A prefeitura municipal de Areia através da secretaria de Educação e em parceria com a AMAR (Associação dos Amigos de Areia), o Ponto de Cultura Viva o Museu, a UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e o Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais da UFPB (GPEAV), com o patrocínio do BNB (Banco do Nordeste do Brasil), do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Social) e do Governo Federal, realizaram na ultima quinta feira 4 o Seminário: a arte contemporânea paraibana: possibilidades educacionais em Artes Visuais.
O evento aconteceu no Espaço das Artes Horacio de Almeida no centro da cidade e também no Solar José Rufino sede da Secretaria de Turismo e Eventos do município e também do Ponto de Cultura Viva o Museu e contou com a participação de professores da rede Estadual, particular e municipal de ensino e também com alguns alunos e colaboradores do Ponto de Cultura.
No período da manha, foi realizado o credenciamento dos participantes e a abertura do evento. Logo em seguida foi realizada a Palestra: Compreender a arte contemporânea paraibana, com o professor Erinaldo Alves do Nascimento, da Universidade Federal da Paraíba, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, do Departamento de Artes Visuais, Laboratório de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais e do Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais.
O período da tarde foi destinado à realização das oficinas tanto no Solar José Rufino como no Espaço das Artes Horacio de Almeida. A oficina 1 trabalhou o tema: explorando a arte de José Rufino na sala de aula, a facilitadora foi a Professora Mary Taciana e teve como publico alvo o ensino médio, Eja e ensino noturno. A oficina 2 trabalhou o tema: explorando a arte de Alice Vinagre na Sala de aula, o facilitador foi o Professor Roberto Câmara e o publico alvo foi o ensino fundamental I . A oficina 3 trabalhou o tema: explorando a arte de Antonio Dias na sala de aula a facilitadora foi a Professora Rosicely Fausto, oficina voltada para o ensino fundamental II . Finalizando, a oficina 4 trabalhou o tema: explorando a arte de Marcelo Coutinho na sala de aula, a facilitadora foi a também Professora Idália Lins, atendendo ao ensino fundamental II e o médio.
Segundo os professores o evento serviu para os mesmos aprimorarem o seu conhecimento, melhorando as suas praticas em sala de aula, eles ainda acrescentaram que evento representou um “banho de conhecimento” modificando a forma de cada um deles observar a arte contemporânea e parabenizaram a administração do Prefeito Elsinho e seus parceiros por trazerem para a cidade essa capacitação. Outro destaque para os professores que participaram do evento, foi terem a oportunidade de trabalhar com obras de um artista da terra como foi o caso de José Rufino.
Esse projeto coordenado pelo Professor Erinaldo Alves do Nascimento, faz parte dos trabalhos do Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais e será realizado nas maiores cidades de cada região do Estado e teve seu inicio na cidade de Areia, Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil, berço de um dos artistas trabalhado e no próximo dia 5 também será realizado em Bananeiras.
Nelson Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário