domingo, 1 de junho de 2014

TRABALHO EM REDE IMPULSIONA TURISMO EM AREIA, NO BREJO DA PB, DIZ SEBRAE



Estudo feito pelo órgão aponta importância de parcerias na cidade.
'Informação ao turista é mais forte que outros destinos', diz a consultora

Turistas têm a oportunidade de fazer suas próprias bonecas de barro em Areia (Foto: Arquivo Sebrae/Valdívia Costa)

O trabalho em rede dos empreendimentos de turismo de Areia, no brejo da Paraíba, é destaque no cenário nacional de turismo de experiência, de acordo com estudo feito pelo Sebrae Nacional. “A informação ao turista [sobre a história e outros atrativos da região] e o trabalho em rede na promoção é mais forte que outros destinos estudados”, diz a consultora do órgão, Marcela Saad. Segundo ela, essas características são apontadas como o diferencial que destaca a cidade fora do circuito ‘sol e praia’.

Marcela está em Areia nesta sexta-feira (30) para apresentar o resultado do ‘Estudo Nacional de Turismo de Experiência e sua Oferta’, que analisou cinco cidades brasileiras com perfil de turismo de experiência para avaliar o contexto atual do setor no Brasil. Esse estudo identificou que 56% dos empresários da cidade têm “parceiros locais, estabelecem parceria para a promoção e divulgação e inserem o artesanato e grupos culturais, produtos singulares para ofertar experiências diferenciadas”. “É difícil você entrar em um lugar na cidade e não receber informações sobre outros atrativos”, exemplifica a consultora.
 
Estudo indica que Areia se destaca pelo trabalho
em rede (Foto: Kaylle Vieira / Sebrae-PB)

O estudo demonstra que o nível de escolaridade dos empresários na cidade é alto, sendo que 63% têm pelo menos nível superior, mas ainda há desconhecimento formal dos conceitos de turismo de experiência. Para Marcela, o que equilibra essa equação é a intuição.

“Quem acompanha de perto seu negócio tem a visão de que a demanda está mudando. Os turistas querem experimentar a cultura local, querem fazer artesanato, querem conhecer a história da região. O que Areia está fazendo é atender intuitivamente a esta demanda”, explica.

Além disso, ela destaca o espírito inovador dos empresários tendo como base os números relacionados a Resultado dos Negócios no estudo: 56% dos entrevistados está muito satisfeito com o seu negócio, mas 100% acha que precisa melhorar continuamente.

Marcela explica que o turismo de experiência não é monótono, é muito dinâmico e está sempre mudando. “O consumidor está sempre em busca de novidade e o ciclo de inovação não se encerra em apenas uma inovação. Se eu nunca acho que meu empreendimento está ok, estou sempre em busca de inovar”, diz.

No nordeste, apenas a cidade de Areia foi avaliada pelo estudo do Sebrae Nacioanl, mas a equipe também analisou Bonito (MS), Belém (PA), Ponta Grossa (PR) e Barra do Piraí (RJ). Os resultados estão sendo apresentados a empresários e gestores da região.

Aline Oliveira Do G1 PB


Nenhum comentário:

Postar um comentário