sair da crise e, principalmente, aumenta o autoestima das pessoas.

Eduarda Coscarelli, diretora da PEC Eventos Corporativos, organizadora do evento por meio de contrato com o Sebrae da Paraíba, no entanto, afirmou que a próxima edição do Sons e Sabores precisará sofrer alguns ajustes a começar da divulgação. Na opinião dela, o Sons é um projeto vitorioso, tem a participação dos moradores da cidade, mas ainda não conta com o devido apoio do setor público em coisas básicas, como segurança e limpeza. Em Areia, para se ter uma ideia, a segurança foi feita por uma empresa privada contratada.

A empresária pretende ampliar os dias de permanência dos chefs de cozinha contratados para ministrar cursos com os empresários do setor de alimentação das cidades que fizeram parte do projeto. Conforme impressão dela, os chefs precisam de mais tempo maior com os empresários do setor de gastronomia para interagir melhor, realmente dar uma consultoria. No modelo deste ano, eles chegavam no dia do evento, ministravam as alunas práticas de poucas horas e depois iam embora.

Um ponto que foi unanime entre todos que participaram do projeto cultural deste ano foi a ausência do poder público e não apenas financeiramente, mas no básico, como infraestrutura, segurança e limpeza. Eduarda Coscarelli admite que a crise tem atrapalhado as ações municipais, mas que os prefeitos ainda não apostam no turismo como prioridade. Não fossem O Sebrae e os empresários, provavelmente o projeto em existiria.

Eduarda Coscarelli não soube informar se na edição do próximo ano será ampliada, com a participação de novos municípios. A empresa dela foi contratada pelo Sebrae para produzir o projeto deste ano, e trouxe uma série de inovações, a começar da criação de espaços reservados para as empresas, palcos menores para pequenas apresentações de shows com artistas locais, e uma feirinha de artesanato paralela, também que artesãos locais.

Fábio Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário