Segundo os profissionais da CAGEPA, a maioria das informações utilizadas pela empresa para elaboração dos projetos de esgotamento sanitário e melhorias no abastecimento da cidade foi obtida em sua maioria através da internet. Para que esse projeto seja enviado a Caixa Econômica Federal será necessária a realização de algumas correções e por esse motivo se faz importante a colaboração dos Secretários municipais repassando as informações necessárias.
Segundo a Psicóloga Kaline Dantas, uma das profissionais que participaram da reunião, as ações sociais e de conscientização da população devem ser desenvolvida simultaneamente com as ações de engenharia. Ainda segundo Kaline uma grande campanha educativa será desenvolvida no município visando conscientizar a população da importância do serviço e visando modificar as praticas dos moradores da região que será atendida com o serviço de esgotamento Sanitário. Para que esse serviço possa ser iniciado, foi solicitado dos auxiliares da gestão municipal, todas as informações necessárias, referentes a cada pasta sobre as características do município para que se tenha total conhecimento da realidade vivenciada na área onde serão realizados os serviços.
Sobre a área onde será realizado o serviço de esgotamento sanitário, um mapa foi apresentado aos senhores secretários, que identificaram cada área. Para o projeto de abastecimento d’água as informações solicitadas aos Secretários foram informações gerais referentes ao município, já para os serviços de esgotamento sanitário as informações a serem repassadas se limitam apenas as áreas em que serão realizados os serviços de saneamento básico.
O secretario Lourival Maria indagou se existe a previsão de se realizar ações de engenharia também na área onde já foi realizado serviços de esgotamento sanitário. A Secretaria de Saúde Dona Carmita relatou aos presentes os problemas ocasionados pelo serviço de esgotamento sanitário realizado e não concluído em sua primeira etapa no município, que ocasionou segundo a secretária um aumento no numero do caso de Dengue nas áreas onde ocorreram as intervenções. Outro problema relatado pelos secretários aos profissionais da CAGEPA, diz respeito a manutenção dos serviços de esgotamento sanitário, pois a CAGEPA não tem o funcionários capacitados e em numero suficiente para atender a demanda. A Secretária de Educação Rosely Ribeiro, relatou aos presentes, que as atividades de educação ambiental realizadas no município, são desenvolvidas em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Segundo o Secretario Lourival Maria, o sistema de abastecimento d’água de Areia foi construído para atender 1800 ligações e hoje atende a cerca de 4000 mil ligações, a cidade se expandiu e o sistema é o mesmo. O secretario ainda relatou aos presentes a reunião, que esta sendo executado no município o serviço de Revitalização do Balneário “O Quebra”, uma questão a ser observada também durante a realização do esgotamento Sanitário e melhoria no abastecimento d’água.
Os profissionais da CAGEPA informaram que os mesmo só irão coordenar a execução dos trabalhos realizados nessa grande campanha educativa que será desenvolvida e caberá as diversas secretarias do município realizar o serviço, dando oportunidade preferencialmente a pessoas do município, tudo isso como intuito de conscientizar a população da importância dos serviços que estão sendo prestados.
Nelson Almeida
Diretor de Imprensa PMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário