A
cidade de Areia, localizada no Brejo paraibano, é um dos cinco municípios do
país a fazer parte do estudo sobre o Turismo de Experiência no Brasil. Semana
passada, a consultora Marcela Saad visitou oito empreendimentos da cidade e
conferiu de perto o desenvolvimento turístico da região, através de atividades
da economia criativa e de experiência. A pesquisa está sendo desenvolvida pelo
Sebrae Nacional, em parceria com a MS Nascimento Consultoria, nas cidades de
Areia (PB), Bonito (MS), Belém (PA), Ponta Grossa ( PR) e Barra do Piraí (RJ).
De
acordo com a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, os empresários
de Areia se destacam pela inovação e criatividade e estas características têm
auxiliado no crescimento dos empreendimentos. "Foi bastante gratificante a
escolha de Areia para fazer parte do estudo. Isso demonstra o quanto os
empreendedores da cidade estão se tornando referência e adequados ao modelo do
turismo de experiência", disse Regina.
A
consultora Marcela Saad explicou que o objetivo do estudo é entender a situação
atual do turismo de experiência no Brasil, o perfil dos empresários e dos
negócios que atuam neste mercado e os resultados que estão sendo obtidos.
"A pesquisa será finaliza em novembro. Entrevistamos alguns especialistas
que atuam no Turismo e Economia Criativa e serão entrevistados 60 empresários
do setor, além de integrantes da governança dos municípios como associações,
secretarias de cultura e turismo", explicou.
Marcela
disse que foi possível identificar muitos pontos fortes nos empreendimentos
durante a visita em Areia. "Percebemos muitos aspectos positivos, mas o
que está dando sustentabilidade ao processo é a rede de empresários estar
fortalecida. Estão trabalhando muito bem cooperadamente, compreenderam
perfeitamente a importância e os benefícios da união, do trabalho
conjunto", destacou a consultora. Sobre os entraves, ela ressaltou a
dificuldade que alguns empresários têm em comercializar seus produtos.
De
acordo com Marcela, os empresários de Areia entendem a importância de inovar e
buscar alternativas que atendam as necessidades do cliente para manter o
negócio rentável. "Pude perceber em Areia os resultados efetivos do
trabalho cooperado e da agregação de valor a oferta principal do negócio. Vejo
que a possibilidade de continuidade do processo de inovação é enorme devido ao
perfil dos empresários atuando neste mercado. Todos tinham um sonho,
acreditaram nele, arriscaram para ter seu próprio negócio, são criativos e
incansáveis, além de muito humanos tanto com o cliente como com os
colaboradores", disse.
Em
Areia, participaram da pesquisa os seguintes empreendimentos: Sitio Casa do
Doce, Engenho Triunfo, Colégio Santa Rita (Violinos ao Por do Sol), Rotta
Turismo e Confraria da Cachaça, Garagem da Arte (Oficina de pintura de bonecas
de Chã da Pia), Pousada Boutique Vila Real, Restaurante Rural Vó Maria
(Comunidade de Chã da Pia) e Grupo Moenda.
Critérios
- A consultora explicou que a escolha dos cinco municípios foi com base em
quatro critérios: um em cada Macrorregião; ter representatividade cultural,
contextualização histórica, lendas, identidade e inspiração étnica diferenciadas;
municípios que apresentem negócios atuando no mercado do Turismo de
Experiência; e municípios que estejam conectando sua imagem a oferta de
experiências, bem como já comercializam.
Festival
dos Sons e Sabores do Brejo - Entre os dias 18 de outubro e 15 de dezembro,
oito cidades do Brejo paraibano - Bananeiras, Areia, Alagoa Grande, Guarabira,
Serraria, Solânea, Remigio e Pilões - irão participar do Festival dos Sons e
Sabores do Brejo. O evento, focado no turismo de experiência, vai unir a
gastronomia e a música da região, levando o turista a experimentar sensações e
vivências significativas em cada cidade. As atividades serão realizadas sempre
aos finais de semana. Em breve, a programação completa será divulgada.
Ascom
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