sábado, 8 de outubro de 2011

PEVA REALIZA SERVIÇO DE SOROLOGIA ANIMAL VISANDO CONTROLE DA LEISHMANIOSE

Os profissionais do PEVA (Programa de Estruturação e Vigilância Ambiental), mais conhecidos como “Turma da Dengue”, estão realizando serviço de sorologia animal, visando o controle, melhoria e combate de agravos leishmaniose tegumentar e visceral.

O serviço consiste na Pesquisa Entomológica, Inquérito Canino, Sorologia de aproximadamente 100 animais (cães), com coleta de sangue desses animais, sendo realizadas nas localidades selecionadas, com material sendo enviada a Campina Grande para posterior realização de exames específicos.

As localidades atendidas com o serviço serão: Angelim Sitio, Boa Vista, Deserto Engenho, Boa Vista Engenho, Mazagão d’água Engenho, Mazagão Engenho e Macaíba Engenho.

Posteriormente nessas mesmas localidades serão realizados serviços de captura do mosquito “Palha” ou “Cangalhinha”. O animal (cão), é apenas o hospedeiro, a doença Leishmaniose visceral e tegumentar são transmitidas pelo mosquito e que dá preferência a locais úmidos, com a existência de bananeiras. Nas residências os mosquitos dão preferência a cocheiras, galinheiros, chiqueiros e locais onde existam animais de sangue quente assim como o homem.

Nelson Almeida

Diretor de Imprensa PMA


Nenhum comentário:

Postar um comentário