terça-feira, 24 de dezembro de 2013

ARNALDO CULPA GOVERNISTAS POR NÃO VOTAÇÃO DO PERDÃO DE MULTAS

O deputado estadual Arnaldo Monteiro (PSC) rebateu nesta segunda-feira (23) as informações disseminadas pelo Governo do Estado de que a Assembleia Legislativa da Paraíba teria se recusado a votar o projeto de lei que autoriza a remissão de débitos de multas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos automotores (IPVA). “A bancada de situação esvaziou o plenário e ficamos sem quórum para votar essa matéria, que julgamos de extrema importância para o povo paraibano”, disse.

O projeto em questão dá o perdão de multas e taxas do Detran aos proprietários de motos com potência até 150 cilindradas, que tenham sido apreendidas por órgãos estaduais. para liberar esses veículo, o proprietário pagaria apenas o emplacamento de 2014.

O deputado Arnaldo Monteiro presidia a sessão do dia 18 (quarta-feira) e foi iniciada uma discussão em torno de outro projeto de lei, o 1.797, que dispõe sobre a criação da taxa de registro de contratos de financiamento com cláusula de alienação fiduciária, de arrendamento mercantil, de compra e venda com reserva de domínio ou de penhor de veículos automotores no âmbito do Estado da Paraíba. “Não podíamos votar a matéria, uma vez, que a deputada Olenka Maranhão (PMDB) pediu vista neste projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e não podemos atropelar os trâmites legais”, explicou.

De acordo com Arnaldo Monteiro, o líder da situação, deputado Hervázio Bezerra (PSB), tentou atropelar o Regimento da Casa, e que isso não podia permitir na presidência da sessão. “Temos que zelar pelo regimento ao presidir a sessão. Até entendo o desespero de Hervázio para dar uma satisfação ao Governo, mas não podemos abrir mão da legalidade”, disse, acrescentando que a Casa não se furta de votar qualquer matéria, desde que ela tenha tramitado de forma correta.

“O chefe do Executivo e seus subordinados devem se informar melhor e os integrantes da sua bancada na Assembléia devem ter coragem de contar a verdade. Em nenhum momento nos recusamos a votar a isenção do IPVA, pois sabemos que ela é de extrema importância para aqueles que mais precisam e dependem das suas motos para se deslocar. O projeto não foi votado porque não tinha quórum, a bancada de situação se retirou do plenário”, destacou, lamentando a atitude dos governistas de abandonarem o plenário e de não votarem um projeto de tamanha importância.



OPERAÇÃO RISCO ZERO REFORÇA SEGURANÇA NAS CIDADES DO BREJO

As polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros e a Vigilância Ambiental realizaram a Operação Risco Zero, nesse fim de semana, nas cidades de Areia, Remígio e Esperança, no Brejo paraibano. O objetivo da ação conjunta foi abordar suspeitos e fiscalizar possíveis irregularidades em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas. Pelo menos sete bares foram autuados e interditados durante a operação.

O comboio de viaturas saiu da sede do 10º Batalhão da Polícia Militar, em Campina Grande, para a cidade de Esperança, onde três estabelecimentos tiveram que fechar as portas. “O Corpo de Bombeiros e a Vigilância Ambiental constataram vários pontos de riscos à segurança das pessoas nesses locais. Assim, tivemos que cumprir o que manda a Lei”, disse o comandante do 10º BPM, major Sérgio Fonseca.


Em seguida, a operação foi para a cidade de Remígio, que também teve bares interditados devido à falta de segurança. Em um deles, havia uma espécie de tenda sustentando a fiação elétrica do estabelecimento. 

Diante da possibilidade de incêndio, mais uma vez, os Bombeiros informaram ao proprietário que o local deveria ser esvaziado, até que a irregularidade fosse resolvida.

Na cidade de Areia, o perigo estava no palco instalado no Centro da cidade, onde ocorria um evento de rua. De acordo com as inspeções feitas pelos órgãos, a estrutura apresentava riscos de descarga elétrica. O show teve que ser cancelado.

O major Sérgio Fonseca destacou os objetivos da operação. “Estamos aqui para garantir a segurança de todos”, esclareceu o comandante. Em todos os pontos visitados foram feitas abordagens e revistas a suspeitos, mas nenhuma arma foi encontrada. A Operação Risco Zero terá continuidade nos próximos dias e poderá agregar outros órgãos, como Vigilância Sanitária e Sudema.


GOVERNO FEDERAL DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM 25 MUNICÍPIOS DA PB

Governo da Paraíba já mantém decreto em 170 municípios.
Outros seis estados também serão beneficiados.

O Governo Federal, em publicação no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (20), reconheceu a situação de emergência em 25 municípios da Paraíba. Segundo a decisão da Secretaria Nacional da Defesa Civil, as cidades listadas serão providas de recursos da União em decorrência da estiagem prolongada. Outros seis estados também serão beneficiados.

Com a manutenção da seca que vem afetando o Nordeste, o governo da Paraíba voltou a prorrogar, em 30 de outubro, a situação de emergência em 170 cidades da região do semiárido do estado. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado e a prorrogação é válida por mais seis meses.

Com a publicação da Portaria 147, a União reconhece as situações de emergência nos municípios de Alagoa Grande, Araçagi, Areia, Belém, Caldas Brandão, Capim, Cuité de Mamanguape, Duas Estradas, Guarabira, Gurinhém, Lagoa de Dentro, Mamanguape, Matinhas, Mulungu, Pilar, Pilões, Pirpirituba, Pedro Régis, Rio Tinto, São José dos Ramos, Sâo Miguel de Taipu, Serra da Raiz, Serra Redonda, Sertãozinho e Sobrado.

A portaria entrou em vigor já desde a data da publicação, assinada pelo general Adriano Pereira Júnior, secretário da Defesa Civil. Também foram beneficiados municípios nos estados do Piauí, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Do G1 PB

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

UFPB ENTRA EM RECESSO DIA 17 EM AREIA,BANANEIRAS,JP E AULAS SÓ RECOMEÇAM DIA 3 DE FEVEREIRO

As festas de fim de ano e o recesso letivo na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) modificarão as atividades acadêmicas da instituição. Pelo calendário, as aulas do ano letivo do segundo período de 2013 dos campi de João Pessoa, Areia e Bananeiras serão suspensas na terça-feira (17) e só recomeçam no dia 3 de fevereiro de 2014.
De acordo com o Calendário, elaborado pela Coordenação de Escolaridade (Codesc) e aprovado pelo Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe), os estudantes e professores ficarão de recesso no período de 17 a 31 de dezembro com 16 dias de férias do período complementar do exercício de 2013. Já no período de 2 a 31 de janeiro serão acrescidas mais 30 dias das férias relativas ao período de 2014.
O retorno às aulas para os Campi de João Pessoa, Areia e Bananeiras será no dia 3 de fevereiro. A previsão é que as aulas do segundo período de 2013 sejam encerradas no dia 22 de março. Os exames finais serão realizados de 24 a 29 de março.
No período de 1º a 6 de abril, estão programadas  a colação de grau coletiva para os concluintes do segundo período de 2013.
A Codesc determinou o período de 10 a 15 de fevereiro para a realização do Processo Seletivo de Transferência Escolar Voluntária (PSTV) relativa ao primeiro período de 2014. Já para o ingresso de graduados ficou estabelecido no calendário que vai de 17 a 21 de fevereiro. Ainda de acordo com o calendário, o período de 24 a 28 de fevereiro ficou reservado às inscrições para ingresso de graduados e reopção de cursos e de turno para o período de 2014.1.
Campus IV
Por outro lado, a Coordenação de Escolaridade da Pró-Reitoria de Graduação esclarece que no Campus do Litoral Norte (Mamanguape e Rio Tinto) o semestre  está diferenciado dos demais. Naquele centro as aulas do 1º período de 2013 serão suspensas nesta sexta-feira (13) e só retornarão no dia 3 de fevereiro. Os exames finais ocorrerão no período de 28 de abril a 2 de maio. As aulas do segundo período de 2013 começam no dia 12 de maio.
O registro de notas finais do primeiro período de 2013 acontecerá de 24 de abril a 3 de maio. No dia 25 de abril ocorrerá a matrícula automática dos feras pela Coordenação de Escolaridade (Codesc). Durante o período de 5 a 9 de abril vai acontecer a matrícula on-line dos veteranos relativas ao segundo período de 2013.
Outras informações e esclarecimentos pelo endereço eletrônico www.ufpb.br/prg da Pró-Reitoria de Graduação; ou pelo telefone (83) 3216-7257.
Publicado na quarta – feira, 11 de dezzembrro de 2013
Assessoria
diariodobrejo.com



domingo, 8 de dezembro de 2013

Ricardo entrega benefícios para 300 famílias quilombolas

Quase 300 famílias que fazem parte de comunidades quilombolas na cidade de Areia, no Brejo Paraibano, foram beneficiadas com a ampliação e reforma de uma unidade de beneficiamento de alimentos e com outra unidade para a criação de aves, entregues pelo governador Ricardo Coutinho e pelo vice-governador Rômulo Gouveia, na tarde deste sábado (7). Os investimentos, oriundos do Projeto Cooperar, representam um montante de aproximadamente R$ 300 mil.

