quarta-feira, 9 de março de 2016

FCJA lembra 36 anos de morte de José Américo com celebração de missa nesta 5ª

Ex- Governador da Paraíba e Ministro José Américo de Almeida
Para lembrar os 36 anos de morte de seu patrono, a Fundação Casa de José Américo marcará a data com a celebração de uma Missa, nesta quinta-feira, às 10h, na sede da FCJA.

O presidente da FCJA, Damião Ramos Cavalcanti, disse que “se a Fundação Casa de José Américo tem como um dos seus objetivos cultivar a memória do José Américo político, homem público e, sobretudo, o autor de “A Bagaceira”, que inovou a literatura brasileira com o ‘regionalismo literário’, nada acontecerá relativo a José Américo de Almeida que deixe de ser lembrado ou comemorado esse vulto paraibano”.

José Américo de Almeida nasceu em Areia – PB, em 10 de janeiro de 1887. Destacou-se na Literatura Brasileira como autor de A Bagaceira (1928), obra-prima do romance regionalista moderno. Sua obra literária é composta de dezessete títulos, além de ensaios, crônicas, memórias e poesias. Como político, destacou-se no cenário nacional, ao ocupar importantes cargos. Foi deputado, senador, ministro e governador da Paraíba. Faleceu dia 10 de março de 1980. Após sua morte, a casa, onde viveu os últimos anos, transformou-se em Fundação.

 FCJA


Nenhum comentário:

Postar um comentário