quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

PROGRAMAÇÃO BREGAREIA 2014


OPERAÇÃO "BOAS FESTAS"

O comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, lançou, nesta quarta-feira (3), ao lado do governador Ricardo Coutinho, a operação 'Boas Festas", que vai contar com um reforço de mais de 1.500 policiais para atuarem no policiamento ostensivo das áreas de comércio em todo Estado.

De acordo com o comandante da PM, o cidadão vai poder contar com o aumento do número de locais monitorados por câmeras em unidades móveis. "Também vamos reforçar as operações nos ônibus e principais locais de movimentação de usuários do transporte público, a exemplo das integrações de João Pessoa e Campina Grande", explicou.

"Estamos com esse incremento de efetivo em todo Estado, com policiais de várias unidades operacionais e do serviço administrativo, recepcionando os novos equipamentos entregues pelo Governador do Estado para garantir a segurança neste período, quando aumenta o fluxo de pessoas e a movimentação de valores por causa do pagamento do décimo terceiro salário e compras no comércio", destacou Euller Chaves.

Em Campina Grande, a operação vai ser lançada na próxima sexta-feira (5), às 9h, na Praça da Bandeira, durante a formatura militar. No sertão do Estado, o Comando do Policiamento Regional II já começou o reforço com policiais a pé nas ruas do centro das cidades de Patos, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha São Bento, Princesa Isabel, Pombal e Santa Luzia. As ações incluem também a intensificação das abordagens próximo a esses locais.

Blitzen

No mês de novembro foram apreendidas mais de 1.000 motocicletas irregulares nas ruas da Região Metropolitana de João Pessoa. Os números foram divulgados pelo comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito, tenente-coronel Almeida Martins, que adiantou que as ações serão intensificadas neste mês de dezembro. "Já mapeamos alguns pontos para serem intensificados e com isso pretendemos contribuir com a diminuição dos índices de criminalidade, principalmente aqueles que são praticados usando motos para fugir após os delitos, assim como recuperar veículos roubados", explicou.

Araruna1.com

Começa em Bananeiras I Seminário Nacional do NEMDR

Teve início na noite desta quarta-feira (03), na cidade de Bananeiras, no Brejo paraibano, o I Seminário Nacional do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural (NEMDR) com o tema: Educação do Campo, Currículo e Cultura em uma Perspectiva Inclusiva. O evento acontece no Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrária, no Campus III da UFPB.

Além do I Seminário Nacional do NEMDR, acontece também o IV Seminário de Agroecologia, Resistência e Educação do Campo e o I Seminário do Grupo de Pesquisa Currículo e Praticas Educativas. O evento termina nesta sexta-feira (05).


Bananeiras Online

Boletim aponta redução de 59,65% nos casos de dengue na Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou mais um boletim de notificações de casos dengue. 

Aedes Aegypti
O levantamento aponta que, de 1º de janeiro a 22 de novembro de 2014 (47ª semana epidemiológica de início de sintomas), foram notificados 7.035 casos suspeitos de dengue na Paraíba, o que representa uma redução de 59,65 % em relação a igual período do ano passado (17.434).

Do total de notificações deste ano, 1.669 casos foram descartados e 3.293 confirmados por dengue – sendo eles, 185 casos de dengue com sinais de alarme, 84 já confirmados e 11 casos como dengue grave, dos quais oito confirmados. Os demais casos (1.877) seguem em investigação, aguardando o encerramento por parte das secretarias municipais.

Até o momento, dos 223 municípios do Estado, 197 registraram a ocorrência de casos no sistema. Ainda restam 26 municípios sem nenhuma notificação. Os municípios que sinalizam a possibilidade do agravo efetivam as ações de controle da doença. Segundo a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega, é importante que os profissionais de saúde estejam atentos ao agravo e sinalizem a doença através das notificações.

“Sinalizar a possibilidade de casos suspeitos é uma forma de manter todas as equipes de vigilância e assistência atentas para o agravo, o que contribui para desencadear as demais ações de vigilância epidemiológica e ambiental necessárias para o controle da doença”, alertou.

Neste ano foram notificados 7 óbitos: Campina Grande (2), Cruz do Espírito Santo (1), Cuité (1), Itapororoca (1), João Pessoa (1) e Patos (1). Em 2013, no mesmo período, foram confirmados 17 óbitos, o que demonstra uma redução de 58,82%. Apesar da redução, a SES-PB segue em alerta. 

“A Secretaria de Estado da Saúde recomenda às secretarias municipais que se mantenham atentas para o diagnóstico precoce da doença e o manejo correto para que se evite o possível óbito”, recomendou Renata Nóbrega.

De acordo com Renata, é importante que os profissionais de saúde sejam multiplicadores de seus conhecimentos e repassem para a população os cuidados que devem ser tomados. “É imprescindível reforçar a população que cerca de 90% dos criadores são encontrados nas residências, em recipientes contendo água por mais de sete dias”, observou.

No próximo sábado, dia 6, a Secretaria de Estado Saúde recomenda a todos os municípios a realização de ações para o Dia D contra a Dengue. É uma proposta do Ministério da Saúde para a intensificação da mobilização social. “Esperamos uma intensa mobilização da população, além de mutirões de limpeza urbana e atividades para alertar os profissionais do Estado sobre o diagnóstico correto das doenças, identificação dos principais criadouros e orientar as ações de prevenção e controle de Dengue e Chikungunya”, explanou Renata Nóbrega.

Febre de Chikungunya – Por se tratar de uma doença de aspectos semelhantes aos sintomas da dengue e mesma forma de transmissão (mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus), a Secretaria de Estado da Saúde recomenda a intensificação das ações de controle vetorial, bem como a divulgação em toda rede de saúde, pública e privada, sobre a conduta frente a um caso suspeito de Febre de Chikungunya, disponíveis no site do Ministério da Saúde:


Abono natalino do Bolsa Família começa a ser pago sábado na PB

No próximo sábado (6), o governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), em conjunto com os Correios e com o apoio da Secretaria de Segurança e Defesa Social  e a Polícia Militar, iniciam o pagamento do abono natalino a 526 mil famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família em todo o estado.

No primeiro dia, o pagamento ocorrerá nos 25 municípios sem agência de Correios mais o município de Barra de São Miguel, localidade em que a agência passa por reparos. Os demais municípios seguirão o calendário definido pela Sedh, que vai de 9 a 22 de dezembro (de segunda à sexta) e será organizado de acordo com o último Número de Identificação Social (NIS) do cartão do Bolsa Família. No dia 23, o pagamento ocorrerá para todos os retardatários.

Os pagamentos ocorrerão nas agências próprias dos Correios de cada município, exceto em João Pessoa e Campina Grande, em que serão montados Postos Avançados no Estádio Almeidão e no Centro de Artes da UEPB, respectivamente. Para receber o abono, o beneficiário deverá apresentar CPF e documento de identidade com foto (RG, CNH ou CTPS). O pagamento do abono será feito por meio do Vale Postal Nacional Eletrônico (VPNE), com recursos do Governo do Estado.

Cronograma – Nas 26 cidades em que haverá pagamento neste sábado (6), a ação será feita em escolas da rede estadual, ginásios esportivos e ainda em associações. Os municípios são: Algodão de Jandaíra, Amparo, Baraúnas, Barra de São Miguel, Capim, Casserengue, Caturité, Coxixola,Gado Bravo, Logradouro, Matinhas, Mato Grosso, Quixaba, Riachão Bacamarte, Riachão do Poço, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília, Santa Inês, São Domingos de Pombal, São José de Princesa, São José do Brejo do Cruz, São José dos Ramos,Sertãozinho, Sossego, Tenório, Zabelê. O horário de atendimento será de 8h às 12h.

Já a partir do dia 9 de dezembro, o pagamento será feito em todos os demais municípios paraibanos que têm Agência dos Correios e Telégrafos obedecendo ao cronograma definido pela Sedh.

Na capital paraibana, o pagamento será feito no Almeidão, das 8h às 17h. Já em Campina Grande, a ação será no Centro de Artes da Universidade Estadual da Paraíba, das 8h às 17h. Nos demais municípios o atendimento será no mesmo horário

ABONO NATALINO - CRONOGRAMA

DATA

NÚMERO DO NIS

06.12.14

Recebem todos os beneficiários de 25 cidades que não têm Agência dos Correios e Telégrafos e o município de Barra de São Miguel;

09.12.14 (terça-feira)

NIS final 1

10.12.14 (quarta-feira)

NIS final 2

11.12.14 (quinta-feira)

NIS final 3

12.12.14 (sexta-feira)

NIS final 4

Sábado

Não haverá pagamento

Domingo

Não haverá pagamento

15.12.14

NIS final 5

16.12.14

NIS final 6

17.12.14

NIS final 7

18.12.14

NIS final 8

19.12.14

NIS final 9

Sábado

Não haverá pagamento

Domingo

Não haverá pagamento

22.12.14

NIS final 0

23.12.14


Retardatários

Festival gastronômico 'Sons e Sabores do Brejo' chega a Alagoa Grande, PB

Portal de entrada de Alagoa Grande
O Festival Sons e Sabores do Brejo chega à cidade de Alagoa Grande, no Brejo paraibano, neste fim de semana. Estão programadas diversas atividades culturais e gastronômicas. O evento tem como objetivo incrementar a cadeia produtiva do turismo nos municípios da região, além de proporcionar aos visitantes experiências significativas na gastronomia e cultural local. O roteiro será realizado nesta sexta (05), sábado (06) e domingo (07).
O festival vai reunir diversos estabelecimentos comercial como restaurantes, bares, docerias, panificadoras, pizzarias e lanchonetes.

Além do roteiro gastronômico, o evento vai contar também com a apresentação de grupo locais (voz e violão), oficinas, Feira de Artesanato, visita aos estabelecimentos participantes, intervenção artística e encerra com a tradicional Procissão de Iemanjá com musicalidade afro brasileira.

Este ano, o festival, que teve início em Solânea (21 a 23 de novembro), Areia (29 a 30 de novembro), encerra em Pilões (12 a 14 de dezembro)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

SEXTA-FEIRA DIA 05 - INÍCIO AS 20:00 HS

- Visita técnica aos estabelecimentos participantes
- Voz e violão no Largo do Theatro com artistas locais
- Feira de Artesanato

SÁBADO DIA 06

- Almoço regional no restaurante Banguê - Engenho Lagoa Verde (Cachaça Volúpia), com pé de serra ao vivo, a partir das 11h
- Visitação ao Memorial de Jackson do Pandeiro, à Casa de Margarida Maria Alves e ao Salão de Artesanato – pela manhã

NO THEATRO SANTA IGNÊZ
- Feira de artesanato
- Oficina: laboratório rítmico: pulsa – integração de ritmos latino americanos, das 14h às 17h
- Intervenção artística com o G.T. de Artes do T. S. Ignêz, 19h30
- Apresentação musical do grupo Baluarte (lançando o CD “Pulsa”), 20h

DOMINGO, DIA 07
- Procissão de Iemanjá, pelas ruas da cidade, com musicalidade afro brasileira, 19h.o 

Blog do Rildo



IMEQ REALIZA FISCALIZAÇÕES NO ESTADO

Para garantir a comercialização de produtos de segurança no mercado paraibano, o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq) iniciará fiscalizações por todo o Estado.

De acordo com o gerente do núcleo de verificação de qualidade do órgão, Iremar Vilarim, caso os equipamentos vendidos não estejam regularizados, eles serão confiscados.

O gerente do núcleo de verificação e qualidade do o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba reconheceu que é de conhecimento do Imeq a existência de produtos importados da China e não regularizados no Estado.

“Muito do material que é vendido aqui no Estado não é certificado. Mas iremos fazer a fiscalização e, caso encontremos materiais não certificados, nós os apreenderemos e levaremos para o Imeq. Os donos terão, então, um prazo de 10 dias para apresentar documentação. Caso isso não seja feito, nós destruiremos todo o material”, acrescentou o gerente do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba.

E não somente as lojas serão fiscalizadas. Conforme Vilarim, o órgão também irá aos locais de descarga de equipamentos natalinos importados.

“Se o material estiver sendo descarregado aqui no porto de Cabedelo, nós iremos fiscalizar junto com a Polícia Federal. Se for em Pernambuco, lá eles irão fiscalizar. Começaremos dia 9 e podemos garantir que tudo só será liberado se estiver de acordo com as normas do Inmetro”, garantiu.

Veja Orientações do Corpo de Bombeiros na hora de comprar e instalar um pisca-pisca

Primeiramente, verifique a presença do selo do Inmetro nas embalagens de pisca-piscas, tomadas ‘T’ e extensões;

Dê preferência às lâmpadas de Led. Elas, além de mais econômicas, são mais frias, reduzindo as possibilidades de risco de incêndio;

Ainda com relação às lâmpadas de Led, elas são de plástico e trazem menos perigos às crianças, em caso de colocar na boca, pois com as de vidro elas podem se cortar e ainda levar choques;

Verifique o local de instalação das lâmpadas, porque algumas não são resistentes à água e, por isso, não podem ser colocadas na parte exterior da casa;

Quando for instalar pisca-piscas na área externa da casa, evite fazê-lo nas proximidades de lâmpadas, grades ou outras estruturas de metal;

Verifique a qualidade da árvore de natal, assegurando-se de que seja um material resistente ao fogo;

Para efetuar manutenções, certifique-se de que todo o equipamento esteja fora da tomada;

Deixe todo o material longe do alcance das crianças.

Fonte; Jornal da Paraiba


Bombeiros orientam na compra do pisca-pisca

Para muita gente, dezembro é o mês de montar a árvore, o presépio e enfeitá-los com pisca-piscas para aguardar a chegada do Natal, festa religiosa destinada a comemorar o nascimento de Jesus Cristo. Porém, um dos problemas existentes é a não atenção dos consumidores com a compra desse artigo de decoração. O Corpo de Bombeiros alertou para risco de incêndio e deu orientações para garantir uma festa além de bonita, tranquila.

No Centro de João Pessoa, a oferta dos mais variados tipos desse equipamento é evidente. São formatos de estrelas, de bolas, de cachoeiras e os tradicionais pisca-piscas em fios.

Quem vende, garante que nessa época do ano os equipamentos são um sucesso de vendas. “A gente sempre vende muito. Esse ano está mais fraco, mas geralmente vendemos bem”, declarou o comerciante Derivaldo Amaral, que trabalha no ramo há 15 anos e garante que o material que ele vende é de qualidade. “Pode confiar”, assegurou.

Assim como ele, Maria Alves também é comerciante e trabalha com esses artigos de decoração. Conforme a vendedora, este ano os pisca-piscas mais procurados são os em Led, porque são mais claros e mais econômicos. Além disso, eles são mais seguros. “Quebram menos e gastam menos energia. Eles estão sendo muito procurados”, afirmou.

E com olhos atentos ao brilho e ao formato dos pisca-piscas estava a costureira Rosa Mendonça. Ela disse que todos os anos gosta de comprar um equipamento novo e, por isso, sempre pesquisa no mercado aquele que alie melhor os fatores custo e benefício. Quando questionada quanto à qualidade, ela disse que confia nos vendedores. “Eu geralmente olho pela beleza e daí levo para casa, nunca tive problema com eles, não”, garantiu.

A dona de casa Maria Lima também não sabe bem como identificar a qualidade dos pisca-piscas. Para ela, é só olhar e levar para casa. Ela declarou que não chega nem a testar na loja o produto. “Eu pego e levo para casa, lá, sempre pega. Nunca tive problema com isso e, por isso, nunca pensei em ter mais atenção”, comentou.

A atitude da dona de casa é a mesma de muitas pessoas e, por isso, o instrutor de instalações elétricas do Corpo de Bombeiros, capitão Gomes, afirmou que a probabilidade de acontecer acidentes é alta. Segundo ele, não é de responsabilidade do Corpo de Bombeiros a fiscalização da venda dos produtos, porém o órgão orienta a população quanto aos cuidados que se deve ter para que ninguém corra risco de incêndios ou, ainda, de choques elétricos devido a algum equipamento danificado.

“A principal dica que nós damos é que as pessoas atentem para o selo de qualidade do produto. Se ele tiver o selo do Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia], ele é um produto que tem garantia de segurança. E isso vale não somente para os pisca-piscas, mas também para as chamadas tomada ‘T’ e para as extensões”, orientou.

Fonte; Jornal da Paraiba

Terra de Geraldo Beltrão comemora 61 anos de emancipação; Alagoinha segue célere ao progresso sob o comando da Prefeita Alcione

Quando se fala de Alagoinha, na Paraíba, é impossível não lembrar de Geraldo Beltrão, lutador inconteste pela emancipação de sua terra e que hoje chega aos seus 61 anos de vida própria.

Emancipada de Guarabira pela a Lei n. 979, de 02 de dezembro de 1953, Alagoinha teve como seu primeiro prefeito interventor o jurista Geraldo Beltrão que tomou posse no Palácio da Redenção no dia 04 de dezembro daquele ano.

A cidade recebeu a sede oficial da prefeitura no dia 30 de dezembro em clima de grande festa com a presença de autoridades e muitas personalidades políticas e sociais.

A foto ao lado publicada pelo Eginaldes de Andrade em sua página pessoal na internet mostra o Dr. Geraldo Beltrão tomando posse exatamente no dia 30 de dezembro de 1953, no Palácio da Redenção.

Hoje a cidade é administrada por uma Beltrão adotiva, já que Alcione foi casada e hoje é viúva do filho de Geraldo, o também ex-prefeito Ricardo Beltrão que faleceu em 1999 ainda no exercício do mandato.

Alcione, que se elegeu prefeito em 2008 e se reelegeu em 2012 foi rotulada de “A favorita” em ilação a uma famosa novela da Rede Globo a qual estava em tela na época de sua primeira eleição. De lá para cá a Prefeita Alcione tem trabalhado como nunca pelo município.

Obras, ações e intervenções pontuais tem feito da administração municipal de Alagoinha uma das mais bem avaliadas na região do brejo e tem mantido a edil como ‘favorita’ para outras missões.

Mas é com o esforço e trabalho de seu povo que Alagoinha encontra o caminho do seu desenvolvimento.

A ainda jovem Alagoinha ostenta uma história que muito orgulha seu povo e eleva a sua autoestima para continuar buscando ser cada dia ainda melhor.

Parabéns Alagoinha!

Teu presente faz história e teu passado te orgulha!

Da Redação

Do ExpressoPB

Primeira fase de reforma no hospital de Bananeiras foi concluída

Hospital Municipal de Bananeiras
A Secretaria de Saúde do Município de Bananeiras informou nesta quarta-feira, 03 de dezembro, que a primeira fase da reforma do hospital foi concluída. Informou ainda que por este motivo os serviços ambulatoriais passam a funcionar pela entrada principal do hospital, mesmo que ainda não tenha sido inaugurado.

Nesta segunda fase, envolve reforma dos laboratórios e Raio X. “Por este motivo atenderemos apenas os casos urgentes ou via pactuação com outros municípios”.

Explicou Eduardo Guimarães, Secretário adjunto de Saúde do Município.

A obra de reforma está prevista para ser concluída em janeiro. A secretaria também aguarda a liberação para concluir a compra de material e equipamentos. “Possivelmente em Janeiro tudo estará funcionando normalmente”. Concluiu o Secretário.

Recursos

Serão 600 mil reais empregados na melhoria estrutural, ampliação e reforma e mais 897 mil em aquisição de equipamentos – Novas camas, ventiladores, computadores, ar-condicionado, um eletrocardiograma, incubadora e outros equipamentos -, tudo isso conveniado via Pacto Social com o Governo do Estado da Paraíba. Mais 700 mil em equipamentos, através de emenda parlamentar, via os Deputados Federais Efraim Filho (500 mil) e Wilson Filho (200 mil) para o hospital, policlínica, CAPS e clínica de fisioterapia. Outros equipamentos serão adquiridos para as Unidades Básicas, em função de uma emenda da Deputada Nilda Gondim, que se constitui num investimento de R$ 250 mil reais.


Assessoria

Trio armado invade ônibus e rouba R$ 100 mil de passageiro no Agreste da PB

Três homens armados invadiram um ônibus intermunicipal e roubaram cerca de R$ 100 mil de um passageiro, na tarde dessa quarta-feira (3).  A abordagem dos bandidos aconteceu na estrada que liga os municípios de Lagoa de Roça e Lagoa Seca, Agreste do estado.

O ônibus seguia para a cidade de Areia quando o motorista foi abordado por um homem armado. Ele rendeu o condutor do veículo, enquanto outros dois cúmplices entraram no coletivo. A dupla também estava armada e logo se aproximou da vítima, pedindo uma bolsa preta que ela carregava. No interior do acessório, havia jóias e cheques.

Conforme informou o proprietário da bolsa à polícia, as jóias são avaliadas em R$ 75 mil, enquanto os cheques somavam uma quantia de R$ 25 mil. Após roubar a bolsa, os assaltantes fugiram em um carro popular. Equipes da Polícia Militar realizaram rondas nas proximidades do local, mas não conseguiram identificar os suspeitos.

Focandoanoticia.com.br


quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

SOB CHUVA, SOB BÊNÇÃO TONY ALYSSON ENCERRA O ESPERANÇA E FÉ

O 2º Esperança e Fé teve um encerramento marcado por muita música, oração e bênção. Nem a chuva que caiu no fim da noite e início da madrugada, nem o frio, apagaram as fortes chamas de fé destacadas na religiosidade do povo de Esperança e dos visitantes.

Já era madrugada e a multidão não queria que o show de Tony Alysson chegasse ao fim. As pessoas se emocionavam, vibravam, cantavam e oravam em coro a todo instante. Um show marcado por grandes sucessos. Entre eles, “a Marca da Vitória” e “Poderoso Deus”. Esse último que dá nome a turnê do cantor Tony Alysson.

Uma festa, além de Histórica e Cristã, vitoriosa e poderosa para a espirituosidade e religiosidade das pessoas de todas as idades: crianças, jovens e adultos que permaneceram até às 2h da manhã, desta terça(02), tomados pelo canto e a oração em plena praça pública.

Tony Alysson no Palco do Esperança e Fé
A noite de encerramento do 2º Esperança e Fé, no dia do aniversário de 89 anos de Esperança, começou com os shows das bandas das comunidades católicas Pode Crê Sou Feliz, Construtores da Paz e Ministério Obra Nova.

O prefeito Anderson Monteiro que esteve presente em todos os instantes do evento, disse que esse é um momento de agradecer pelo grande sucesso do evento, onde a prefeitura em mais uma edição do “Festa Histórica e Cristã”, cumpriu o honroso papel de promover a religiosidade na vida e nas famílias esperancenses. “


SECOM – PME.

ANDRÉ VALADÃO ABRIU 2º ESPERANÇA E FÉ

O primeiro dia do 2º Esperança e Fé teve com as crianças se divertindo no parque oferecido pela Prefeitura de Esperança. Já no cair da noite, as atrações locais e regionais Antony Ramos, Grupo de Louvor, Rio do Avivamento, Ministério Som Divino abriram os shows. Verbo da Vida e Vozes da Adoração vieram logo depois do momento mais esperado da noite com André Valadão.

E foi o que aconteceu quando o prefeito Anderson Monteiro fez a abertura oficial do evento dedicando a festa cristã aos 89 anos de Esperança e as famílias esperancenses , para em seguida, anunciar a presença em palco de André Valadão. Desde então, só aumentou o entusiasmo, fé e muita cumplicidade do público durante todo show. André Valadão no palco e uma multidão, em coro, cantando e vibrando sem parar.

Andre Valadão no Palco do 2º Esperança e Fé
Nesta segunda(01), aniversário de Esperança, o dia iniciou com uma missa solene na Igreja Matriz co-celebrada pelo Padres Romualdo Vieira, administrador paroquial, padre Adriano André e padre João Lira. O prefeito Anderson Monteiro, deputado estadual Arnaldo Monteiro, vereadores e secretários também assistiram à celebração.

Na Praça da Cultura, sob os acordes da Filarmônica 1º de Dezembro, denominada Luis Martins de Oliveira, foi realizado o ato de hasteamento das bandeiras. A filarmônica também está aniversariando neste 1º de dezembro completando 41 anos de fundação. A programação de aniversário da cidade prossegue a partir das 14h, onde o parque com diversões estará mais uma vez aberto à criançada.

Já à noite, será de encerramento, começando às 17h com as bandas Pode Crê Sou Feliz, Construtores da Paz e Ministério Obra Nova. Por volta das 20h, o cantor católico Tony Alysson, vem ao palco para mais um grande show encerrando o 2º Esperança e Fé.

SECOM – PME.



Exames de aptidão física do concurso para soldados da PM começam quinta-feira em CG

Brasão da Polícia Militar da Paraíba
A Polícia Militar da Paraíba realiza em Campina Grande, nos dias 4, 5, 9 e 10 de dezembro, os exames de aptidão física para candidatos aprovados no concurso público realizado este ano. Os exames acontecerão no campus de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

De acordo com a presidente da Comissão de Avaliação Física do Concurso, coronel Maria Filha, cada candidato terá dois dias de avaliação física. No primeiro dia, o teste consistirá em flexões na barra fixa; abdominal e corrida de 100 metros. No segundo dia, os candidatos vão praticar salto em altura e corrida de 12 minutos.

Estão sendo convocados para os exames os 1.632 candidatos aprovados no Concurso Público para Soldados. Os exames já foram realizados em João Pessoa.

Na cidade de Patos, os exames serão aplicados no Tiro de Guerra – Rua Sargento Everaldo, 611, Bairro Belo Horizonte, dias 12 e 13 de dezembro, a partir das 7h.

O resultado está previsto para ser divulgado no próximo dia 19 e as matrículas acontecerão até o dia 31 de dezembro. O concurso foi realizado em agosto deste ano e ofertou 600 vagas, sendo 520 para a Polícia Militar e 80 para o Corpo de Bombeiros.

aloconcurseiro.jornaldaparaiba.com







Eleitor tem até quinta-feira para justificar ausência no primeiro turno

Termina na próxima quinta-feira (4) o prazo para que os eleitores que não compareceram às urnas no primeiro turno apresentem a justificativa de ausência ao juiz eleitoral.

O requerimento pode ser entregue pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviado por via postal ao juiz da zona eleitoral em que o eleitor está inscrito.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a justificativa de ausência deve ser acompanhada de documentos que comprovem a impossibilidade de comparecimento no dia da eleição, nesse caso, 5 de outubro.

O prazo de quinta-feira vale para os eleitores que não compareceram à seção eleitoral, nem justificaram a ausência no primeiro turno. Para o segundo turno, o prazo vai até 26 de dezembro, 60 dias após o pleito. O eleitor que deixou de votar no primeiro e no segundo turnos deverá apresentar a justificativa para cada turno separadamente.

A lista de endereços dos cartórios eleitorais pode ser consultada na página do TSE na internet.

Da Agência Brasil






Confirmação de matrícula do Censo Escolar 2014 encerra dia 03 de dezembro

Prazo para gestores municipais confirmarem matrículas termina nesta quarta-feira, 3 de dezembro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta sobre o fim do período para que as informações sejam verificadas no sistema Educacenso, prazo que começou dia 24 de novembro.

De acordo com esclarecimentos da entidade, somente a funcionalidade Módulo de Confirmação de Matrícula do Educacenso estará disponível a todos os perfis. Assim, as escolas devem analisar se nos relatórios constam casos de dupla matrícula de alunos para que seja feita a exclusão ou confirmação dos dados.

A CNM alerta ainda para a inserção correta dos dados, uma vez que por meio das informações inseridas no sistema servirão de base para a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e de outros programas federais.

Como a ação é fundamental para a qualificação dos dados do Censo escolar, a CNM destaca que as matrículas não confirmadas serão desconsideradas para efeitos estatísticos e não serão contabilizadas para nenhum programa que utilize os dados do Censo Escolar.

Famup com CNM


Tribunal de Contas fecha ciclo ‘Diálogo Público’ em Cuité, dia 5 de dezembro

Fabio Nogueira/Presidente do TCE
A sedimentação de um novo sistema de controle, em que o cidadão fiscaliza os gastos e exige políticas públicas de qualidade. Imbuído deste propósito, o Tribunal de Contas da Paraíba encerra uma série de 14 encontros com a população paraibana. Cuité receberá o último ‘Diálogo Público’ desta etapa, no próximo dia 5 de dezembro, a partir das 8h00, no auditório da agência do INSS.

O conselheiro Fábio Nogueira, presidente do TCE e idealizador do ‘Diálogo Público’, revelou que o fechamento desse ciclo de encontros é precedido da sensação de “missão cumprida”. De acordo com ele, o Tribunal de Contas está cada vez mais próximo da população e mais presente na vida dos cidadãos que passaram a entender, de maneira mais clara, a imperiosa missão da Corte.

O Diálogo Público, segundo Fábio Nogueira, tem transmitido à população a certeza de que os resultados das ações de fiscalização da gestão pública, sobretudo quando estão associadas ao controle social, refletem na melhoria da qualidade de vida da população, barram ou reduzem os números da corrupção e ainda resguardam a democracia.

A população de Cuité e dos demais municípios integrantes da 4ª região geoadministrativa do estado - Baraúna, Barra de Santa Rosa, Cubati, Damião, Frei Martinho, Nova Floresta, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Picuí, Seridó e Sossego – já pode se inscrever pelo site
Aqueles que optarem pela inscrição presencial poderão fazê-la no local do encontro.

Programação

O credenciamento dos participantes será iniciado às 8h00. A abertura do evento será feita pelo conselheiro Fábio Nogueira, presidente do TCE-PB, às 8h30, que também proferirá palestra sobre o Controle Social. O palestrante seguinte será o auditor de contas públicas Ênio Martins, coordenador da Ouvidoria, sobre o tema ‘Transparência – Um instrumento à disposição da cidadania’.

A sub-procuradora geral do Ministério Público junto ao TCE-PB, Sheyla Barreto Braga de Queiroz, dará seguimento às palestras abordando o tema ‘O Ministério Público de Contas e o Controle Social’.

O auditor de contas públicas do TCE-PB, Vinicius Farias Dantas, fará uma exposição sobre as ‘Ferramentas de Controle Social’. Na sequência, será abordado o tema ‘Auditoria Operacional e controle social’, com apresentação do também auditor de contas públicas, professor e pesquisador da UFPB, Josedilton Alves Diniz.

O diálogo com os participantes, que poderão formular perguntas, sugerir ou apresentar críticas, será iniciado logo após a última palestra.

Famup com Ascom TCE-PB



terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Definidas as datas das matrículas dos alunos da rede estadual

Começaram nesta segunda-feira (1º) e continuam durante o mês de dezembro as matrículas automáticas para os alunos veteranos nas escolas da rede estadual de ensino.

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) adverte que a matrícula dos alunos integrantes da rede só será efetivada mediante assinatura da ficha de renovação de matrícula pelos pais ou responsáveis para os menores de 18 anos. Para os maiores de idade, a ficha deverá ser preenchida pelo próprio aluno.

No período de 2 a 30 de janeiro de 2015 estarão abertas as matrículas para os alunos novatos, podendo continuar durante todo o ano letivo, caso
o estudante venha transferido de outra instituição de ensino. O Governo do Estado garante vagas para todos os alunos. As aulas começarão no dia 9 de fevereiro.

As Gerências Regionais de Educação (GRE) estarão com postos de informações sobre as vagas disponíveis em cada escola da sua região. As GREs também estão procurando, por determinação da SEE, os secretários municipais de educação para garantir a continuidade do ensino aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal nas escolas do Ensino Médio da rede estadual.

De acordo com a gerente executiva de Acompanhamento a Gestão Escolar, Aline Montenegro, o ano letivo de 2015 será iniciado nas escolas da rede estadual no dia 9 de fevereiro para os cursos diurnos e noturnos. A gerente explica que o calendário escolar terá 202 dias letivos para o turno diurno e 207 dias para o turno noturno.

Diretrizes Operacionais – As Diretrizes Operacionais para o Funcionamento das Escolas da Rede Estadual de Ensino serão lançadas no dia 9 de dezembro, às 9h, no auditório da Funad. Trata-se de um documento distribuído com todas as escolas da rede estadual de ensino, no qual estão as informações norteadoras para gerenciar as unidades pedagógicas. Além das orientações administrativas e pedagógicas, as diretrizes também norteiam o funcionamento dos programas educacionais federais e estaduais.

Planejamento do Ano Letivo – Os dias reservados ao planejamento do ano letivo de 2015 são de 2 a 6 de fevereiro. Cada escola deverá elaborar seu planejamento e o dia da acolhida.

Dia da Acolhida – O primeiro dia do ano letivo será considerado o dia da acolhida e a orientação da SEE é que cada escola, após o planejamento, reserve um período da semana pedagógica para organizar a recepção dos estudantes no dia 9 de fevereiro. A recomendação para esse dia é que a escola convide a comunidade com o objetivo de acolher os estudantes e compartilhar as atividades educativas que foram planejadas para o ano letivo de 2015.

Fonte: Secom/PB
Imagem: Internet






Bolsa Família é tema de debate em uma das maiores universidades dos EUA

Professores e alunos de pós-graduação lotaram o auditório do Centro de Estudos Latinos Americanos do Campus de Berkeley, na Universidade da Califórnia (EUA), para assistir à palestra Programa Bolsa Família (PBF): Proteção e Desenvolvimento Social no Brasil. O tema foi apresentado por Daniel Ximenes, diretor licenciado de Condicionalidades do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que permanece nos Estados Unidos até janeiro de 2015, como pesquisador visitante de pós-doutorado em Campus Davis.

Foi uma oportunidade de discussão muito interessante com pesquisadores de vários países, em uma universidade de ponta, que gera formadores de opinião nos Estados Unidos e no mundo inteiro, afirma Ximenes. Trazer o Bolsa Família para este ambiente qualificado de discussão é muito importante. Eles tiveram muito interesse em conhecer o programa em sua concepção geral e, particularmente, em suas condicionalidades, como ação inovadora de transferência de renda, quando então pude destacar o papel central de inclusão, de garantia de direitos.

Apesar da admiração pelo Bolsa Família, o nível de desconhecimento é relativamente alto. Mais recentemente, alguns temas têm despertado curiosidade na estratégia brasileira, como o acompanhamento das condicionalidades. Chama a atenção a concepção e operação dessas condicionalidades não como punição, mas como acesso a direitos e compromissos do poder público com as famílias em situação de vulnerabilidade.

A transferência de renda do programa está condicionada à frequência às aulas e aos postos de saúde. Cerca de 17 milhões de crianças e adolescentes devem comparecer a pelo menos 85% das aulas (até 15 anos) ou 75% das aulas (entre 15 e 17 anos). Mais 5 milhões de crianças até seis anos são pesadas e medidas a cada seis meses, além de terem o calendário de vacinação acompanhado. Beneficiárias grávidas também fazem acompanhamento pré-natal.

Em sua conversa com os anfitriões no Campus de Berkeley, Ximenes também destacou que uma das linhas de ação do Plano Brasil Sem Miséria é a inclusão produtiva, que promove cursos de qualificação profissional e acesso ao crédito produtivo. Disse ainda que a ênfase do Bolsa Família é garantir a entrada dos mais pobres na rede de proteção social e seu acesso aos serviços públicos.

Fonte: Ascom/MDS







segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Mais de 254 jovens receberam o Sacramento do Crisma na Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Crisma 2014/Quadra Colégio do Santa Rita- Areia PB 
A novidade que Deus dá à nossa vida é definitiva; e não apenas no futuro quando estivermos com Ele, mas já hoje: Deus está a fazer novas todas as coisas, o Espírito Santo transforma-nos verdadeiramente e, através de nós, quer transformar também o mundo onde vivemos. Abramos a porta ao Espírito, façamo-nos guiar por Ele, deixemos que a ação contínua de Deus nos torne homens e mulheres novos, animados pelo amor de Deus, que o Espírito Santo nos dá.

Seguir o Senhor, deixar que o seu Espírito transforme as nossas zonas sombrias, os nossos comportamentos em desacordo com Deus e lave os nossos pecados, é um caminho que encontra muitos obstáculos fora de nós, no mundo, e dentro de nós, no coração. Não desanimeis! Para vencer estas tribulações, temos a força do Espírito Santo.

Especialmente a vós, crismandos e crismandas: permanecei firmes no caminho da fé, com segura esperança no Senhor. Aqui está o segredo do nosso caminho. Ele dá-nos a coragem de ir contra a corrente. Sim, jovens; ouvistes bem: ir contra a corrente. Isto fortalece o coração, já que ir contra a corrente requer coragem e Ele dá-nos esta coragem. Não há dificuldades, tribulações, incompreensões que possam meter-nos medo, se permanecermos unidos a Deus como os ramos estão unidos à videira, se não perdermos a amizade com Ele, se lhe dermos cada vez mais espaço na nossa vida. Isto é verdade mesmo, e sobretudo, quando nos sentimos pobres, fracos, pecadores, porque Deus proporciona força à nossa fraqueza, riqueza à nossa pobreza, conversão e perdão. ao nosso pecado. O Senhor é tão misericordioso! Se vamos ter com Ele, sempre nos perdoa. Tenhamos confiança na ação de Deus! Com Ele, podemos fazer coisas grandes; Ele nos fará sentir a alegria de sermos seus discípulos, suas testemunhas. Apostai sobre os grandes ideais, sobre as coisas grandes. Nós, cristãos, não fomos escolhidos pelo Senhor para coisinhas pequenas, ide sempre mais além, rumo às coisas grandes. Jovens, jogai a vida por grandes ideais!

( Papa Francisco).


paroquiaconceicaoareia200.com.br

FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO TEM INÍCIO EM AREIA

No Início da Celebração de ontem o Pe. Jandeilson relatou:

Durante todo o mês a imagem de Nossa Senhora da Conceição peregrinou nas comunidades, em nossa paróquia. Desde a Usina Santa Maria a Sítio velho.Onde Maria passou o povo se alegrou com sua presença e Luminosidade de amor de Mãe. Sejamos Pessoas de Deus dizendo sim, sou servo e serva de Deus”. A Mãe de Jesus e Mãe da Igreja”.

Em Sua homilia o pe. Jandeilson

Para que Deus nos escolheu???

Ele nos escolheu porque ele nos ama e somos escolhidos por ele, assim como Maria.
Maria recebi uma vocação especial, ela será a Mãe do Salvador.

Jesus no evangelho Diz:

Que estejam atentos, porque Deus virá no seu tempo.
Será que estaremos atentos a vinde de Deus??? Pela Manhã, A tarde ou a Noite ?

Qual a graça que nos queremos alcançar na semana da festa da padroeira?

Deixou bem claro de a graça é: Eucaristia e a palavra.
Finalizou que a violência estar causando muitos transtornos em nossa cidade, e devemos criar a Cultura da Paz e aproveitou pra fazer um convite Especial no dia 03/12 às 14:30hs Ato em favor da Paz na praça Central em nossa Cidade.

O Roteiro Cultural da Festa

Inicia-se no dia 05 de Dezembro grandes Atrações Culturais.

A comemoração religiosa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição se estende até o dia 08, Com a Missa Solene as 09hs (Bispo Dom Lucena) e a Procissão e Missa às 15:30hs.
Durante os dias 05,06 e 07de programação do evento será realizado os momentos Culturais com: (Bandas Marciais, Artesão, Culinária, Dança, Teatro, Capoeira e Show ao vivo.

Estamos Bastante otimista para fazemos juntos uma grande festa pra Nossa Senhora da Conceição, por tanto seja todos bem vindo a Matriz de Areia-PB.

paroquiaconceicaoareia200.com.br







Em Alagoa Nova mulher pede desligamento do Bolsa Família

Na manhã  desta segunda-feira (01/12), uma beneficiária do Programa Federal do Bolsa Família no município  de Alagoa Nova, solicitou junto a coordenação municipal o seu desligamento do programa.

Em justificativa a senhora Maria de Fátima Clementino, afirmou que recebeu recentemente o deferimento do pedido de aposentadoria. E que não  havia  mais  a necessidade de receber o auxílio.


Luizcarlospb.com.br

Convite para 7°Aniversario do Terço dos Homens de Alagoa Grande

A Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem na pessoa do seu Pároco Monsenhor Nicodemus, juntamente com a coordenação do Terço dos Homens, tem a alegria de convidar você e toda sua família para participar das comemorações do 7°Aniversario do Terço dos Homens da cidade de Alagoa Grande que se realizará nesta terça-feira 02 de dezembro de 2014.
         
Programação:

Local da acolhida: Capela São José (Rua Pres. João Pessoa)

18:00 hs – Acolhida das paróquias e comunidades visitantes

18:00 hs – Procissão até a Matriz

19:00 hs – Missa na Igreja Matriz

blog do Rildo









Morre radialista da Rádio Cultura, Willian Santos – “o repórter cidadão”

Willian Santos
O radialista Willian Santos, de 25 anos, morreu nesta segunda-feira, em Guarabira. Willian trabalhava na Rádio Cultura de Guarabira. Ele estava internado no Hospital Regional, em Guarabira, após ter sofrido um mal súbito, no último domingo, 30 de novembro. A Rádio Cultura ainda vai divulgar mais informações sobre o velório e o enterro do radialista.

Willian Santos era companheiro de bancada do radialista Rudney Araújo no Programa Espaço Aberto. Já passou por diversos outros programas da Emissora, foi repórter policial e esportivo e se preparava para mais um desafio, que seria o de coordenar a redação do Nordeste1 na Rádio Cultura.

Formado em Geografia pela UEPB-Guarabira, Willian era noivo e exercia a função de professor no Colégio CSA-GEO, em Guarabira, e no Colégio Antônio Major, em Mulungu.

“Amigo, competente e muito brincalhão”, são algumas das referências deixadas por colegas no perfil do Facebook do Radialista.

A Rádio Cultura, o portal Nordeste1 e todo o Grupo João Rafael enviam votos de solidariedade e conforto a toda a família enlutada neste momento de dor.

Nordeste1.com







Em Esperança – Projeto de Inclusão Digital – ÍNCLUS.COM entrega certificados.

O Projeto de Inclusão Digital – ÍNCLUS.COM da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, Esperança-PB, realizou no último final de semana a entrega de cerca de 90 (noventa) certificados. Foram incluídos digitalmente crianças, jovens, adultos e até idosos que desde o mês de março do decorrente ano vinham frequentando as aulas que são ministradas de forma voluntária no Salão Pio XI que fica nas dependências da Igreja Matriz de Esperança.

Neste ano foram ofertados os cursos de Operador de Microcomputador (iniciantes em informática), informática para melhor idade, informática para crianças e Designer Gráfico.

Grande foi a alegria e satisfação dos alunos beneficiados com o projeto, bem como da coordenação e todos os monitores voluntários (Jovens da comunidade que ministram as aulas de informática) envolvidos e comprometidos com o bem-estar social.

“Grande é a satisfação de ver pessoas menos favorecidas de nossa cidade tendo a oportunidade de fazer um curso de informática e através dele poder ser incluído digitalmente, socialmente,e até poder sonhar com uma carreira profissional, algo que já tem se tornado comum, tendo em vista que vários alunos que concluem o curso em idade apta para o mercado de trabalho acabam sendo contratada pelas empresas locais.” (Cristiano Dias – Coordenador).

O projeto funciona desde o ano de 2005 de forma filantrópica e voluntária. Tem a realização da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho e conta com a parceria de ALMEIDA® Distribuidor de Materiais de Construção, da Prefeitura Municipal de Esperança e também com o apoio da TECNOinfo (que faz a doação de tintas e manutenção das impressoras).

“A cada ano que se passa damos novos passos, mas é preciso ir além. Muito mais que incluir uma pessoa digitalmente entregando-lhe acesso a um computador é preciso incluí-la socialmente, dando oportunidades para viver de forma digna em sociedade. Para que isso possa continuar ocorrendo, é preciso que mais pessoas como você que lê essa mensagem possa vir a ser mais um VOLUNTÁRIO, seja ministrando aulas, seja colaborando com materiais para o projeto. Confio que podemos mudar a realidade em nossa volta, basta deixarmos o egoísmo de lado, onde prevalece o MEU e inserimos a força e vontade e lutarmos pelo NOSSO.”(Cristiano Dias – Coordenador).

O projeto entra em recesso nesse período e só volta as atividades no início de Fevereiro de 2015.

Se você quer contribuir de alguma forma, vá até Secretaria da Igreja Matriz de Esperança-PB, ou se preferir ligue (83) 3361-2053 e peça para falar com o coordenado do projeto – Cristiano Dias. Você estará sendo mais um que acredita e faz de sua comunidade um lugar melhor e mais igual para se viver.

Andradenoticias.com




PEC garante a prefeitos mais R$ 205 mi de FPM

Nos últimos 2 anos de mandato, os prefeitos da Paraíba vão receber a mais R$ 205 milhões, garantidos pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 426/2014, que prevê a elevação em 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a partir de 2015. A PEC foi aprovada em segunda votação pela Câmara dos Deputados, na quarta-feira à noite, e será promulgada na próxima semana pelo Congresso Nacional. Antes, passou pela aprovação do Senado.

Do montante de R$ 205 milhões, a prefeitura de João Pessoa ficará com a maior fatia dos recursos nos próximos dois anos, conforme projeção da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O prefeito Luciano Cartaxo vai receber R$ 27 milhões, enquanto o prefeito Romero Rodrigues (Campina Grande) perceberá R$ 6,8 milhões. Por sua vez, o gestor de Santa Rita, Netinho de Várzea, embolsará pouco mais de R$ 3,3 milhões, e Francisca Mota (Patos), cerca de R$ 3 milhões.

Já Expedito Pereira (Bayeux) terá um reforço nos cofres públicos de R$ 2,7 milhões nos próximos dois anos. Em Sousa, André Gadelha vai receber R$ 2,2 milhões mesmo valor de Cabedelo, do prefeito Leto Viana. Por seu turno, as prefeituras de Guarabira, Cajazeiras e Sapé receberão, cada uma, cerca de R$ 2 milhões.

MENORES

Na outra ponta, os menores municípios paraibanos, enquadrados no coeficiente 0.6 do FPM, receberão, cada um, R$ 550 mil a mais nos próximos dois anos. Nesse grupo, estão Aparecida, Cuité de Mamanguape, Pedra Branca, Boa Vista, Baía da Traição, Cabaceiras, Cachoeira dos Índios, Cajazeirinhas, Coxixola, Montadas, Cubati, Riachão, Prata, Gado Bravo, Serra da Raiz, São Bentinho, São Mamede, Várzea e Vieirópolis, dentre outros.

AUMENTO É ATRIBUÍDO A MOBILIZAÇÕES

O presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes, ressaltou que a aprovação da PEC é fruto das mobilizações permanentes e das últimas duas Marchas a Brasília em Defesa dos Municípios, promovidas pela CNM. Este ano, por exemplo, teve o tema do aumento do FPM como uma das prioridades. Ele lembrou que, em maio deste ano, em um momento marcante para o movimento, quase três mil gestores gritavam na frente do Congresso Nacional o pedido de socorro aos municípios.

Para Tota, o aumento do FPM significa muito para as administrações municipais que recebem diariamente inúmeras atribuições, sem a devida fonte de financiamento. Ele acrescentou que o repasse vai amenizar a injusta distribuição do bolo tributário, que beneficia a União, em detrimento dos demais entes da federação- Estados e municípios. Mas ele lembrou que o repasse será feito nos meses de julho de 2015 e 2016.

Hoje, os municípios recebem 23,5% da soma da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). Com o acréscimo de 1%, os entes municipais terão direito a 24,5%.

GOVERNO CREDITA HOJE R$ 42 MILHÕES

O governo federal credita hoje, nas contas das 223 prefeituras da Paraíba, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 3º e último decêndio do mês de novembro. O valor total é de R$ 42,4 milhões, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Do total, R$ 5,2 milhões vão ser destinados para a prefeitura de João Pessoa e R$ 1,4 milhão para Campina Grande. O restante será rateado com os demais municípios paraibanos. Em nível nacional, a última cota de novembro do FPM será de R$ 1.314.806.928,23, descontado o valor do Fundeb. O montante bruto, sem a retenção do Fundeb, é de R$ 1.643.508.660,29.

A soma do FPM para todas as prefeituras do país este mês chega a R$ 6,608 bilhões. No ano passado, o total repassado no mesmo período foi de R$ 6,875 bilhões, em valores brutos.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) identificou, portanto, uma queda de 3,9% em comparação com os repasses de novembro em 2013.

Este terceiro decêndio de novembro está 21% menor se comparado com o terceiro decêndio de outubro, em valores brutos e nominais. No entanto, na comparação entre o repasse total de novembro e o repasse total de outubro, houve crescimento de 32%.

No caso do montante anual, o Fundo cresceu 2,8%, em termos reais. No ano passado, até este decêndio foram repassados R$ 68,177 bilhões contra R$ 70,103 bilhões deste ano.

Jornal da Paraiba