Os encontros vão reunir representantes da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais, ambos da UFPB, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Gabinete de Assessoria Jurídica das Organizações Populares de Pernambuco (GAJOP), e Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
A proposta principal é fomentar espaços de discussões sobre as Comunidades Quilombolas de acordo com os princípios da Lei Federal 10.639/03 e do Decreto 4.887/03. A legislação exige o ensino dos conteúdos sobre a África e suas influências na sociedade brasileira e o reconhecimento das comunidades quilombolas. O evento também proporcionará o I Encontro de Comunidades Quilombolas da Paraíba no intuito de garantir espaços de discussões e demandas das comunidades remanescentes de quilombolas.
Ainda fazem parte dos objetivos do evento fomentar ações didáticas que possibilitem o reconhecimento da contribuição da população quilombola no desenvolvimento do Brasil e na microrregião do brejo paraibano no estado da Paraíba e identificar as demandas de ações sociais e agroecológicas que as comunidades quilombolas da região apresentam.
Na segunda-feira (21), a abertura está prevista para as 9h no Salão Nobre com o professor Djail Santos, Diretor do Centro de Ciências Agrárias e Lúcia Guerra, Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, em seguida, apresentação cultural. A abertura prossegue com a mesa redonda - Educação e Direitos Humanos: reconhecendo a diversidade brasileira com as participações dos professores Marconi Pequeno da UFPB e Esther Fontes do Incra. O mediador será o professor Paulo César Géglio.
À tarde a partir das 14h, a programação prossegue com apresentação cultural e em seguida a mesa redonda - Lei 10.693: suas diretrizes e implantações no cotiodiano escolar com as participações das professoras Ana Cristina Silva da Rosa, pesquisadora em políticas educacionais; Lúcia de Fátima Júlio de Alagoa Grande; e Rosely de Almeida Ribeiro, secretária de Educação da cidade de Areia. O mediador será o professor Rosivaldo Gomes de Sá Sobrinho.
A programação tem continuidade na terça-feira às 9h, com apresentação cultural e a mesa redonda - Comunidades Quilombolas: direitos legais e ações com os professores José Antonio Novaes do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB; Luis Gustavo Magnata Silva do Gabinete de Assessoria Jurídica das Organizações Populares de Pernambuco; e Edna Cristina do Prado do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. O mediador é o professor Rosivaldo Gomes de Sá Sobrinho do Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais do CCA de Areia.
No período da tarde, às 14h, encerrando as atividades, será realizado o Encontro das Comunidades Quilombolas com mediação do professor Rosivaldo Gomes de Sá Sobrinho. Às 17h, apresentação cultural seguido de um coquetel.
São parceiros a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e Prefeitura Municipal de Areia.
Informações e inscrições dos eventos no endereço eletrônicohttp://www.cultivandoautonomia.wordpress.com.
Com UFPB
Nenhum comentário:
Postar um comentário