Alunos de escola de Campina Grande e João Pessoa descobrem a cidade de Areia
Os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental do colégio Motiva de João Pessoa e Campina Grande visitam anualmente a histórica cidade de Areia, no brejo paraibano e recebem uma aula sobre a história e a cultura da primeira cidade da Paraíba reconhecida como Patrimônio Histórico Nacional.Os turistas do conhecimento visitam Parque Estadual Mata do Pau Ferro e suas trilhas, o Museu da Rapadura. Seguindo viagem e saboreando um almoço típico da culinária nordestina, os aventureiros têm uma aula de campo, em um passeio pelos engenhos da região, aprendendo o Ciclo da Cana de Açucar e comprendem o processo de fabricação e produção artesanal dos derivados da agricultura canavieira.Outro ponto que marca a viagem dos estudantes é a visita a Casa Muséu Pedro Américo. "Ali, os estudantes têm acesso à casa onde nasceu o Pintor Pedro Américo, reconhecido mundiamente e autor da famosa tela o Grito do Ipiranga, além de poderem ver os pertences pessoais do pintor e réplicas de suas obras imortais. Os alunos visitam ainda os casarões históricos, como o Casarão José Rufino, prédio centenário que ainda possui uma cenzala, outros museus da cidade e o teatro Minerva - Primeiro teatro da Paraíba. Fazem o diário de bordo e voltaram para casa com muitas fotos, bagagem cultural ampliada e saudade.Segundo Karamuh Martins, Diretor do Colégio Motiva Ambiental de João Pessoa, O Projeto Tureco é uma excursão pedagógica feita por alunos, professores e coordenadores para uma determinada região do Nordeste. O "Tour do conhecimento" leva o estudante a conhecer não apenas a outras regiões, mas descobrir maneiras de viver e se relacionar.A importância do projeto está na capacidade de integrar conhecimentos de diversas áreas, o que facilita a formação integral do aluno. Esta viagem possibilita a observação das condições físicas e humanas do local visitado, ajuda a identificar o modo de interação homem x natureza e suas relações sócio-econômicas e ainda conscientiza o estudante para as conseqüências das alterações ambientais.Acompanhados por professores de áreas diferentes, os estudantes pesquisam, fotografam e fazer relatórios sobre as riquezas históricas e geográficas das regiões visitadas. Esta metodologia desenvolve a consciência crítica dos estudantes através da observação, análise e intervenção na situação.Quando voltam para escola, os alunos realizam exposições fotográficas do Tureco para aqueles que não foram à região e importância do projeto turístico para o processo de aprendizagem e preservação dos lugares visitados.
Fonte areia.pb.gov.br
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