sexta-feira, 6 de maio de 2016

Estudantes da UFPB realizam ato por segurança no campus de Areia, na PB

Foto: Volney Andrade/TV Cabo Branco)
Um grupo de estudantes do campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na cidade de Areia, no Agreste paraibano, realizaram na manhã da ultima quarta-feira (4) um protesto para pedir mais segurança dentro e nos arredores do campus. De acordo com o estudante Jhonatan Feitosa, um dos organizadores do ato, até as 9h, pelo menos 150 pessoas estiveram reunidas fechando a entrada de carros no portão principal do campus.

Segundo Jhonatan, o ato já foi planejado há algum tempo, por causa de relatos de alunos que eram assaltados, principalmente no turno da noite. Os alunos explicam que o entorno do campus é mal iluminado e que isso facilita a ação de assaltantes, que conseguem entrar no campus.

“O gatilho para realizar essa semana se deu após um caso registrado no domingo (1°), em que três alunas foram assaltadas e espancadas depois que os ladrões tentaram assediá-las. Elas tinham ido jantar no Restaurante Universitário e quando voltavam para casa foram abordadas por dois homens em uma moto, num trecho próximo a uma guarita aqui do campus, que no dia estava desativada”, explicou.

O protesto teve início por volta das 6h. O estudante explica que os alunos utilizaram tambores, cartazes e apitos para acordar os alunos dos alojamentos e mobilizá-los para o ato. Em seguida, o grupo foi para a frente do portão. “Os veículos foram impedidos de entrar, mas não foi  bloqueada a entrada e saída de pessoas à pé. O importante foi mostrar que há este problema e que queremos uma solução”, diz.

No turno da tarde, os organizadores realizaram uma caminhada com os alunos até a prefeitura municipal de Areia, onde o intuito era solicitar a presença de representantes da prefeitura, da Guarda Municipal e da Polícia Militar em um debate que foi realizado durante à noite. “Queremos também que participem representantes da reitoria, da diretoria do campus e da empresa que faz a segurança do local, para que possamos mostrar nossas reivindicações e juntos definirmos medidas que possam garantir melhores condições de segurança para os estudantes”, concluiu Feitosa.


2 comentários:

  1. O crime aconteceu no campus e os estudantes subiram pra o centro da cidade enfurecidos pra reivindicar da prefeitura o que é de competência da polícia federal (caso tenha sido na UFPB) ou estadual (fora do campus). Fico imaginando q tipo de profissionais essa instituição está formando já que não sabem nem a quem recorrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recorrer à orgão Federal é o mais adequado, porém porque não pedir intermédio da prefeitura. O Campus fica na cidade de Areia. Qual o problema em pedir aos políticos da cidade que façam algo pela segurança já que nunca fazem nada, além de ficar de cara para cima mamando nas verbas publicas? Não seja arrogante e respeite o nome da UFPB. Uma instituição educacional, EDUCACIONAL, coisa que todo defensor de administração publica odeia.

      Excluir