terça-feira, 15 de dezembro de 2009

EMPRESARIOS AVALIAM ROTEIRO CIVILIZAÇÃO DO AÇUCAR


Foi realizado no último dia 10 de dezembro no Casarão José Rufino, no centro da cidade de Areia, no Brejo da Paraíba, uma reunião com a presença do Secretário Executivo do Turismo do Estado, Romeu Lemos, Secretário de Turismo de Areia, Ney Vital, parceiros Consultores do Sebrae Nacional Staven Albuquerque e Adailson, areienses e empresários ligados ao setor turistico cultural. No encontro foi mostrado ao comércio turistico uma avaliação do Roteiro Integrado Civilização do Açúcar - RICA. Este roteiro integra Paraíba, Pernambuco e Alagoas e foi lançado no mês de julho durante o Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, evento que foi aberto em São Paulo (SP). O roteiro, segundo os Dirigentes do turismo paraibano, é uma das propostas de mostrar aos visitantes que a Paraíba tem muito mais a oferecer. O prefeito Elson da Cunha Lima Filho participou do lançamento do roteiro na capital paulista e é um incentivador do desenvolvimento da região.
O roteiro Civilização do Açúcar integra Territórios do Agreste e Zona da Mata de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Da Paraíba estão integrados ao roteiro as cidades de Areia, Bananeiras, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Serraria e João Pessoa que é, o Destino Indutor, segundo orientação do Ministério do Turismo.
A Civilização do Açúcar, além de narrar o período de glória da Cana de Açúcar no Nordeste, revela aos turistas uma riqueza cultural da região. O grande diferencial do roteiro está na valorização da cultura canavieira, presente na gastronomia, nos antigos engenhos e patrimônio histórico representado por teatros, museus e casarios preservados com características da época colonial.
Para o presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBtur), Rodrigo Freire, Areia e os demais destinos possui uma cultura e riqueza arquitetônica. "É uma das estratégias da Paraíba para impulsionar os novos roteiros que estão sendo formatados no Estado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário