Foi realizado no último dia 10 de dezembro no Casarão José Rufino, no centro da cidade de Areia, no Brejo da Paraíba, uma reunião com a presença do Secretário Executivo do Turismo do Estado, Romeu Lemos, Secretário de Turismo de Areia, Ney Vital, parceiros Consultores do Sebrae Nacional Staven Albuquerque e Adailson, areienses e empresários ligados ao setor turistico cultural. No encontro foi mostrado ao comércio turistico uma avaliação do Roteiro Integrado Civilização do Açúcar - RICA. Este roteiro integra Paraíba, Pernambuco e Alagoas e foi lançado no mês de julho durante o Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, evento que foi aberto em São Paulo (SP). O roteiro, segundo os Dirigentes do turismo paraibano, é uma das propostas de mostrar aos visitantes que a Paraíba tem muito mais a oferecer. O prefeito Elson da Cunha Lima Filho participou do lançamento do roteiro na capital paulista e é um incentivador do desenvolvimento da região.
O roteiro Civilização do Açúcar integra Territórios do Agreste e Zona da Mata de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Da Paraíba estão integrados ao roteiro as cidades de Areia, Bananeiras, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Serraria e João Pessoa que é, o Destino Indutor, segundo orientação do Ministério do Turismo.
A Civilização do Açúcar, além de narrar o período de glória da Cana de Açúcar no Nordeste, revela aos turistas uma riqueza cultural da região. O grande diferencial do roteiro está na valorização da cultura canavieira, presente na gastronomia, nos antigos engenhos e patrimônio histórico representado por teatros, museus e casarios preservados com características da época colonial.
Para o presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBtur), Rodrigo Freire, Areia e os demais destinos possui uma cultura e riqueza arquitetônica. "É uma das estratégias da Paraíba para impulsionar os novos roteiros que estão sendo formatados no Estado".
Nenhum comentário:
Postar um comentário