Durante o evento, o governador Ricardo Coutinho lembrou que fez parte dos movimentos sociais, e que as lutas dos povos quilombolas fazem parte do planejamento do Governo do Estado para redução da desigualdade. “Somos um Estado que ainda tem profundas desigualdades sociais, onde as políticas sempre foram eleitorais e não públicas, principalmente para os quilombolas, e por isso queremos quebrar estes grilhões, libertar este povo que nunca teve participação política e precisa ser incluído no desenvolvimento social e econômico da Paraíba”, disse.

A secretária de Desenvolvimento Humano, Cida Ramos, destacou a importância da unidade de beneficiamento, especialmente para as mulheres da comunidade. “Esta é uma ação de inclusão produtiva, onde, além da reforma, estamos oferecendo cursos de qualificação para utilizar melhor as frutas e o resto da produção, gerando produtos de qualidade, de fácil comercialização”, explicou. Ela lembrou ainda que o Governo do Estado promove outras ações nas comunidades quilombolas, como o Programa Cidadão, emitindo documentos de identidade e de registro civil, e a doação de máquinas de costura para trabalhadores destas comunidades, criando uma ação comunitária produtiva.

Para o presidente da cooperativa dos quilombolas, Geraldo Gomes, o investimento na produção de aves, que produzirá até 300 quilos de carne por mês, trará desenvolvimento para as famílias que participam da atividade. Já uma das agricultoras cooperadas que trabalha no beneficiamento de frutas, Ivonete Faustino, conta que o recurso dá asas a voos maiores para a comunidade quilombola.

“A meta é colocar nossa produção à venda no comércio local, coisa que não conseguiríamos sem este investimento. Nós vivíamos em casa, sem ter o que fazer, e agora temos uma atividade lucrativa. Queríamos produzir, mas não tínhamos como, até este recurso ser liberado”, contou Ivonete. Um grupo de 13 mulheres e dois homens produzem doces, geleias, sucos, licores e bolos, além de farinha, que são vendidos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

O coordenador estadual do Cooperar-PB, Roberto Vital, disse que a pretensão de crescimento é justificada, já que a comunidade é recente e ainda está em processo de adequação. “É natural que nesta fase do processo de manejo cheguem as estruturas, os equipamentos e os investimentos necessários para o resgate da dívida social que temos com os povos quilombolas”, comentou.

A Associação da Comunidade Negra do Bonfim recebeu recursos na ordem de R$ 126.748,15 para o apoio à avicultura, beneficiando 18 famílias. Já as comunidades de Impueirinha e Grutão terão 74 famílias beneficiadas com uma unidade de beneficiamento de farinha com um investimento total de R$ 88.315,00. As 200 famílias das comunidades de Chã de Jardim, Emanuel Joaquim, Gruta de Cobra, Macacos, Mazagão, Santana, Tabuleiro de Muquém e Tanque Comprido, que fazem parte da Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Comunidade da Chã Jardim, terão uma unidade de produção de polpa de frutas no valor de R$ 62.612,16.

As próximas comunidades quilombolas que serão beneficiadas com os recursos devem ser as de Matão, Matias e Fonseca, com a instalação de galinheiros rústicos para produção administrada pelas mulheres da comunidade. A obra deve ser concluída até o ano que vem.

Já as 11 comunidades indígenas de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto receberam incentivos para a produção básica de criação de aves e horticultura. Os moradores foram capacitados com cursos de manejo de práticas agroecológicas e com a construção de galpões. O projeto tem conclusão prevista para 2014.

 

Família reage e mata ladrão em tentativa de assalto; duas vítimas ficam feridas

Vítimas foram levadas para o Hospital de Trauma de Campina Grande


Uma família reagiu a uma tentativa de assalto no fim da manhã desse sábado (7) na Zona Rural do município de Areia, distante 130 quilômetros da Capital e localizada na região do Brejo. O saldo, segundo a Polícia Militar de Areia, foi o assaltante morto e duas vitimas feridas.

De acordo com informações da Polícia, um homem teria invadido uma propriedade rural numa tentativa de assalto e acabou sendo morto por um dos componentes da família que teria entrado em luta corporal, conseguido tomar a arma e atirado no bandido.

A reação teria acontecido no momento em que o assaltante teria atirado contra as vítimas e atingido a esposa e um trabalhador do dono da propriedade. Os feridos foram levados para o Hospital da cidade e em seguida para o Hospital de Trauma de Campina Grande.

Ao ver familiares feridos, um dos membros da família teria reagido e lutado com o assaltante, tomando a arma e o atingindo com um tiro na cabeça. O bandido morreu no local.

A Polícia informou que no momento da tentativa de assalto havia sete pessoas na propriedade. O bandido teria entrado armado e rendido quem encontrava pela frente.
A Polícia foi chamada ao local para registrar a ocorrência. O corpo foi levado para a Núcleo de Medicina Legal, em Campina Grande.

portalcorreio.com

 

domingo, 1 de dezembro de 2013

Câmara de Areia faz homenagem a cinco ‘anônimos’ que são exemplos de cidadania

Eles fizeram a diferença: Câmara Areia faz homenagem a cinco ‘anônimos’ eleitos como exemplos de cidadania

O que tem em comum um carteiro, um comerciante, uma gari, um aluno da APAE e uma voluntária em um abrigo de idosos? A resposta é: ELES FIZERAM A DIFERENÇA!
Através de uma iniciativa da Câmara Municipal de Areia, no brejo paraibano, esses cinco cidadãos areienses, tidos como anônimos, foram homenageados pelo legislativo municipal por carregarem na bagagem histórias de vida que viraram exemplos de cidadania.
A ideia partiu da presidente da Câmara, Ana Paula Gomes (PRB) e foi aprovada pelos demais vereadores da Casa. Ela lançou uma enquete na fan Page Problemas e Soluções, criada na rede social facebook, para saber dos internautas: “Quais areiense merecem destaque? A partir daí, cinco cidadãos foram escolhidos com o voto da população.
O carteiro Mero fez a diferença por trabalhar na cidade, há 35 anos, sem nunca ter faltado a nenhum expediente. É bastante elogiado e querido na cidade inteira e por isso está no ‘hall dos homenageados’ da Câmara Municipal.

Com uma trajetória extensa, o comerciante Vavá Chianca também foi um dos eleitos pela população como exemplo de cidadania. Casado há mais de 60 anos, o bom velhinho está sempre disposto a ajudar quem quer seja, conhecido por ter um bom coração.
Sempre irradiante, a gari Eliane leva alegria por onde passa. Apesar de estar em uma profissão pouco valorizada e muitas vezes discriminada, Eliane nunca se mostrou infeliz pela atividade que exerce, pelo contrário. Faz o que gosta e gosta do que faz. É um exemplo de mulher guerreira e que faz a diferença, principalmente nos dias de hoje!.
Aluno da Apae, Jefferson é destaque na superação. Sempre encantador e interessado em todas as atividades a que é submetido, o jovem é um exemplo de força e garra que muitas vezes faltam a quem nasceu com a saúde plena e não sabe valorizar o presente da vida.
Por ultimo, mas não menos importante, tem a história viva de Areia – Dona Vitorinha. A velhinha, que conta a história que já é uma centenária, se destaca por ter cuidado, por muitos anos, de outros idosos que moravam em um dos abrigos da cidade. Ela sempre foi prestativa, esforçada, batalhadora e mostrou que a velhice do corpo pode ser superada pela juventude da alma.
Os cinco escolhidos são destaque em um grande banner disposto na página inicial do site da Câmara Municipal de Areia. Mas a homenagem não pára por aí. No próximo dia 15 de dezembro, o quinteto que fez e faz a diferença ganhará um outdoor, que será exposto em um local ainda não revelado e ainda serão condecorados durante uma sessão especial na Casa de Manoel da Silva.
“Perguntamos quais os cidadãos que poderiam representar a cidade para que a Câmara pudesse homenagear toda a população, desejando um feliz natal e um prospero ano novo e esses cinco cidadãos ilustres da nossa cidade foram os mais lembrados e com certeza, por suas trajetórias, essa homenagem se torna até pequena pelo tamanho dos exemplos de cidadania que eles representam”, disse a presidente da Câmara.
Os notáveis nascem diferentes, mas só os grandes fazem a diferença

Márcia Dias

PB Agora