O evento contou com o apoio do BNDES, Museu Nacional de Belas Artes, IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Secretaria de Direitos Econômicos, Conselho Federal Gestor de Defesa dos Direitos Difusos, Ministério da Justiça, Ministério da Cultura e Governo Federal.
As comemorações tiveram inicio no ultimo dia 12, com a abertura da exposição “Pedro Américo de Areia”, no Espaço das Artes Horacio de Almeida, no centro da cidade e que contou com visitação de estudantes, da rede estadual, municipal, particular de ensino, diversos turistas e a população em geral. A exposição se estendeu ate o dia 29, dia do aniversario de Pedro Américo.
No dia 28, a Câmara Municipal de Areia realizou uma Sessão Especial em Homenagem ao Pintor Pedro Américo, intitulada “Pedro Américo de Areia”, e contou com a participação do Prefeito Elson da Cunha Lima Filho, Presidente da AMAR, do Ponto Cultura “Viva o Museu”, Monica Xexéu- Diretora do Museu Nacional de Belas Artes, Pedro Martins Caldas Xexeu- Pesquisador e Critico de Arte, representantes do IPHAN, da Secretaria de Cultura do Estado, da UFPB do IBRAM e de alguns estudiosos da vida do Pintor Pedro Américo. Na ocasião, algumas desses parceiros foram homenageados pela contribuição dada pelo desenvolvimento da cultura na cidade. Na mesma Sessão o Pesquisador e Critico de Artes do MNBA/IBRAM/MinC Pedro Martins Caldas Xexéu, proferiu palestra sobre a Vida e Obra de Pedro Américo.
Para se aprofundar ainda mais sobre a discussão da importância da vida e obra de Pedro Américo, uma roda de conversa foi realizada no Auditório do Prédio Central UFPB, que contou com a presença de representantes de todos os órgãos envolvidos nessas comemorações.
Para envolver também a população nas comemorações do Aniversario de Pedro Américo, foi realizado a segunda edição do projeto Os Desafios de Pedro, que contou com a participação de alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino, que demonstraram todos os seus conhecimentos com relação a Pedro Américo, o filho mais ilustre da terra. Foi realizado também o Cortejo a Pedro, que percorreu as principais ruas da cidade, acompanhados pela Filarmônica Abdon Felinto Milanês, que culminou com a reabertura do Museu Casa de Pedro Américo, que estava fechado a 6 meses e que nessas comemorações foi entregue novamente a população e aos visitantes.
Para embalar a noite do dia 29, foi realizado o Sarau Artístico no Solar José Rufino e contou com a participação de diversos artistas da Terra, ocorreu também o lançamento da publicação do Monumenta- Gincana Cultural Cidade de Areia e Festival de Artes. Durante a programação, foram oferecidas também as oficinas: Restauração de Papel e Registro do Acervo- Uso do Donato/Simba, as oficinas foram Ministradas
por Nancy de Castro Nunes e Walter Gilson Gemente, ambos técnicos do MNBA/IMBRA/ MinC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário