sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Câmara realiza sessão especial alusiva ao Outubro Rosa

A Câmara de Vereadores de Areia realizou nessa quinta-feira (19 ás atividades voltadas à campanha mundialmente conhecida como outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e conscientização sobre o câncer de mama).

A solenidade teve uma grande participação popular, onde contou com a presença da Dra. Suzana Batista Mendes– Mastologista e Cirurgiã – João Pessoa PB.,que destacou a importância do autoexame para diagnóstico e prevenção ao câncer de mama. Suzana parabenizou o Legislativo de Areia pela realização do evento em preocupação com a saúde da mulher.

Para Dra. Suzana Batista Mendes, outra forma de prevenção ou de detecção precoce da doença é através do autoexame das mamas, que é realizado, pela própria mulher. “É conhecendo suas mamas que você pode verificar qualquer alteração”. Deve ser realizado uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação, “informa a Doutora”.

Dra. Suzana, explicou que cada mulher deve avaliar a mama procurando deformações ou alterações no formato das mamas, ferida ao redor do mamilo, e principalmente nódulos ou caroços na mama e nas axilas. “Encontrando alguma diferença deve se procurar o profissional de saúde.” Quanto mais à mulher realizar o exame, mais irá conhecer sua mama e poderá notar com mais facilidade as alterações. O importante é ressaltar que a detecção precoce da doença aumenta e muito as chances de cura. “Então qualquer dúvida procurem os postos de saúde para realizar o exame clinico de mamas”. 

Na oportunidade a mesma também chamou a atenção e conscientização para o Câncer do colo do útero.

Para a Secretária de Saúde do município, Tatiane Elli dos Santos, esta campanha visa orientar as mulheres, para prevenção do câncer de mama e outros cuidados com a saúde. Sabemos da gravidade dessa doença, é preciso que as mulheres dê mais atenção ao corpo e tomem os cuidados necessários para identificar qualquer sinal que possa estar ligado ao câncer”, disse.

O momento marcante foi à história de superação da Professora Graça Medeiros, Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).Ela falou do impacto do diagnóstico, apoio da família, das reações adversas de ambos os tratamentos, inclusive com a queda do cabelo. Hoje, vencidas as etapas mais delicadas, comemoram a vida e a vitória sobre a doença.

“Achei muito valioso o evento, pois como mulher, a gente é tocada diferente, acabamos nos vendo nelas, onde percebemos que a qualquer momento podemos ser uma delas, gostei muito,” disse Ivoneilde da Comunidade de Chã da Pia.

Prédio da Câmara Municipal de Areia iluminado com a cor rosa 
A vice-prefeita, Marília Perazzo prestigiou o evento parabenizou os vereadores e funcionários da Câmara pela inciativa foi um momento de sensibilizar a comunidade feminina, principalmente no tocante a prevenção, este é o caminho, parabéns a todos envolvidos no evento.

O presidente da Câmara, Vereador Edvaldo Vigilante, reforçou que a prevenção, a conscientização da importância do autoexame e os esclarecimentos que o ‘Outubro Rosa’ massificam, são essenciais para que cada vez mais e mais mulheres possam ter qualidade de vida.

“A busca ativa e o conhecimento, e principalmente a informação de que o câncer de mama pode acometer mulheres em todas as idades, podem ser fundamentais para salvar a vida de muitas mulheres”.

“Essa é uma homenagem a todas as mulheres, especialmente às do nosso Município. O objetivo do legislativo é colaborar com a saúde e às políticas públicas, chamando a atenção da sociedade para esse mal que vem atingindo as mulheres no mundo afora”, explicou o presidente Vereador Edvaldo Vigilante.

Os demais vereadores que se fizeram uso da palavra, também destacaram a importância do diagnóstico precoce, agradeceram aos presentes e a todos que contribuíram para realização do evento.

Att: Câmara Municipal de Areia
Rua Dr. Cunha Lima - S/N - Centro
Areia-PB
(83) 3362 2469
http://www.camaraareia.pb.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário