quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Doação do Hotel Bruxaxá ao IFPB pode quitar dívida milionária da PBtur com Embratur e destravar privatização de hotéis

HOTEL BRUXAXA AREIA PB
Uma dívida milionária da PBtur com a Embratur continua travando o processo de privatização de hotéis pertencentes ao Governo do Estado da Paraíba. A PBtur já disponibilizou dois prédios públicos para quitar o débito, mas nenhum deles foi aceito até agora pela Embratur. Enquanto não pagar o que deve, o Governo do Estado fica impedido de realizar o leilão.
A maioria dos hotéis está fechada e somente o Bruxaxá, em Areia, tem previsão de aproveitamento através de convênio envolvendo o IFPB e o Governo do Estado. A parceria, já referendada pelo ministro da Educação, Aloísio Mercadante, permitirá a implantação de uma Escola Superior de Hotelaria e pode resolver o impasse.
De acordo com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Renato Feliciano, a doação do prédio do Bruxaxá deve ser feita em troca da dívida com a Embratur, abrindo espaço para o processo de privatização dos hotéis do Governo do Estado. A reabertura dos hotéis está descartada porque quase todos davam prejuízo ao Governo do Estado.
Blog Vanderlan Farias

Ricardo e ministro firmam parceria para instalar campus da UEP

A cidade de Areia vai receber em breve uma Unidade de Educação Profissional (UEP). A criação do campus foi acordada nessa quarta-feira (28), em Brasília, durante reunião realizada entre o governador Ricardo Coutinho e o ministro da Educação, Aluízio Mercadante.

A instalação do Campus de Areia vai ser possível graças à doação do Hotel Bruxaxá pelo governador Ricardo Coutinho. A parceria do Governo da Paraíba com o Ministério da Educação vai permitir a formação qualificada de profissionais na área de Turismo, Gastronomia e Hotelaria. O campus vai contar com a disponibilidade da infraestrutura do hotel, que fica localizado em Areia, e possui instalações favoráveis para o desenvolvimento dos cursos.

Segundo o governador Ricardo Coutinho o novo campus vai poder formar mão de obra qualificada para atender a demanda turística, que anualmente aumenta na Paraíba, e que deve dobrar com a chegada do Centro de Convenções. “Estamos repassando o hotel para que seja formado um núcleo de desenvolvimento profissional. O Centro de Convenções vai dar uma repaginada no turismo, dialogando com avanços em toda a Paraíba. Isso significa uma mudança do perfil da região, o que vai ser de fundamental importância para a economia da Paraíba”, afirmou o governador.

O ministro da Educação, Aluízio Mercadante, referendou a afirmação do governador Ricardo Coutinho, acrescentando que o Campus vai ser instalado em uma região reconhecidamente vocacionada para o turismo. “Acho a proposta fantástica. Vamos dar andamento, o hotel já existe, a estrutura está pronta. Vamos fazer cursos voltados para gastronomia e turismo. A demanda de turismo é grande e temos informação que vem crescendo na região. Vamos montar um grande polo de gastronomia e, quem sabe, um centro voltado para um dos produto típicos da região, que é a cachaça”, afirmou o ministro.

De acordo com o reitor da UEP, João Batista Oliveira, os cursos superiores de tecnologias passam a dar suporte prático ao desenvolvimento dos municípios. “Os cursos a serem ofertados em Areia deverão se concentrar no eixo tecnológico de hospitalidade e lazer. Para a instalação do campus em Areia levou-se em consideração a infraestrutura do Hotel Bruxaxá, que já está pronta e disponível para uso como hotel escola. Areia é uma cidade histórica, onde foi instalada a primeira faculdade de Agronomia do Nordeste. O benefício social para a região é grandioso”, disse o reitor.

Para o deputado estadual Tião Gomes a instalação do Campus em Areia vai proporcionar o desenvolvimento da região de forma significativa. “Essa parceria vai beneficiar toda região do Brejo paraibano e dará impulso ainda maior à atividade turística. Essa é, sem dúvidas, uma grande conquista da população de Areia e de todo o Brejo. Uma escola de hotelaria, além de formar profissionais para a área, vai estimular o turismo na região”, comemorou o deputado.

Também participaram da reunião o secretário Executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim; o reitor da UEP da Paraíba, João Batista; o deputado federal Damião Feliciano; o prefeito da cidade de Areia, Paulo Gomes; o deputado estadual Tião Gomes e o superintendente de obras da Suplan, Ricardo Barbosa.

paraiba.pb.gov.br


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

AS RAPIDINHAS DO PESO PESADO

ESTA RENDENDO
Continua rendendo entre a sociedade areiense e nas redes sociais a negativa das dependências da Câmara Municipal de Areia, Casa de Manoel da Silva, para a realização do velório de Sr Dermario da farmácia, esposo da ex vereadora Dona Dilza, casal que reconhecidamente tem bastante serviços prestados a população areiense, em um tempo em que ter acesso aos serviços de saúde não eram tão fácil como nos dias atuais.

ESTA RENDENDO II

Na sessão de ontem 27, na Câmara Municipal de Areia, Casa de Manoel da Silva, o que rendeu mesmo foi discussão se o prédio da Câmara deve ou não ser utilizado para a realização de velórios, a sessão ainda teve direito a desabafo da presidente da casa a Vereadora Ana Paula

CENTRAL DE VELÓRIOS

Para que outras famílias que residem fora da cidade de Areia não passem a mesma decepção da família de Dona Dilza, segundo a Presidente da Câmara a Vereadora Ana Paula, a administração do município estuda a possibilidade de solicitar ao governo do estado o espaço que atualmente funciona a coletoria estadual, que será desativada pelo governo do estado, para que aquele espaço seja utilizado como uma central de velórios

NOVO ENDEREÇO

O Conselho Tutelar da cidade de Areia esta em novo endereço, mais precisamente na Rua da Gameleira nº 556, uma residência na referida rua foi alugada pela administração municipal sendo realizada uma grande reforma, para acomodar as instalações do Conselho Tutelar de Areia.

NOVO ENDEREÇO II

A lanchonete Solanche, tradicionalmente conhecida como a lanchonete do BEBA esta de novo endereço, o empreendimento que estava funcionado na Praça Solon de Lucena, agora se encontra na Praça 3 de maio onde funcionava a loja de Sebastião Teixeira.

NOVO ENDEREÇO III

O cartório Henriques Batista, de notas e protesto, antigo cartório do Sr Martins, esta em um novo endereço, na Rua Vigário Odilon nº 127, vizinho a secretaria paroquial.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA
A Vigilância Sanitária de Areia, que tem como Coordenador o medico veterinário Francisco Jardelino e conta ainda na sua equipe, com a enfermeira Tânia Jerônimo, realizou uma oficina de boas praticas e higiene, com cabeleireiros, manicures e tatuadores, a próxima oficina a ser realizada será de manipulação de alimentos.       

TURISMO I

Areia participa da 41º edição da Feira das Américas, ABAV, que vai acontecer em São Paulo, de 4 a 8 de setembro

TURISMO II

Secretário de Turismo de Areia solicita a integrantes do Trade Turístico de Areia, que enviem seus produtos e material de divulgação, para serem expostos no stand da Paraíba na 41 º edição da Feira das Américas ABAV

VIOLÊNCIA

Foi se o tempo em que uma casinha na zona rural era sinônimo de tranqüilidade, moradores da zona rural de Areia e cidades vizinhas estão sofrendo com as constantes investidas dos “amigos do alheio”

MULTIVACINAÇÃO

Teve inicio no ultimo sábado dia 24 e vai ate o dia 30 de agostos campanha nacional de multivacinação, que visa atualizar a carteira de vacinação das crianças menores de 5 anos. De 26 a 30 de agosto, a sala de imunização do Hospital Municipal Dr Hercílio Rodrigues estará atendendo das 7:30 as 11:30 para a atualização das carteiras de vacina, simultaneamente as equipes de vacinadoras irão percorrer a zona urbana e a zona rural do município, visando superar as metas estabelecidas pela Secretaria estadual e pelo Ministério da Saúde para essa campanha de multivacinação.

HOSPITAL MUNICIPAL

A secretaria de saúde de Areia informa aos pacientes que, a partir do dia 2 de setembro, os exames de ultrassonografias e eletrocardiograma serão agendados no Hospital municipal Dr Hercílio Rodrigues, no horário da manhã.     

ELEIÇÕES  

O Conselho Municipal de Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural Sustentável de Areia realizará eleição para a escolha da nova mesa diretora no próximo dia 4 de outubro. José Ilton Cordeiro da Cruz, atual Presidente do conselho, comunica aos interessados em participar das eleições, que as inscrições das chapas já estão sendo feitas na sede local da EMATER, no centro da cidade de Areia.   




segunda-feira, 26 de agosto de 2013

TJPB LANÇA PROJETO DE CONCILIAÇÃO EM AREIA

Cerca de 150 audiências serão realizadas pelo Tribunal de Justiça durante esta semana.

“Conciliar é o melhor caminho”. Este é o nome do projeto que a equipe do Núcleo de Conciliação e Mediação do Tribunal de Justiça da Paraíba estará lançando nesta segunda-feira (26), na Comarca de Areia, onde serão realizadas 150 audiências. A iniciativa consiste na interiorização e conscientização dos magistrados sobre a adoção da conciliação como forma de resolver os litígios, evitando a judicialização.

Durante toda a semana (26 a 30), acordos estarão sendo celebrados por meio da realização de audiências, envolvendo processos que tramitam nos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Areia, explicou o juiz Fábio Leandro de Alencar, diretor-adjunto do Núcleo. O magistrado informou ainda que o projeto consiste em orientar os juízes, mostrando que a conciliação é o caminho para desafogar a pauta de apreciação dos processos.

“Os juízes que têm a pauta muito congestionada nos interiores não possuem, muitas vezes, condições de agendar audiências com a antecedência que o jurisdicionado precisa e exige. Esses magistrados podem solicitar o apoio do Núcleo. O projeto consiste em agendar audiências para resolver, por meio da conciliação, as demandas pendentes”, disse Fábio Leandro.

Ele acrescentou que nas comarcas do interior existe uma reprimenda de ações contra empresas, como é o caso de Areia, onde são muitas ações contra as empresas Tim e Oi, sendo necessário a realização das 150 audiências, que foram agendadas pelos juízes e o Núcleo forneceu os mediadores para auxiliarem os magistrados para que os mesmo não deixem de realizar suas atividades rotineiras.

“As empresas são parceiras de mutirão do Núcleo. Nós entramos em contato para que elas apresentem propostas atrativas para que seja feito um acordo e com isso sejam extintos inúmeros processos que tramitam nestas comarcas”,

JP com TJPB


Prefeitura de Areia realiza coletiva para anunciar as mais de 30 atrações do Bregareia 2013

Agora é oficial. O Festival da Cachaça, da Rapadura e do Açúcar Mascavo, popularmente conhecido como Bregareia está de volta. O resgate da festa é uma iniciativa da gestão do prefeito Paulo Gomes (PRB), que assumiu a administração municipal esse ano com o objetivo de colocar a cidade de volta à rota do desenvolvimento.

O Festival será realizado no último final de semana de setembro, nos dias 27, 28 e 29 e a programação anunciada em grande coletiva de imprensa, na mesma semana em que é comemorado o dia estadual da música brega. A coletiva acontece na sede da PBTur, em João Pessoa, na próxima segunda-feira (02/09), a partir das 10h.

Durante a coletiva, serão reveladas as mais de 30 atrações que foram contratadas para abrilhantar a festa, que terá cerca de 50 horas de brega no palco central e em pequenos polos que serão distribuídos em pontos estratégicos da cidade.
“Teremos brega de manhã, à tarde e à noite”, garantiu o secretário de turismo e eventos da cidade, Adriano Nunes.

Participarão da coletiva os organizadores do evento, o prefeito Paulo Gomes, o vice-prefeito André Perazzo, o deputado Tião Gomes, entre vários outros convidados. A promessa é que o retorno do Festival da Cachaça, este ano, venha com força total, com as presenças de artistas conhecidos nacionalmente e até internacionalmente.

Ainda durante o evento serão anunciados todos os parceiros e colaboradores da festa. Entre os parceiros deste festival, estão o Governo do Estado e o Ministério do Turismo. Dia do Brega – Fica instituído o dia 4 de setembro como o Dia Estadual da Música Brega, em homenagem ao dia do falecimento do cantor e compositor Eurípedes Waldick Soriano, o Rei do Brega.




TIÃO GOMES FECHA PARCERIA E CARAVANA DO RATINHO DESEMBARCA EM SETEMBRO NO BREGAREIA 2013

Criador do Festival da Cachaça, da Rapadura e do Açúcar Mascavo, evento popularmente conhecido como Bregareia, que foi lançado ainda no ano de 1997, o deputado estadual Tião Gomes (PSL) aceitou o convite da atual gestão municipal para colaborar no relançamento da festa, que volta agora em 2013, e ajudou a fechar uma parceria com a Caravana do Ratinho para abrilhantar o festival este ano no município de Areia, brejo paraibano.

Presente à reunião com a equipe do programa do Ratinho, na sede do SBT em São Paulo, na última semana, o parlamentar, que traz na bagagem experiência e resultados positivos dos antigos festivais, ao lado dos representantes da administração municipal, fechou um pacote composto por seis grandes atrações da música brega brasileira, conhecidas nacionalmente e até internacionalmente.

Tião conversou com o Diretor do Ratinho, Rogério Silva, e acabou conquistando a parceria do apresentador Carlos Massa para desembarcar com a sua Caravana na ‘terra da cultura’ nos três dias da festa, que este ano acontece em 27, 28 2 29 de setembro.

“O Bregareia é uma festa que criamos e que colocou Areia no circuito nacional de festivais gastronômicos, a exemplo do Octuberfest em Blumenau, onde a cerveja e a cultura alemã são enaltecidas, e hoje, fico lisonjeado de receber o chamado da atual gestão para poder colaborar com o retorno desse grande evento, que devolve à Areia o destaque que ela merece", destacou, lembrando que com o festival, o turismo foi alavancado e a geração de emprego e renda também.

Para desmistificar possíveis críticas sobre o investimento destinado na realização do evento, Gomes lembra que o Bregareia tem o apoio do Governo do Estado, do Ministério do Turismo e de patrocinadores, sendo uma festa autossustentável, já que, em suma, sobrevive da venda dos produtos, cuja matéria prima é a cana de açúcar.

"Muitos turistas conheceram nossa cachaça, rapadura, artesanato e a cultura como um todo. Acabaram com o Bregareia, mas conseguimos resgatá-lo. A prefeitura trabalhou nesse projeto, acreditou no potencial do evento, assim como eu sempre acreditei, e conseguimos fazer com que a festa seja realizada na semana de setembro, assim como nos festivais anteriores. Essa festa é o diferencial de festas que ocorrem na Paraíba, com muita descontração e brega. É uma festa gostosa e viável porque estamos vendendo nossos produtos. É uma referência nossa", comemorou o deputado.

Além do ‘sexteto’ da Caravana do Ratinho, o Bregareia 2013 promete ser o mais badalado dos últimos tempos, e contará ainda com um grande leque de atrações musicais, que será anunciado durante coletiva de imprensa no início do mês de setembro.


Assessoria de Imprensa

domingo, 25 de agosto de 2013

Brejo da Paraíba ganha destaque em rede nacional de TV neste domingo

Richard Rasmussen realizando gravação em Areia
O Aventura Selvagem, programa do SBT, deste domingo (25), destaca a Paraíba. O apresentador Richard Rasmussen viaja pelo Brejo Paraibano e mostra detalhes da fauna, cultura e economia da região. 
Pelo Brejo Paraibano, a flora que movimenta a vida econômica das comunidades.Richard encontra bichos que dão lições de sintonia com o ser humano; bichos que dão lições de organização e, claro, serpentes!
Richard também ficou emocionado com a receptividade da população regional e satisfeito com as demonstrações de carinho dos fãs que – literalmente – cercaram o Richard pelas cidades onde ele passou.
Aventura Selvagem mistura muita aventura e diversão com conhecimento de natureza, no qual Richard Ramussen promove grandes encontros interativos com os mais diversos animais, de forma espontânea.
Richard Rasmussen é apresentador, economista, biólogo e naturalista. Profundo conhecedor da fauna, ele tem uma forma espontânea e irreverente de cuidar e se relacionar com os bichos. Richard ganhou destaque e visibilidade, desde 2005, quando começou a apresentar o quadro “Selvagem ao Extremo”, na TV Record
com SBT 

Onibus da empresa Viaçao Bela Vista e roubado em Alagoa Grande


Na madrugada deste sábado (24), em Alagoa Grande, um ônibus da empresa Bela Vista foi alvo de assaltantes. O ônibus que estava estacionado em frente ao Teatro Santa Ignes foi roubado por volta das 02:00 hs da manha deste sábado e foi encontrado em uma barreira na PB 075, que liga Alagoa Grande a cidade de Areia. 

Policiais do Pelotão de Policia Militar estão em diligências para localizar os assaltantes mas ate o momento não lograram êxito.


Blog do Rildo

sábado, 24 de agosto de 2013

APAE AREIA REALIZA FESTIVAL DE SOBREMESA


A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Areia (APAE), realiza a 5º edição do Festival de Sobremesas, que acontecerá no dia 30 de agosto, as 20:00 horas, no Centro Social Pio XII.

Os ingressos estarão a venda na Loja Marina Moda Bijou e com os professores da instituição, no valor de R$ 10,00
Durante a realização do Festival de Sobremesas da APAE de Areia, acontecerá a exposição de trabalhos produzidos pelos alunos da instituição e inclusive esses trabalhos estarão a venda.

A APAE Areia, esta localizada na rua Severino Brito Lira s/n, visite a APAE Areia e colabore com os serviços realizados, ajude financeiramente ou seja um voluntario.


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

LISTA DOS MAIORES DEVEDORES DA JUSTIÇA DA PARAÍBA TEM 22 PREFEITURAS E AREIA ESTA NA LISTA

Relação considera as empresas com o maior número de ações trabalhistas.
Prefeitura com o maior número de processos é a de Araçagi.

Da relação dos cem maiores devedores da Justiça do Trabalho na Paraíba, as prefeituras e empresas ligadas à construção civil e setor imobiliário estão em primeiro lugar. São 22 prefeituras na relação e igual número de empresas do segmento da construção. Ocupa a terceira colocação empresas ligadas a vigilância, limpeza e recrutamento de mão de obra, aparecendo 16 vezes na lista. A relação considera as empresas com o maior número de ações trabalhistas.

Estão na lista dos cem maiores devedores as prefeituras de Areia, Patos, Lastro, Aroeiras, São José de Piranhas, Lagoa de Dentro, Camalaú, Brejo dos Santos, São João do Rio do Peixe, Mulungú, Cuitegi, Triunfo, Belém, Salgado de São Félix, Guarabira, Sapé, Alagoa Grande, Mari, Caiçara, Campina Grande e Araruna. A única Câmara Municipal na lista dos cem maiores devedores na Justiça do Trabalho é a de Uiraúna, com 230 ações trabalhistas.

Na lista paraibana, o maior devedor é da iniciativa privada, a massa falida da usina Santa Maria, com 506 processos. Em relação ao setor público, a prefeitura com o maior número de processos é a de Araçagi, com 387.

Banco Nacional de Devedores Trabalhistas

Os dados foram retirados pelo Tribunal Superior do Ttrabalho do Banco Nacional de Devedores Trabalhistas. O BNDT, sigla que designa o banco de dados, foi criado no TST depois da adoção da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), onde empresas e pessoas com dívidas com a Justiça do Trabalho estão impedidas de participar de licitações púbicas, além de outras implicações.

Do G1 PB

      

sábado, 17 de agosto de 2013

PROGRAMA DA REDE BRASIL DESTACA CULTURA E BELEZAS DA PARAÍBA NESTE SÁBADO

O ‘Destino Paraíba’ vai ser a atração principal do programa “Embarque”, neste sábado (17), do canal Rede Brasil. A proposta do programa, apresentado pelo jornalista Bira Rodrigues, é de revelar aos telespectadores os melhores pontos turísticos brasileiros, dando ênfase para a história, cultura, gastronomia e as belezas naturais do nosso país. A equipe de reportagem visitou João Pessoa, Cabedelo, Conde e Areia no início deste mês, a convite da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), com apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB), Abrasel-PB e as prefeituras do Conde e de Areia.

De acordo com o produtor do programa, Adonias Pimenta, o programa deste sábado, veiculado às 19h, vai mostrar imagens da praia e do farol do Cabo Branco, da Estação Cabo Branco, com destaque para a arquitetura de Oscar Niemeyer. Pimenta informa que a equipe do ‘Embarque’ também visitou o centro histórico de João Pessoa. “Uma das propostas do programa é destacar a história e cultura das cidades, além da gastronomia que é muito variada e diversificada na Paraíba”, afirmou. Outra atração paraibana explorada pela equipe de reportagem é o ‘Bolero de Ravel’ executado pelo saxofonista Jurandy do Sax. “O local é de um visual fantástico. Sem falar do personagem Jurandy do sax”, afirmou Adonias Pimenta.
Praias paradisíacas

O roteiro do programa “Embarque” incluiu um passeio de buggy pelas praias do Litoral Sul, precisamente do Conde. Os jornalistas conheceram trilhas selvagens entre a Mata Atlântica e praias desertas. O destaque será Tambaba, a primeira praia naturista do Nordeste.
Além das praias, a reportagem visitou a cidade histórica de Areia, no Brejo paraibano. Com apoio de um guia local, a equipe visitou engenhos de produção de cachaça e de rapadura, casarões antigos e museus. No final da cobertura jornalística em Areia, a equipe do programa cobriu os eventos da programação do Circuito Caminhos do Frio.

O Canal

A Rede Brasil de Televisão é uma rede aberta de televisão brasileira. O canal vem ampliando a cobertura no país, com programação baseada em variedades, notícias e filmes. Para sintonizá-la, basta ter um antena parabólica em qualquer lugar do Brasil, por meio de repetidoras UHF em diversos estados e pelas operadoras de TV por assinatura ClaroTV (133), VivoTV (237), CTBC (714), OiTV (139) e GVT (248).


PREFEITURA DE AREIA DIVULGA A DATA DOS TRÊS DIAS DO 14º BREGAREIA

O prefeito Paulo Gomes (PRB), confirmou, nesta sexta-feira (16), o retorno do Festival da Cachaça e da Rapadura, mais conhecido como Bregareia, que em 2013 realizará a sua 14º edição. O evento já tem data marcada e será realizado no último final de semana do mês de setembro, nos dias 27, 28 e 29.

Até o final do mês de agosto, a prefeitura municipal convocará uma coletiva de imprensa para lançar a programação oficial do evento, que este ano deve contar com artistas, regionais e nacionais da música brega brasileira, com grandes surpresas para animar o público no ano em que se resgatará a tradicional festa da cidade.

O festival conta com as parcerias do Ministério do Turismo, do Governo do Estado, além de vários outros parceiros e patrocinadores que aproveitam a popularidade da festa para divulgar sua marca, já que o evento atrai turistas de todo o país.
Criado em 1997, o Bregareia de 2013 promete ser um dos mais badalados da história de Areia, principalmente pelo empenho com o que está sendo organizado. A cobertura da mídia local e nacional também já está garantida.

Para os turistas que desejam reservar casas para alugar e curtir o evento com comodidade, basta entrar em contato com a Secretaria de Turismo e Evento do município e se cadastrar através do número (83) 8713-0051 ou entrar em contato através do emailsetureventos@hotmail.com

PBAGORA

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Professor do CCHSA/UFPB representa a Paraíba em Genebra

Rodrigo Ronelli Duarte foi o primeiro paraibano selecionado para participar da Escola de Física do CERN, o maior Laboratório de Física de partículas do mundo

O professor de Física do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros - CAVN do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCHSA/UFPB), em Bananeiras, Rodrigo Ronelli Duarte de Andrade, foi o primeiro paraibano selecionado para participar da Escola de Física do CERN, o maior Laboratório de Física de partículas do mundo, localizado no noroeste de Genebra, na fronteira Franco-Suíça.

O CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear) recolocou em funcionamento, no ano de 2009, o grande colisor de prótons "Large Hadron Collider" (LHC), que no ano passado descobriu o bóson de Higgs, importante partícula dentro da teoria do Modelo Padrão das Partículas Elementares e mantém há quatro anos um programa de Educação destinado a professores de Física de diversos países da Europa.

Para a edição 2013, foram selecionados 30 professores de Física do Ensino Médio do Brasil, com recursos oriundos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O evento será realizado de 28 de agosto até seis de setembro em Genebra.
Fonte: 
 Agência de Notícias da UFPB - Com informações do CCHSA

Pai herói: disciplina e responsabilidade marcam a vida de carteiro na cidade de Areia que completa 35 anos de serviço sem faltar a nenhum expediente

Prestes a completar 35 anos de trabalho dedicados exclusivamente ao serviço público, o único carteiro da cidade de Areia, brejo paraibano, por 32 anos, Elias Alves Pereira, mais conhecido como ‘Mero dos Correios’, 59 anos, bate às portas da aposentadoria em outubro deste ano depois de trilhar uma intensa jornada de disciplina e responsabilidade aliada à obstinação.
Sem nunca ter faltado a nenhum expediente nesse período e sem nem mesmo ter apresentado um único atestado médico para justificar uma possível ausência, o empregado público do interior da Paraíba possui uma história exemplar de esforço e dedicação que contraria a imagem, muitas vezes negativa, do serviço público no Brasil.
Exercendo uma profissão cansativa e que requer, além de muita atenção, um bom condicionamento físico, o carteiro ingressou na profissão em outubro de 1978, com 24 anos, quando, após uma seleção para uma vaga, ficou na segunda colocação. Após 15 dias de trabalho, o primeiro colocado para a função, no entanto, entregou o cargo por considerá-lo exaustivo e sobrecarregado para apenas uma pessoa ‘dá conta’ e Mero acabou sendo convocado para assumir a vaga.
Hoje pai de três filhas, Mero dos Correios, que à época estava com a esposa grávida da primeira filha, tomou a responsabilidade para si e decidiu encarar o desafio de (sozinho), entregar as correspondências para os mais de 25 mil habitantes da cidade. Ele explica que esse senso de responsabilidade, todavia, veio com a paternidade.
Em uma época que não havia a facilidade do mundo virtual existente nos dias de hoje, o carteiro acordava mais cedo e saia mais tarde para não ter que deixar serviços pendentes para os dias posteriores, mesmo trabalhando mais que o horário do expediente e sem ganhar nenhuma hora extra por isso.
“Quando nos é dada uma oportunidade nós temos que agarrá-la e foi isso que fiz, tinha uma família para cuidar e aprendi que o homem é o responsável por sustentar sua família, se fui homem para fazer, também tinha que ser homem para assumir e manter uma casa e uma família então, quando fui chamado para o serviço, não pensei duas vezes e hoje estou completando meus 35 anos de serviço sem nenhuma mancha que pudesse sujar meu currículo”, comemorou.
Filho de mãe e pai agricultores, foi na infância que o carteiro aprendeu a importância da disciplina e o senso de responsabilidade, quando via os pais acordarem cedo para trabalhar no roçado. Um trabalho também cansativo, mas que, segundo ele, feito com dedicação sempre rendeu bons frutos.
SEM RECONHECIMENTO
Único carteiro da cidade durante 32 anos, Mero dos Correios, todavia, nunca recebeu o mérito do reconhecimento da empresa pelo empenho e esforço dedicados à estatal. Pelo contrário. Em vez de reconhecimento, o carteiro só recebia cobranças e pressões para bater as metas estipuladas pela diretoria regional dos Correios, sendo inclusive, em determinada época, obrigado a não só entregar cartas, mas também a vender os produtos oferecidos pela ECT (Empresa de Correios e Telegráfos).
Nesse mesmo período a empresa pública passou por várias greves, mas o funcionário paraibano, mesmo cobrado e pressionado, nunca aderiu a nenhuma paralisação. Não por medo de represálias, mas sim para que a população não fosse prejudicada com atrasos ocasionados pela intransigência da direção em ceder às negociações salariais.
“O reconhecimento e consideração ficaram apenas para os funcionários dos grandes centros, nós do interior, principalmente da Paraíba, somos apenas um número, uma matrícula e nada mais, nunca fui contemplado com gratificação ou até mesmo uma carta de parabéns, nada, nada, nada, apenas trabalho”, desabafou.
O funcionário dos Correios ainda lembra que sempre fez seu trabalho de acordo com o que considera correto, com uma boa conduta.
“Para a empresa, o funcionário fazer algo a mais é uma obrigação e não um diferencial. Nós do interior da Paraíba não somos e nem nunca fomos reconhecidos, fiquei 32 anos sozinho como carteiro na cidade e só nos últimos três anos é que enviaram mais um funcionário para cá e porque eu tive um acidente de trabalho e recebi a recomendação que não mais poderia fazer grandes esforços”, desabafou o carteiro, ao lembrar que em cidades vizinhas, com uma população menor, já havia um efetivo maior de carteiros, enquanto em Areia, para a empresa, apenas um era suficiente, já que esse ‘um’, que era ele, sempre deu conta do trabalho.
Apesar de não ter o reconhecimento da empresa, o carteiro disse que encontra no amor da família que construiu nessa jornada, a esposa Magna Dias e as três filhas, Vera, Eliagna e Márcia, a verdadeira motivação para ter se empenhado no trabalho todos esses anos.
“Saber que com meu trabalho proporcionei às minhas três filhas a oportunidade de estudar e adquirirem o diploma de curso superior é uma das minhas maiores recompensas, elas que só me deram e me dão orgulho mostram que o esforço dedicado nesses anos todos de trabalho valeu a pena”, disse emocionado.
Ao lembrar-se da esposa, Magna Dias, que na cidade ficou conhecida como Magna de Mero dos Correios, o carteiro não esconde o amor que ainda é latente, mesmo passados mais de 35 anos de união matrimonial.
“Minha esposa é meu maior reconhecimento, ela me deu filhas maravilhosas, sempre esteve do meu lado, sempre me incentivou, sempre me amou, sempre ouviu meus desabafos, às vezes reclamava por eu me dedicar demais à empresa, enfim, não só uma mulher, mas uma companheira que esteve e está comigo nesses mais de 35 anos”, declarou.
DIAS DIFÍCEIS
Após mais de três décadas sem ter apresentado um único atestado médico, em 2010, Mero dos Correios teve a jornada interrompida ao descobrir que estava com o baço rompido devido a uma queda de moto sofrida dias antes em um acidente de trabalho. A doença só foi detectada graças à exigência de exames periódicos solicitados anualmente pela empresa.
“Quando tenho que fazer entregas em locais distantes, uso a moto dos Correios e certo dia ao realizar um desvio, acabei passando por um monte de terra e caindo na moto. Na ocasião o guidão bateu forte na região da minha barriga, mas achei que era apenas uma pancada normal. Como nunca tinha apresentado um atestado, achei que por aquela pancada também não era necessário, mas quando fiz os exames, graças a Deus o rompimento do baço foi detectado a tempo, o médico disse que ele estava apenas por uma película e se tivesse estourado eu poderia ter morrido devido a uma hemorragia interna”, lembrou.
Por determinação médica, o carteiro teve que se afastar dos trabalhos pela primeira vez. Recebendo auxílio doença através do INSS, Mero dos Correios ficou três meses longe das ruas e essa foi a primeira vez que seu trabalho e esforço recebeu o reconhecimento verbal da gerência local.
“Areia não tinha nenhum outro carteiro e como eu estava impossibilitado à empresa tinha que encontrar um substituto e encontrou, no entanto, quando voltei eles disseram que preferiam a mim com 50% da capacidade, a um novato com 100% de saúde plena”, lembrou Mero, ao destacar que sempre teve consciência de que fez mais pela empresa, do que a empresa fez por ele em todos esses anos de serviço dedicados à estatal.
Além de perder o baço, o tempo de serviço também deixou o carteiro com algumas enfermidades, a exemplo de hipertensão e diabetes. Hoje ele toma remédio controlado para amenizar o impacto das doenças e teme pela possibilidade de perder o Plano de Saúde dos Correios quando se aposentar.
“Espero que o Sindicato consiga a manutenção do plano de saúde também durante a aposentadoria, pois já velhos, precisamos de mais assistência e mais cuidados, principalmente porque perdemos uma boa parte da nossa saúde pelo trabalho na empresa durante todos esses anos”, disse.
HONESTIDADE TESTADA
Nem mesmo a trajetória sem manchas e sem deslizes foi suficiente para isentar o assíduo carteiro da prerrogativa da dúvida. Há cerca de cinco anos Mero dos Correios passou, literalmente, por uma prova de honestidade, quando teve sua conduta testada por uma investigação que tentava descobrir quais funcionários estavam envolvidos em receptação de mercadorias adquiridas de forma ilícita.
“Veio uma pessoa até minha casa fazer uma proposta para que eu ficasse recebendo umas mercadorias com endereços fictícios e me solicitaram que eu repassasse o material em troca de uma quantia em dinheiro. Eu logo vi que aquilo era coisa errada, pois quando não encontramos o endereço temos que fazer a devolução da mercadoria para o endereço do remetente, e foi isso que eu disse, que não queria, que não contassem comigo, pois não iria sujar minha carreira por conta de uma mixaria”, lembrou. Ainda segundo o carteiro, tempos depois foi descoberto que os homens que fizeram a tal proposta estavam tentando descobrir a existência de corrupção na estatal.
O DIA A DIA
O carteiro lembra que uma história de 35 anos no serviço público não tem apenas glórias, mas também altos e baixos. “Arrebente e estafe quantos cavalos necessários, mas entregue a carta com toda a urgência. Se não arrebentar uma dúzia de cavalos, no caminho, nunca mais será correio, tenha consciência do que faz!” Estas foram às palavras do Conselheiro José Bonifácio de Andrada e Silva, que sintetizam muito bem o quão significativa é a profissão.
Mero diz que adora ser carteiro, e que se fosse para reclamar de alguma coisa seria dos próprios receptores, que no descaso do dia-a-dia, entres outras coisas não prendem seus cães, o que faz com que o carteiro tenha que manter distância da residência.
“Já levei muito susto de cachorro e até mordida, mas nada de grave, mas é bom manter a distância sempre”, disse.
Mero ainda destaca que as pessoas deveriam se preocupar mais com as caixas receptoras, que na maioria das vezes não existem, e que sem elas o documento pode ser facilmente extraviado.
“Chegamos às seis da manhã, paramos ao meio-dia e trabalhamos até o final da tarde. Aprendi a gostar do que me foi dado, e o que me foi dado foi à oportunidade de ser carteiro. Gostaria de ter estudado mais, me formado em um curso superior, mas naquela época tudo era mais difícil, então tive que trabalhar para manter minha família. Hoje, graças a esse trabalho, consegui manter a casa e transmitir o valor e a importância dos estudos para as minhas três filhas, hoje todas formadas em curso superior”, destacou.
‘CAUSOS’ ENGRAÇADOS
Falta de reconhecimento à parte, a profissão carteiro rendeu a Mero dos Correios também boas histórias, principalmente devido à exposição ao sol, à chuva e aos animais domésticos que ora atrapalhavam, ora o colocavam para correr. Como o trabalho é exaustivo, Mero conta algumas situações que, se não fossem trágicas, seriam cômicas.
“Areia tem muita ladeira, certa vez eu já havia percorrido todo o percurso e já voltava para o Centro da cidade quando uma pessoa lá no final da ladeira começou a gritar, Meroo…Merooo…Meroo…e eu cansado, um sol de lascar, ainda com um malote cheio de correspondências para entregar nas outras ruas, desci, fui ao encontro da pessoa e lá ela me pergunta: tem correspondência pra mim?. ..(risos) Desci tudo só para dizer que não tinha, se tivesse eu teria entregado”,contou.
Antes de sair para o trabalho, uma das funções do carteiro é separar as correspondências por endereços, fazer a triagem, para poder fazer a entrega. “Era véspera de Natal, eu tinha uma pilha de correspondências pra entregar, a maioria cartões de boas festas. Fiz um bolo de correspondência, separei por ruas e coloquei na mão e comecei a caminhada e a entrega, de repente chega um cidadão bêbado, pega no meu braço e começa a chacoalhar dizendo: Merooo há quanto tempo, você é um caba bom danado. E foi assim que eu fiquei de coro quente, ao ver as cartas todas caindo da minha mão e o trabalho de triagem todo jogado por água abaixo”, lembrou dando risadas da situação que naquele momento o irritou.
Também no Natal, vez por outra o carteiro se vestia de papai Noel dos Correios e uma história com uma criança de quatro anos o marcou, pela inocência da situação.
“Em Areia todos me conhecem, desde os adultos, idosos até criancinhas também. Me vesti de papai Noel e fui fazer a entrega dos presentes em uma casa da periferia, de repente a minha barba de papai Noel caiu. A criança, uma menininha de quatro anos olhou para mim como se tivesse descoberto a identidade secreta do bom velhinho e surpresa disse para a mãe: MAMÃE!!!! PAPAI NOEL É MERO (risos). Ela não achava que Mero era papai Noel e sim que Papai Noel era Mero, foi muito engraçado, todos rimos bastante”, lembrou.
Assim como o município de Areia, a história do carteiro Mero entra para o Patrimônio Cultural da cidade, com destaque para um legado de superação, disciplina, dedicação, responsabilidade e acima de tudo honestidade.
Infelizmente hoje, em pleno século XXI, esse tipo de dedicação é muitas vezes substituído pelo ócio e falta de determinação de jovens que poderiam, em um amanhã, também virarem mais um paraibano que se destaca no meio de tantas pessoas.
Márcia Dias
PB Agora
Foto: Clemilson Irmão/ Márcia Dias

Policiais prendem motorista acusado de atropelar motociclista entre Pilões e Areia

Por volta das 14h30 um grave atropelamento na Rodovia PB 077, próximo ao povoado Olho D’água, entre as cidades de Pilões e Areia. Segundo populares o motorista do veículo GM Chevette invadiu o sentido contrário da rodovia e colidiu com um motociclista, causando-lhe ferimentos graves, sendo o mesmo socorrido pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital de Traumas de João pessoa.
CARRO_ACIDENTE_PILOES-AREIA
Quando as guarnições de transito e do destacamento de Pilões chegaram ao local o condutor do carro havia tomado destino ignorado.
MOTO_ACIDENTE_PILOES-AREIA
Após levantar informações com populares, teve início as diligências e em pouco tempo o acusado foi localizado em sua residência, sendo conduzido a Delegacia de Polícia Civil de Pilões, o mesmo apresentava sinais de embriaguez. Na delegacia o acusado afirmou que havia ingerido bebida alcoólica, o veículo foi apreendido e conduzido ao pátio interno da 2ª CPTran.
Ascom

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

DEPUTADA ISABEL CRISTINA HOMENAGEIA JORNALISTA PELA CONTRIBUIÇÃO À CULTURA

Membro da Comissão Suprapartidária do Centenário de Luiz Gonzaga, da Assembleia Legislativa, a deputada Isabel Cristina (PT), homenageou o jornalista e radialista  Ney Vital, pela contribuição dada à cultura e à música brasileira.

O radialista Carlos Augusto e o artista Iranildo Moura também receberam um kit contendo o livro "Luiz Gonzaga - O matuto que conquistou o mundo", de autoria de Gildson Oliveira; o dvd "Luiz Gonzaga - A Luz dos Sertões"; dois cordéis: "O Nosso Rei do Baião" (Felipe Júnior) e "Luiz Gonzaga: Som, Voz e Poesia" (Cícero Lins de Moura); cartão (com a letra da música "Asa Branca"; folder (contendo excertos de músicas do Rei do Baião e síntese de sua biografia); marca-página, além de um poema (três estrofes) de homenagem da ALEPE ao maior pernambucano do Século 21.

A deputada Isabel Cristina ressaltou que os três são, na sua opinião, os maiores divulgadores da obra de Luiz Gonzaga na região sanfranciscana e por isto são "merecedores dessa deferência, por parte da Comissão Suprapartidária da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

"Orgulho-me dessa homenagem. Afinal denuncio a corrupção da indústria cultural e fonográfica. Nosso trabalho é valorizar  Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, ampliar a consciência dos nossos valores mais brasileiros. Nós valorizamos todos aqueles que fazem um forró verdadeiro com ritmo, melodia e harmonia", finalizou Ney Vital.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

REVOLTADOS COM BOATOS DE FECHAMENTO DE HISTÓRICA ESCOLA EM AREIA,POPULAÇÃO SE INDIGNA E VAI ÀS RUAS PROTESTAR

Estudantes, ex-alunos e funcionários de histórica escola em Areia vão às ruas protestar contra possível fechamento da instituição

A histórica Escola Estadual Carlota Barreira, localizada no município de Areia/PB, brejo paraibano, corre o risco de fechar as portas por suposta determinação da Paróquia da cidade. A informação caiu feito uma bomba entre os moradores, alunos, ex-alunos e funcionários da instituição essa semana, que desde que tomaram conhecimento da possibilidade do fechamento iniciaram uma verdadeira mobilização nas redes sociais com a hastag #ficacarlota.

Extra oficialmente a informação é de que a Diocese de Areia quer de volta o prédio do Carlota para arrendarem ou venderem e ali instalar um hotel. Essa informação, no entanto, não foi confirmada pela Paróquia., tudo porque a Escola Carlota Barreira não pertence à Igreja, no entanto o prédio onde a instituição está instalada sim, mas é alugado ao estado portanto o estado também não pode se apropriar do empreendimento.

O contrato do Estado com a Paróquia acabará no mês de novembro e já foi mostrado o interesse da Diocese de pedir o prédio, a administração estadual, por sua vez, demonstra interesse em renovar o contrato para possibilitar a manutenção da escola no mesmo local.

Atualmente a Diocese da cidade de Areia recebe um aluguel do Estado no valor de R$ 7.000,00 mensalmente pela utilização do prédio, valor este que só foi cobrado a partir da saída de Padre Ruy da Paróquia já que, segundo relatos de moradores, antes o religioso nunca se preocupou com o dinheiro e sim com o serviço prestado à comunidade.

O debate entre os contrários e a favor do fechamento esquenta dia após dia, com postagens e publicações nas redes sociais, além de discussões acaloradas com diferentes pontos de vista. A proporção do movimento se espalhou de tal maneira que está agendado para amanhã, a partir das 15h30, um grande protesto pelas ruas da cidade contra o fechamento da instituição escolar.

Em uma das postagens, Josephus Floren, padre que por vários anos celebrou missas em Areia escreveu:

“ O Carlota nasceu na paróquia. Já nasceu grande e ficou maior. Precisou da ajuda do estado para tudo: salários, manutenção do prédio, água, luz... Pe. Ednaldo consegui um aluguel para paróquia. E aí vai... Hoje um diz: a igreja não precisa mais deste prédio. Outro diz: o estado tem condições de fazer outro colégio.... Tenho certeza que o Carlota não fechará. É impossível pelo serviço que está prestando a geração nova. O resto se resolverá agora ou depois: valor do aluguel, desapropriação, venda, doação. Tantas possibilidades. 
Depende da visão... mas a serviço da educação (A função original não era e não é para sustentar da paróquia ou a diocese era o contrário.) O Carlota com passado bonito vai ter um futuro mais bonito ainda. A bênção para todos que fazem o Carlota”.

O ex-estudante da escola, Renê Dutra, também se manifestou nas redes sociais e mostrou-se decepcionado com a possibilidade de Areia perder uma das escolas mais importantes da cidade.

“Se esta linda Escola (Carlota Barreira) vier fechar as portas não só os alunos, mas também o quadro de docente e funcionários sofrerão, pois os prestadores de serviços serão colocados na rua e os PROFESSORES pro-tempore das outras Escolas serão substituídos pelos concursados, pois os mesmos serão remanejados, lamentável ver alunos e pais de família desempregados. COM CERTEZA.... A ESCOLA MINISTRO JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA junto com os alunos, corpo docente e a direção irão participar nesta sexta-feira (9/08/2013) junto com todos vocês. Podem contar conosco”, postou.

Outro areiense que também fez questão de se colocar contra a possibilidade do fechamento foi o internauta 
Gilberto Felizardo.

“A Escola Estadual Carlota Barreira está ameaçada de fechar as portas devidos aos desejos do Pe. Adauto e do Bispo da Diocese de Guarabira Dom Lucena. É lamentável, são 45 anos de história, servindo a comunidade, servindo ao próximo, de dedicação à Educação pelos mais carentes. Não podemos nos calar diante de uma falta de sensibilidade pelos alunos, professores e funcionários. São quase 1000 alunos que poderão ir para outras escolas!' Vamos nos MOBILIZAR nesta SEXTA-FEIRA às 15h 30h, Areia! Este ato não pode ser concretizado. Onde vão parar estes alunos?”, arrematou.

Em outra postagem ele complementa: "Gilberto Felizardo: A Escola Estadual Carlota Barreira está ameaçada de fechar as portas devidos aos desejos do Pe. Adauto e do Bispo da Diocese de Guarabira Dom Lucena.É lamentável, são 45 anos de história, servindo a comunidade, servindo ao próximo, de dedicação à Educação pelos mais carentes. Não podemos nos calar diante de uma falta de sensibilidade pelos alunos, professores e funcionários. São quase 1000 alunos que poderão ir para outras escolas. Onde está o amor ao próximo que é pregado nas igrejas, onde foram parar as mensagens, discursos e as entrevistas do Papa Francisco? O desapego pelo dinheiro, a humildade, a simplicidade, ...Foram palavras tão reconfortantes, tão animadoras e cheias de amor que o nosso querido Papa nos dirigiu na JMJ. Que pena! Parece que alguns não ouviram, ou não prestaram atenção. É muito triste"

Os debates e manifestações mais acaloradas são registrados na Página do Facebook Problemas e Soluções, que foi criada pela vereadora Ana Paula Gomes (PRB), no início do ano como um canal de interação com a população local.

Os manifestantes estão sendo convocados para se vestirem de preto e tomarem às ruas da cidade na tarde de amanhã aproveitando os resultados positivos advindos das ondas de protestos e mobilizações em todo país.

Márcia Dias

PB Agora