A Serrana Cidade de Areia, Paraíba foi tombada como Patrimônio Histórico do Nacional, pelo seu conjunto Paisagístico, Urbano e Cultural desde 2005. Alagoa Grande é o berço do Rei do Ritmo Jackson do Pandeiro. Já a cidade de Bananeiras possui o titulo de “ Melhor São João Pé de Serra”. O romantismo das Serestas de Serraria. O canto dos aboios dos vaqueiros de Pilões e Alagoa Nova. Cidades brejeiras. Cidades irmãs. Cidades vizinhas.
“A Vila Real do Brejo de Areia, Sertão do Bruxaxa- Terra onde cantam as cigarras”, Areia se notabilizou pelo legado cultural e político que rendeu a Paraíba. Aqui foi criado o primeiro curso de nível superior do Estado: Escola de Agronomia do Nordeste; Areia foi palco do primeiro festival de Artes do Estado desde 1976. Aqui nasceu Pedro Américo, o maior Pintor Histórico do Brasil e José Américo de Almeida, criador do Romance Regional brasileiro com o Livro A Bagaceira.
Areia possui uma das Filarmônicas mais antigas do Nordeste em atividade ininterrupta desde 1847. O Hino do Estado da Paraíba é de autoria de dois areienses: Abdon Milanês e Francisco de Aurélio de Figueredo e Melo. Hoje Areia conta com dois grupos de Teatro, grupos de Capoeira, Bandas Marciais, Artistas Plasticos, grupos folclóricos, dentre eles o Moenda, com experiência internacional, com mais de 30 anos. E músicos, escritores, artesãos. A cidade possui cursos superiores de Agronomia, Zootecnia , Biologia, Pedagogia, Letras, Medicina Veterinária, Administração e Ciências Contábeis e varias Escolas de nível fundamental e médio urbanas e rurais.
Portanto a cidade de Areia a partir desse dia 19 de julho tem o prazer de convidar toda a Paraíba e o todo o Brasil para participar da Rota Cultural “Caminhos do Frio”. A Arte, a Cultura, o Teatro e a Dança, têm encontro marcado nessa terra brejeira de povo acolhedor, considerada Patrimônio do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário