quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Roteiros criativos da PB são apresentados no Festival de Turismo de João Pessoa

Foto: Internet
Agentes de viagem de todo o país terão a oportunidade de conhecer as atividades criativas com foco na produção associada ao turismo de 18 municípios paraibanos, durante o Festival de Turismo de João Pessoa, que será realizado nesta sexta-feira (21) e sábado (22), no Centro de Convenções da capital paraibana. Além das apresentações dos roteiros, o Espaço Sebrae no Festival vai promover capacitações e rodadas de negócios.

A gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, disse que durante os dois dias do evento os destinos, que tem como diferencial a economia criativa, serão apresentados por  vários personagens de diversas cidades paraibanas. “Onde há produção associada, os saberes e fazeres de cada lugar agregam valor ao produto turístico, gerando vivências e experiências. O roteiro integrado da Paraíba oferece 35 dias de vivência e experiência”, destacou Regina Amorim.

A produção associada ao turismo na Paraíba é uma iniciativa do Sebrae Paraíba, que desde 2012, em parceria com Associação de Cultura Gerais (ACG), iniciou a formatação e estruturação das atividades criativas nos municípios de Areia, Bananeiras, Conde, Pitimbu, Lucena, Cabedelo, Pilões, Alagoa Grande, Boqueirão, Cabaceiras, Ingá, Guarabira, Remígio, Solânea, João Pessoa, Campina Grande, Rio Tinto e Mamanguape, totalizando 18 municípios paraibanos com cerca de 180 produtos turísticos estruturados com base na economia criativa, nas regiões do Litoral, Brejo e Cariri. 

De acordo com Regina Amorim, a produção associada ao turismo é um dos braços da economia criativa, que tem como proposta agregar valor ao produto, utilizando a criatividade, a cultura e o conhecimento para geração de riqueza e desenvolvimento econômico da região em diversas áreas, como a música, gastronomia, design, moda, artesanato e turismo. “Na economia criativa é fundamental valorizar o talento e a vocação local. É essa vivência que o turista quer experimentar”, destacou.

A gestora de Turismo do Sebrae Paraíba disse ainda que o Espaço Sebrae vai oferecer uma experiência sensorial aos visitantes. “Teremos um lounge com uma divisória com a imagem do Piquenique na Mata.  Vamos montar um carpete com as esteiras de palha da bananeira de Chã de Jardim, cestas e balaios com pencas de banana, laranja-cravo, cajá, além das almofadas de Teteu (Ingá) e o som de água corrente na mata e pássaros cantando. Queremos oferecer uma rica vivência no nosso espaço”, explicou.

Festival de Turismo – A 6ª edição do Festival de Turismo de João Pessoa é a maior referência entre os agentes de viagens do Nordeste e, por isso, tem apresentado a cada ano novos expositores, muitos deles internacionais, interessados em comercializar seus produtos junto a esse público especializado. O evento será realizado no Centro de Convenções e, apesar da crise econômica, deve apresentar um crescimento de 15% em relação à edição do ano passado.

O Festival JPA é um dos seis eventos que são patrocinados pelo Ministério do Turismo no Brasil, que entende a sua importância na divulgação de roteiros turísticos no mercado nordestino. O número de capacitações que estão programadas para acontecer durante o Festival JPA teve um aumento significativo em relação às promovidas na última edição. O destaque está na presença maior de expositores internacionais, que realizarão as capacitações. Até o momento, serão pelo menos 10 destinos estrangeiros, segundo informação dos organizadores do evento.

Programação da Sala de Capacitação Turismo de experiência

Dia 21 de outubro (sexta-feira)

16h às 16h15 – Areia Destino Inovador de Vivências e Experiências.

Palestrante: Luciana Balbino – Liderança de Chã de Jardim – Areia-PB

16h30 às 16h45 – Ecoturismo e Turismo Rural em Costa de Conde.

Palestrante: Josélia Santos – Turismóloga e Empresária.

17h00 às 17h15 – Solânea Território do Turismo Religioso, das Lendas e do Zé Curió.

Palestrante: Tiago Salvador, ator Zé Curió.

17h30 às 17h45 – Quadrilhando – Espetáculo Junino Criativo e Encantador!

Palestrante: Lima Filho, o Virgulima de Campina.

18h às 18h15 – Camping Rural do Lajedo no Marinho: dormir com as estrelas, vivenciar as trilhas da caatinga, a arte do tear e do crochê, colorindo a paisagem do Cariri Paraibano.

Palestrante: Carmem Lúcia e Nadilson Valentin.

18h30 às 18h45 – Rota dos Ateliês de João Pessoa.

Palestrante: Jonas Lourenço, Empresário da Galeria Louro & Canela, artista plástico e arquiteto.

19h00 às 19h15 – Rota dos Ateliês de Guarabira.

Palestrante: Adriano Dias, artista plástico em ArtNaif.

19h30 às 19h45 – Ingá: Um Destino com Experiências Únicas para Emocionar Você!

Palestrante: Mirian Rocha – Consultora de Produto Turístico

20h00 às 20h15 – Bananeiras Um destino Gastronômico.

Palestrante: Neide Lisboa – Empresária do Terraço Lisboa,

20h30 às 20h45 – Alagoa Grande e os Sons de Jackson do Pandeiro.

Palestrante: Thiago Rodrigues, o Dom Quixote Literário

Dia 22 de outubro (sábado)

15h às 15h40 – Gerenciamento de Mídias Sociais para o Turismo.

Palestrante: Laíz Silveira – Jornalista e empresária do Site Jornalismo de Viagem.

16h00 às 16h15 – Remígio Destino Criativo e Sustentável (Lançamento da Folheteria)

Palestrante: Josicleide Cabral – a Contadora de Histórias.

16h30 às 16h45 – Rota Cariri Cultural – Entre Pedras e Veredas.

Palestrante: Madalena Arruda – Gerente do SEBRAE Monteiro-PB.

17h às 17h15 – Instituto Rede Repente – Produto Turístico Criativo e Cultural.

Palestrante: Luana Ramalho – Empresária do Criativo Hotel de Campina Grande-PB

17h30 às 17h45 – Mamanguape – Equipamento Hoteleiro diversificando suas Ofertas com o Encontro das Artes (teremos o pão de chocolate para degustação).

Palestrante: Iolanda e Lourdes

18h00 às 18h15 – Produto de Base Comunitária Inovador: Barco Pesqueiro, Pedal e Trilhas Ecológicas.  APA da Barra de Mamanguape – Rio Tinto-PB.

Palestrante: Adriano do Nascimento – Agência Receptivo Mar e Trilha.

18h30 às 18h45 – Cabaceiras a Terra do Bode Rei.

Palestrante: Mariana Castro –

19h às 19h40 – Roteiro Integrador – 35 dias de Vivências e Experiências na Paraíba.

Palestrante: Regina Amorim – Gestora de Turismo do SEBRAE-PB.

SEBRAE PARAÍBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário