Estudo feito pelo órgão aponta importância de parcerias na cidade.
'Informação ao turista é mais forte que outros destinos', diz a
consultora
Turistas têm a oportunidade de fazer suas próprias bonecas de barro em
Areia (Foto: Arquivo Sebrae/Valdívia Costa)
O trabalho em rede dos empreendimentos de turismo de Areia, no brejo da
Paraíba, é destaque no cenário nacional de turismo de experiência, de acordo
com estudo feito pelo Sebrae Nacional. “A informação ao turista [sobre a
história e outros atrativos da região] e o trabalho em rede na promoção é mais
forte que outros destinos estudados”, diz a consultora do órgão, Marcela Saad.
Segundo ela, essas características são apontadas como o diferencial que destaca
a cidade fora do circuito ‘sol e praia’.
Marcela está em Areia nesta sexta-feira (30) para apresentar o
resultado do ‘Estudo Nacional de Turismo de Experiência e sua Oferta’, que
analisou cinco cidades brasileiras com perfil de turismo de experiência para
avaliar o contexto atual do setor no Brasil. Esse estudo identificou que 56%
dos empresários da cidade têm “parceiros locais, estabelecem parceria para a
promoção e divulgação e inserem o artesanato e grupos culturais, produtos
singulares para ofertar experiências diferenciadas”. “É difícil você entrar em
um lugar na cidade e não receber informações sobre outros atrativos”,
exemplifica a consultora.
Estudo indica que Areia
se destaca pelo trabalho
em rede (Foto: Kaylle Vieira / Sebrae-PB)
O estudo demonstra que o nível de escolaridade dos empresários na
cidade é alto, sendo que 63% têm pelo menos nível superior, mas ainda há
desconhecimento formal dos conceitos de turismo de experiência. Para Marcela, o
que equilibra essa equação é a intuição.
“Quem acompanha de perto seu negócio tem a visão de que a demanda está
mudando. Os turistas querem experimentar a cultura local, querem fazer
artesanato, querem conhecer a história da região. O que Areia está fazendo é
atender intuitivamente a esta demanda”, explica.
Além disso, ela destaca o espírito inovador dos empresários tendo como
base os números relacionados a Resultado dos Negócios no estudo: 56% dos entrevistados
está muito satisfeito com o seu negócio, mas 100% acha que precisa melhorar
continuamente.
Marcela explica que o turismo de experiência não é monótono, é muito
dinâmico e está sempre mudando. “O consumidor está sempre em busca de novidade
e o ciclo de inovação não se encerra em apenas uma inovação. Se eu nunca acho
que meu empreendimento está ok, estou sempre em busca de inovar”, diz.
No nordeste, apenas a cidade de Areia foi avaliada pelo estudo do
Sebrae Nacioanl, mas a equipe também analisou Bonito (MS), Belém (PA), Ponta
Grossa (PR) e Barra do Piraí (RJ). Os resultados estão sendo apresentados a
empresários e gestores da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário